Maior parte dos meios de hospedagens estão irregulares no Cadastur, segundo MTur

Continua depois da publicidade

São mais de 70% dos empreendimentos que se encontram em estado irregular no Cadastur;
a baixa adesão registrada provoca o começo de fiscalização e incentivos

REDAÇÃO com agências –

Com mais de 31.3 mil estabelecimentos de hospedagem, o Ministério do Turismo do Brasil constatou que apenas 8.154 meios de hospedagem estão no Cadastur, equivalendo a 26% de estabelecimentos em funcionamento, ou seja, com muitos empreendimentos atuando ilegalmente.

O Cadastur é obrigatório não só para os meios de hospedagem, mas também para agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, guias de turismo, acampamentos turísticos e parques temáticos.

Ampliação de fronteiras

O MTur vai iniciar uma campanha de sensibilização para reduzir a informalidade. Nesta quinta-feira (21), em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, os fiscais do orgão realizaram um mutirão de fiscalização nos hotéis da capital federal.

Veja também as mais lidas do DT

A iniciativa continua nesta sexta-feira (22) e tem como objetivo sensibilizar o setor quanto à importância do cadastro obrigatório no MTur, estimulando a formalização dos prestadores de serviços turísticos dos destinos.

Outros estados irão receber mutirões.

Até o final do ano, o Cadastur vai se tornar um sistema totalmente digital, com sistemas integrados para facilitar o cadastramento.

Fiscalização

Inicialmente, ela acontecerá de forma educativa, para alertar aos empresários a importância do Cadastro para o seu estabelecimento. No entanto, os servidores terão autoridade para autuar e multar, caso seja necessário, quem estiver irregular.

As multas podem variar de R$1.186 até R$ 854 mil.

Situação

O sistema conta com 61,2 mil cadastros regulares de pessoas físicas ou jurídicas. O cadastro é simples e totalmente gratuito. Baixe os formulários, preenche as informações necessárias e envie os documentos ao Órgão Delegado de Turismo.

Para verificar se o estabelecimento está cadastrado é preciso apenas acessar a página do Cadastur e realizar a busca por Unidade da Federação, Nome Fantasia ou CNPJ.

(Lucas Kina)
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade