Monumento à primeira fotografia na América Do Sul será inaugurado no Rio

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

O Rio de Janeiro é reconhecido globalmente como uma das cidades mais fotografadas do mundo. Essa posição vem desde os primórdios da fotografia até os dias de hoje, na era digital. Unindo passado e presente na arte do registro da imagem, a cidade recebe na sexta-feira (12), na Praça XV, o Monumento à Primeira Fotografia feita na América do Sul.

Oferecido ao Rio pela Prefeitura de Paris, o monumento faz parte do programa de comemoração dos 200 anos da Missão Artística Francesa no Brasil. A cerimônia de inauguração do monumento terá a presença do Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e da Prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Veja também as mais lidas do DT

Esta imagem do Paço Imperial, atribuída ao francês Louis Comte, é considerada como a primeira fotografia feita na América do Sul. A demonstração do novo invento – na época denominado daguerreotipia – foi feita no dia 17 de janeiro de 1840 e noticiada pelo Jornal do Commercio, então principal diário carioca, na sua edição vespertina. No dia 20 de janeiro, o invento foi apresentado ao jovem Imperador do Brasil D. Pedro II, que se tornou o primeiro fotógrafo brasileiro.

Louis Comte era capelão de um navio-escola francês e aportou no Rio de Janeiro apenas de passagem, mas deixou o povo brasileiro e especialmente o imperador D. Pedro II, encantado com o resultado de suas fotografias.

A principal imagem registrada durante sua passagem pela cidade do Rio é o Daguerreótipo do Paço Imperial, que será o Monumento à Primeira Fotografia da América do Sul. O monumento simbolizará então a primeira imagem de processo fotográfico produzida na América do Sul e uma das primeiras, em toda a história da fotografia, em que aparecem, com nitidez, pessoas e animais em um logradouro público. O monumento tem curadoria de Milton Guran e design de Jair de Souza e Ado Azevedo. “A Praça XV é, historicamente, o maior espaço de construção da nossa nacionalidade, o que dá ainda mais significado a esse monumento que, ao celebrar a realização da Primeira Foto feita na América do Sul, simbolicamente destaca a importância da fotografia na construção da nossa identidade”, afirma Milton Guran.

Serviço:

Data: 12 de agosto (sexta-feira) – aberto ao público
Local: Praça XV – Praça Quinze de Novembro, s/n – Centro

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade