Mario Ponticelli, Country Manager Amadeus Brasil: ” tecnologia e o Big Data estão mudando as experiências de viagem”

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REDAÇÃO DO DIÁRIO

O estudo realizado pela Amadeus Traveler Trend Observatory em parceria com a Future Foundation denominado Future Traveller Tribes 2030 aponta que daqui há duas décadas haverá 1 bilhão de novas pessoas no mundo, dos quais 20% vão viajar. Todos esses novos viajantes, acompanhados de novas tendências, hábitos e comportamento de compra, irão remodelar o sistema global de viagens e trazer novos desafios para a indústria, que irá tornar-se cada vez mais complexa e interligada. Entender o que esses clientes realmente querem é crucial para sustentar o sucesso do negócio a longo prazo. O DIÁRIO DO TURISMO ouviu Mário Ponticelli e ele faz um análise sobre as mudanças no comportamento dos viajantes ao mesmo tempo que posiciona sua empresa neste competitivo contexto de viagens e turismo. Acompanhe:

DIÁRIO – Com o crescimento do comércio digital, a cada dia temos mas clientes finais e corporativos comprando via estas plataformas, seja via computador, telefones moveis etc… quais são as ações que Amadeus tem realizado para manter-se competitiva e atender essa demanda?

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MÁRIO PONTICELLI – Segundo estudos recentes, o Brasil mantém um crescimento constante no comércio digital de viagens. Até o fim deste ano, a compra online de viagens para dentro do país deverá ter um aumento de 16% em comparação com 2015. A compra de serviços turísticos via dispositivos móveis vai crescer cerca de 33%, puxada principalmente pela demanda por passagens aéreas.

É fato que a tecnologia e o Big Data estão rapidamente mudando as experiências de viagem. Viajar já não é mais apenas ir de um lugar a outro ou organizar roteiros. Agora é preciso ter uma visão 360 graus dos viajantes e usá-la para criar experiências únicas e inesquecíveis adaptadas às preferências e necessidades deles. *

Dados são gerados em cada passo na jornada de um viajante – desde a busca por disponibilidade até o check-in no hotel. Esses dados, quando coletados de centenas de pontos em toda a cadeia de viagens, são uma oportunidade valiosa para empresas de turismo, pois é possível transformá-los em informações importantes que facilitam decisões estratégicas, táticas e operacionais, para oferecer serviços que podem beneficiar o viajante.

Hoje em dia, além de os profissionais de viagens terem um volume de dados sem precedentes para trabalhar, a capacidade computacional está aumentando exponencialmente, dando-lhes acesso aos benefícios de análises e automações.

Recentemente, recebemos o prêmio de Inovação na categoria Nuvem da Red Hat pelo uso inovador da solução Amadeus Cloud Services, que cumpre o desafio de aumentar volumes de pesquisa para companhias aéreas e está revolucionando as bases tecnológicas da indústria global de hospedagem.

Oferecemos soluções de travel intelligence, como análise de dados que pode ser usada para desenvolver produtos, serviços e processos inovadores que melhor atendam às necessidades das agências de viagens no atendimento de seus clientes. Lançamos o Amadeus Selling Plataform Connect, que permite ao agente de viagens atender seus clientes aonde quer que esteja.

A Amadeus está atenta às inovações e demandas do mercado. A empresa está pronta para oferecer novas soluções que atendam necessidades relacionadas à tecnologia e que também permitam uma melhor experiência na jornada do viajante – de ponta a ponta – em conjunto com todos os players da cadeia, construindo junto com seus clientes e parceiros o futuro das viagens.

DIÁRIO – Essa pesquisa irá refletir nas inovações que a empresa Amadeus pretende trazer ao mercado para 2017?

MÁRIO PONTICELLI – A Amadeus realiza constantes estudos para avaliar soluções e atender da melhor forma as demandas do mercado e as necessidades dos nossos clientes, que incluem toda a cadeia de turismo. Estas pesquisas apontam tendências de mercado que a Amadeus leva em consideração ao desenvolver suas soluções tecnológicas para a indústria de viagens.

Ponticelli: " visão 360 graus dos viajantes e usá-la para criar experiências únicas e inesquecíveis"
Ponticelli: ” visão 360 graus dos viajantes e usá-la para criar experiências únicas e inesquecíveis”

DIÁRIO – Qual o principal foco de comercialização neste momento no Brasil?  E por quê?

MÁRIO PONTICELLI – Este ano estamos enfocando nossos esforços nos produtos media solutions, travel intelligence, web services, payments e anti-fraude. Acreditamos que apoiando nossos clientes com ferramentas que possibilitem a melhoria de sua conectividade com a indústria, a geração de suas ofertas e a gestão de seus negócios, criamos um ecossistema sustentável e construímos juntos o futuro das viagens.

DIÁRIO – Mário, em qual perfil de viajante do futuro você se enquadra? E por quê?

MÁRIO PONTICELLI – Faço parte da tribo dos Viajantes por Obrigação que aproveitam a oportunidade da viagem de negócios para emendar viagens a lazer, ou seja, misturar business com pleisure, o famoso conceito “bleisure”.

DIÁRIO – Quais os perfis dos hotéis que a Amadeus atende com mais força?

MÁRIO PONTICELLI – Amadeus fornece soluções de gerenciamento de hotel de última geração baseadas na tecnologia aberta e oferecidas em forma de software como um modelo de serviço (SaaS). Desde 2013, com a aquisição da empresa norte-americana Newmarket Internacional, a Amadeus vem reforçando seu portfólio para manter-se à frente no segmento.

A Newmarket, com mais de 40.000 instalações e 150.000 usuários em todo o mundo, fornece soluções comerciais comprovadas para capacitar organizações de hospitalidade para reduzir os custos e aumentar as receitas, melhorando a satisfação do cliente e fidelidade de hóspedes.

Na distribuição, a Amadeus conecta cerca de 310 dos principais fornecedores de hotéis do mundo com sua comunidade global de agências de viagens. São mais 421,000 opções de hotéis, com mais de 1,4 milhões de opções de compra distribuídos por meio de aplicações de reserva personalizadas.

"A Amadeus conecta cerca de 310 dos principais fornecedores de hotéis do mundo com sua comunidade global de agências de viagens"
“A Amadeus conecta cerca de 310 dos principais fornecedores de hotéis do mundo com sua comunidade global de agências de viagens”

DIÁRIO – Os efeitos da Economia Brasileira e na América Latina como tem afetado o crescimento da Amadeus? Quais as dificuldades que o mercado apresenta?

MÁRIO PONTICELLI  – O mercado brasileiro vem apostando no Turismo de Negócios e Eventos (Mice), uma vez que esses segmentos ocupam as primeiras posições em divisas para o país. O Turismo de Eventos atrai 25,6% dos visitantes internacionais por ano, sendo que São Paulo e Rio de Janeiro concentram a maior quantidade de eventos e feiras. Dados mostram que, anualmente, São Paulo sedia cerca de 90.000 eventos, ou seja, o número de pessoas que viajam para a cidade é muito alto. Apenas este ano serão feitas 57.310,8 viagens de negócios dentro do Brasil, um aumento de 4% em comparação ao ano anterior.

Além disto, o país espera uma reviravolta no setor com a realização Jogos Olímpicos. Estima-se que o Brasil vá receber 500 mil visitantes durante o período do evento. Para atender este público, foi feito um investimento de US $11 bilhões, dos quais 64% vieram da iniciativa privada, e 70% foram dedicados à infraestrutura permanente do Rio de Janeiro.  Analisando esses dados, acreditamos que o mercado vem melhorando e voltaremos a crescer nos próximos anos. *

*Fontes: Euromonitor from trade sources/national statistics| Latin Focus Consensus Forecast February 2016| M.I.C.E: cada vez más presente em Brasil [WTM]| Embratur | Brasil apuesta por el Turismo de Negocios y Eventos [Expreso] | El turismo de negócios es el segmento turístico que más crece em Brasil [Nexotur]

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