Jornalista Ivan Gomes lança, nesta terça-feira (4), livro sobre a Nova Zelândia

Continua depois da publicidade

Agências com Edição do DIÁRIO

No momento em que o Brasil vive sua maior crise econômica com recessão, ajuste fiscal e  sem projeto para o futuro, o jornalista gaúcho Ivan Carneiro Gomes encontrou na Nova Zelândia uma referência de país que acertou o passo e hoje é referência global. Em suas andanças pelo mundo, passou por 26 países de cinco continentes, incluindo a Índia, tema que rendeu sua estreia em 2005 entre as publicações do turismo de viagens.  Com o título “Nova Zelândia: prazer em conhecer”, editado pela Artes e Ofícios Editora com apoio da CPMC- Celulose Riograndense, além das belezas naturais e  magnífica infraestrutura para turismo e lazer,  o livro aponta a superação desse país para tornar-se  uma verdadeira Nação: enfrentou grandes desafios e um forte ajuste fiscal para colocar-se entre os primeiros do mundo em qualidade de vida, zelo pelo bem público e natureza 100% pura. O lançamento do livro ocorrerá dia 04 de outubro/2016 (Terça-Feira) na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi em Porto Alegre/RS e dia 30 de Outubro, às 19h na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Reforma do setor público foi a base –  Segundo o jornalista, Nova Zelândia é um desses países que acertou o passo não apenas pela excelência da sua educação básica, cultura, economia e preservação do meio ambiente. Foi principalmente pelas profundas reformas fiscais e administrativas promovidas na década de 80. O país desregulamentou a economia, enxugou a máquina pública, reduziu impostos e cortou o funcionalismo pela metade, estimulando o empreendedorismo e a iniciativa privada. Resultado: com menos impostos, cresceu o número de empresas e aumentou a receita do setor público. Isso permitiu melhorar a infraestrutura, tornando o turismo uma atividade vital de emprego e a renda, com receita anual de mais de NZ$ 10 bilhões (R$ 24,6 bilhões). Em forma de  tópicos curtos, com textos e belas imagens  dos atrativos visitados nas duas ilhas,  o livro vai levando o leitor a percorrer o país de ponta a ponta e a conhecer suas belezas naturais, roteiros turísticos e a excelente qualidade de vida nesse país referência global. E ainda um tópico especial sobre a missão do IPEA que o governo brasileiro enviou em 2006 para avaliar a Lei de Responsabilidade Fiscal da Nova Zelândia e suas consequências para o Brasil.

Veja também as mais lidas do DT

Perfil do autor:

Natural de Guaíba/RS,reside em Porto Alegre, onde formou-se em jornalismo na PUCRS. Sua experiência como repórter/redator e editor-executivo de jornais e revistas inclui  veículos como Zero Hora/Grupo RBS, O Globo, O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Veja e Exame. Viajou pelo Brasil e 26 países de quatro continentes, incluindo a Nova Zelândia, Tailândia, o Egito, a Turquia, a Índia, além dos Estados Unidos e países da Europa e América Latina. Especializado em Jornalismo Econômico, Turismo e Eventos, trabalha como Gestor de Comunicação da Associação de Agências de Turismo Operadoras de Eventos (Eventpool/Brasil). Em 2005 lançou o livro “Passagem pela Índia” pela Artes e Ofícios Editora/Porto Alegre, disponível em todas as livrarias do Brasil.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade