Lufthansa e UFO negociam acordo “sem-greves” de longo prazo

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

No último dia 5 de julho, em Berlim, a Lufthansa e a organização dos ‘tripulantes de voo independentes’, a UFO, anunciaram que aceitaram a recomendação do mediador do
ex-primeiro ministro de Brandemburgo, Matthias Platzeck. As partes haviam passado cerca de meio ano negociando acordos coletivos e um amplo leque de outros assuntos.

“Chegar a um acordo abrangente e garantir que não haverá necessidade de greves da cabine nos próximos anos era extremamente importante para a Lufthansa, tanto quanto para todos os nossos colegas na cabine”, disse Dra. Bettina Volkens, chefe de recursos humanos e diretora jurídica da Deutsche Lufthansa AG. “O novo sistema de aposentadorias e pagamentos transitórios em particular representa um passo importante para garantir o futuro da nossa empresa”, acrescentou Volkens.

Veja também as mais lidas do DT

Acordo ‘sem-greves’ de longo prazo

O acordo coletivo de trabalho estará em vigor até 30 de junho de 2019. Os acordos coletivos relativos a aposentadorias e pagamentos transitórios estarão em vigor até 2023. Além disso, as partes também acordaram mecanismos de resolução que serão mantidos até 2023. A empresa poderá, por exemplo, apelar para um mediador caso seja anunciada uma greve geral, convertendo, com isso, um possível conflito trabalhista num processo mandatório de arbitragem.

Aposentadorias e pagamentos transitórios

A Lufthansa e a UFO acordaram um novo sistema de aposentadorias e pagamentos transitórios. Ele permite ao grupo mudar o segundo maior grupo de funcionários de um sistema de benefício definido para um sistema de contribuição definida. Futuramente, a Lufthansa contribuirá com um total de 5,2% da renda elegível para os planos de aposentadoria dos tripulantes de cabine. Este é o mesmo benefício que os funcionários em terra do Grupo Lufthansa recebem.

O novo sistema permitirá que os funcionários de cabine se aposentem aos 55 anos. Funcionários novos não receberão contribuições para aposentadoria e pagamentos em regime transitório nos primeiros cinco anos de emprego, a não ser que tenham concluído curso de formação específica em nível de bacharelado.

Remuneração

Os cerca de 19 mil funcionários de cabine receberão um aumento salarial de 1% a partir de 1º de outubro de 2016, e 2% adicionais a partir de 1º de janeiro de 2018. O acordo coletivo de trabalho para salários estará em vigor até 30 de junho de 2019.

Garantia de emprego

O emprego está garantido para todos os funcionários de cabine Lufthansa até 2021, que aboliu demissões pelo período de cinco anos. Além disso, foi acordado que aviões Lufthansa não poderão ser operados com funcionários de cabine terceirizados até 2023.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade