Guias de Turismo, todo meu respeito

Continua depois da publicidade

 

Geralmente essas pessoas integram a gênese de sua terra, estudaram a fundo suas raízes e possuem uma visão histórica

por Paulo Atzingen*

Como são importantes os profissionais guias de Turismo nessa grande balaio produtivo e econômico. São uma espécie de cartão de visita, vitrine em que o destino é refletido. Eles são importantes para os turistas, visitantes, mas também para nós, jornalistas.

Veja também as mais lidas do DT

Em minhas duas últimas viagens tive o privilégio em ser “guiado” pelos excelentes profissionais Liliane Vargas Buendia (em Cusco) e Roberto Rinco (na Ilha de Páscoa).

Geralmente essas pessoas integram a gênese de sua terra, estudaram a fundo suas raízes e possuem uma visão histórica que auxiliam, ou melhor , são uma mão na roda para nosso trabalho.

Datas, termos locais, distâncias, tempo e espaço se entrelaçam em narrativas, descrições, análises, sínteses, vindas de uma fonte quase pura… o resto é a notícia, é o ouvir contar, a interpretação nossa modernosa que vai perdendo sua claridade original. Fica apenas a tentativa de enquadrar aquele ensinamento em uma frase, em uma foto…

Em uma época de tantos achismos, supercialidadres, egocentrismo e individualidade, abrirmo-nos para um novo aprendizado é sempre  edificante. Aos Guias de Turismo, o meu respeito e admiração.

 Liliane Vargas Buendia, guia de turismo em Cusco (Foto: Paulo Atzingen)
Liliane Vargas Buendia, guia de turismo em Cusco (Foto: Paulo Atzingen)

Outro dado verificado nesta viagem é a autoestima desses profissionais. Por piores que sejam as condições geográficas, políticas e econômicas de onde trabalham, a postura profissional dessa gente singela extrapola qualquer camisa de força. Permanecem alegres, confiantes e demonstram amor no que fazem. Valeu.

Publicidade
  1. Salvador precisa urgente de investimento para recuperação do patrimônio histórico e revitalização dos pontos turísticos Centro de convenções e toda malha rodoviária e ferroviária e cursos de aprimoramento para os profissionais de turismo na Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade