Intercâmbio Cultural: veja dez motivos para começar a se planejar

Continua depois da publicidade

Rede de intercâmbios elenca dez razões pelas quais qualquer pessoa deveria investir em um intercâmbio cultural

(Edição do DIÁRIO com agências)

Fluência em um novo idioma, habilidades de relacionamento com outras pessoas, experiência internacional e a vontade de conhecer novas culturas. Estes são alguns dos resultados apontados pela Experimento Intercâmbio Cultural como impactos de um intercâmbio.

Para esclarecer os efeitos de uma viagem como essa, a empresa elencou as dez razões para investir em um intercâmbio:

Veja também as mais lidas do DT

1 – Entrar em contato com uma nova cultura

Entrar em contato com uma cultura desconhecida pode ser desafiador, mas os resultados são valiosos. Eles envolvem aprimoramento da capacidade de se relacionar com outras pessoas e de se adaptar a diferentes cenários e costumes. Adquirir habilidades como essas é um passo definitivo e tem impactos profundos na vida dos participantes.

2 – Escolher entre uma grande variedade de modalidades que se adaptam ao seu perfil

Intercâmbio cultural não é sinônimo de participar de aulas de um idioma no exterior. É possível aproveitar a estadia em outro país para aprimorar uma área, seja um hobby ou uma competência profissional. As modalidades podem se adequar a diferentes perfis e faixas etárias. Também incluem cursos profissionalizantes, universitários, programas de férias, ensino médio no exterior, entre outros.

3 – Conhecer um novo país além do turismo

Visitar um país como turista é estar na superfície da cultura do local. Um intercâmbio cultural significa mergulhar em uma nova realidade e experimentar viver como um nativo. “Além do contato com um novo idioma, aprender a lidar com diferentes comportamentos. Eles vão desde os hábitos alimentares até a maneira de se expressar. É um dos resultados mais valiosos de uma experiência de intercâmbio cultural”, afirma Emilia Miguel, gerente comercial da Experimento.

4 – Adquirir desenvolvimento profissional

Uma experiência no exterior, por si só, é um grande diferencial no currículo. Em geral, isso aponta um profissional resiliente, com grande facilidade de adaptação e equilíbrio emocional. As possibilidades de intercâmbio no exterior permitem também obter um título acadêmico, trabalhar e participar de um curso profissionalizante. Com a aplicação prática do idioma, a proficiência é aprimorada, assim como as habilidades em diversas áreas de atuação.

5 – Desenvolver independência e maturidade

Quase metade dos brasileiros na pesquisa da Federação Experimento afirmou ter desenvolvido confiança e autoestima durante o intercâmbio. “Os jovens, principalmente, amadurecem muito depois dessa vivência. Além de estarem longe dos pais, eles cuidam das tarefas domésticas e precisam administrar o tempo para não prejudicar os estudos. É uma carga grande de responsabilidade. Mas com consequências são positivas para toda a vida adulta”, afirma Emilia.

6 – Aprender a valorizar sua família e seu país de origem

Viver um período longe do país de origem, da família e dos amigos, em um país completamente diferente. Isso significa criar um novo olhar sobre o que já estamos habituados. Em geral, as pessoas que participam de um intercâmbio voltam com outra visão. Desde aspectos socioeconômicos e políticos, até a cumplicidade com a família e os amigos, são vistos com outra percepção.

7 – Aprender um novo idioma da melhor maneira

Por mais dedicado que seja um estudante, o aprendizado jamais será tão valioso quanto o contato com falantes da língua. “Quando o estudante ainda não domina o idioma, atividades como um pedido no restaurante são um grande desafio. Se não há outra maneira a não ser colocar o idioma em prática, o aprendizado se torna muito mais rápido e efetivo”, comenta Emilia.

8 – Aprimorar sua capacidade de se relacionar com outras pessoas

Estar em um ambiente pouco familiar requer a construção de laços e de se abrir para maneiras de pensar. O intercâmbio é uma ferramenta para aprimorar habilidades de comunicação e desenvoltura para lidar com pessoas e situações. Isso terá impactos em todas as relações dos participantes ao longo da vida.

9 – Aprender a ver o mundo sob um novo olhar

Visitar outros países e entrar em contato com outras culturas é uma maneira eficaz de perceber que há muito mais a ser descoberto. Como consequência, aprendemos a interpretar o mundo como se utilizássemos novas lentes. De maneira expandida.

10 – Sair da zona de conforto

Este é o maior passo para qualquer pessoa que pensa em realizar um intercâmbio cultural. Para que a experiência seja valiosa em todos os aspectos, é inevitável abandonar a zona de conforto e experimentar sensações novas e desconhecidas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade