Jorge Perez, diretor de Planejamento de Medellin: “poderes integrados transformaram a cidade”

Continua depois da publicidade

retrospectiva_200

(Publicado originalmente dia 18 de setembro)

Por Paulo Atzingen (de Medellin)*

Veja também as mais lidas do DT

Processos coletivos de decisão nos investimentos na cidade, integração de comunidades a meios e transporte e acessibilidade, investimento no capital humano,  aumento da auto-estima e sentimento de pertencer ao lugar. Estes e outros enfoques foram apresentados na manhã deste domingo (13), em Medellin pelo diretor de Planejamento da cidade, engenheiro Jorge Perez, antecipando alguns temas que serão abordados a partir desta segunda-feira (14) na 21ª Assembléia Geral da OMT (Organizaçao Mundial do Turismo).

Segundo Perez, a cidade está construindo um caminho para vida pública muito mais plena, através de processos de inclusão social e investimentos de infraestrutura. “Nosso crescimento sustentável requer um esforço coletivo, não só do poder público, mas do privado, dos acadêmicos e organizações sociais, para construir os acordos coletivos e os projetos de longo prazo, que é compromisso de todos”, afirmou ao DT.  Segundo ele, graças ao colapso político e econômico experimentado até os primeiros anos da década de 90, os poderes constituídos da cidade se uniram para, ao que ele mesmo afirmou, promover uma metamorfose urbana: “ A crise profunda que atravessamos nos anos 90, nos acordou. Entendemos que tínhamos que enfrentar o grave problema social, hoje colhemos resultados”, afirmou.  “A cidade tem capital humano, tem capital social e hoje colhemos os benefícios gerados pela inclusão social”, disse.

"Em 2004 foi inaugurado o primeiro sistema de transporte aéreo por cabo, estabelecendo  na cidade uma das melhores soluções de mobilidade urbana da América Latina”, afirmou o técnico (Foto: DT)
“Em 2004 foi inaugurado o primeiro sistema de transporte aéreo por cabo, estabelecendo na cidade uma das melhores soluções de mobilidade urbana da América Latina”, afirmou o técnico (Foto: DT)

Desenvolvimento e inclusão

Para o técnico, a inclusão social é altamente rentável. “Temos aprendido, em 25 anos de trabalho conjunto que os benefícios gerados pela inclusão social geram recursos econômicos também. Porque todos os indicadores de emprego, de acesso à oportunidades e à educação tem mostrado que a cidade melhora economicamente, criando também mais riqueza, mais produtividade, há um ciclo virtuoso, com a inclusão das pessoas, com a  superação dos problemas sociais e o desenvolvimento estratégico da economia”, analisou.

Dentre os vários exemplos de intervenções urbanistas que foram feitas em Medellin nos últimos 20 anos, o que o técnico destaca é o Metro da cidade, que se consolidou como um dos ícones da urbe. “Além disso, em 2004 foi inaugurado o primeiro sistema de transporte aéreo por cabo, estabelecendo aqui na cidade uma das melhores soluções de mobilidade urbana da América Latina”, afirmou o técnico.  “Mais que uma inovação tecnológica, o Metro e o Metro Aéreo gerou inovação social, integrando comunidades até então alijadas do contexto urbano”, disse.

"A classe política entendeu que a renda social é o desenvolvimento também da política e o desenvolvimento da cidade. Hoje temos uma integração da política, das políticas publicas e os interesses públicos" (Foto: DT)
“A classe política entendeu que a renda social é o desenvolvimento também da política e o desenvolvimento da cidade. Hoje temos uma integração da política, das políticas publicas e os interesses públicos” (Foto: DT)

Transformação

Segundo o técnico, os anos que a cidade era considerada um barril de pólvora, ficou definitivamente  para trás. “A crise do passado gerou a convergência e a integração dos setores sociais, culturais, acadêmicos, privados e políticos. A classe política entendeu que a renda social é o desenvolvimento também da política e o desenvolvimento da cidade. Hoje temos uma integração da política, das políticas publicas e os interesses públicos. Esta é a grande transformação”, sintetizou.

Encontro da Cúpula

A 21ª Assembleia Geral da OMT (Organizaçao Mundial do Turismo) terá a abertura oficial nesta segunda-feira (14), com a presença do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos e da ministra do Comércio, Indústria e Turismo, Cecília Alvarez-Correa. O Turismo e o transporte aéreo a serviço do desenvolvimento será um dos principais temas que serão discutidos.

*O jornalista Paulo Atzingen, convidado da Procolômbia, viaja Avianca, com seguro GTA

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade