Japão instala sistemas antimísseis no Norte do país por ameaça norte-coreana

Continua depois da publicidade
Agência Brasil com Edição do DT –

O Japão instalará nesta terça-feira (19) um novo interceptador de mísseis PAC-3 na ilha setentrional de Hokkaido, em resposta aos dois últimos projéteis lançados pela Coreia do Norte que sobrevoaram o Norte do país, confirmou à Agência EFE o Ministério de Defesa.

A instalação do sistema antimísseis Patriot Advanced Capability 3 (PAC-3) em uma base militar da cidade de Hakodate ocorre quatro dias depois de o regime de Kim Jong-un realizar seu último lançamento de um projétil de médio alcance.  O artefato sobrevoou essa área do país e caiu no Oceano Pacífico.

O porta-voz de Defesa afirmou hoje que “o país vigia os movimentos da Coreia do Norte” de um possível novo lançamento.

Veja também as mais lidas do DT

Cuidados 

A cidade de Tóquio não confirma o número de lançadores instalados no país por questões de segurança, mas ampliou, em meados de agosto, seu sistema antimísseis em várias prefeituras do oeste do país, depois que o governo norte-coreano ameaçou lançar quatro mísseis para a ilha americana de Guam, sobrevoando essas áreas.

As operações antimísseis do Japão utilizam destroyers Aegis, da Marinha, para derrubar mísseis aerotransportados, e o PAC-3 para resistir aos projéteis.

A Coreia do Norte ameaçou recentemente o Japão e os EUA, dizendo que iria “afundar seu território” com uma bomba nuclear. A tensão foi gerada pelo apoio japonês às sanções promovidas pelos Estados Unidos. Os norte-coreanos lançaram, assim, outro míssil no dia 29 de agosto, o qual sobrevoou o norte do Japão.

O regime norte-coreano fez o último lançamento de um míssil balístico na sexta-feira (15), despertando o alarme no Japão e as críticas da comunidade internacional pelos seus persistentes testes de armas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade