O Rio de Janeiro e as políticas equivocadas de Turismo

Continua depois da publicidade

por Bayard Do Coutto Boiteux*

No momento em que o Rio de Janeiro passa por sua maior crise institucional e de identidade turística, devemos buscar soluções rápidas para que a situação da atividade turística não chegue a mais um fim deseperador, como tantos  outros segmentos, vide a saúde e a educação.

Nos últimos meses, assistimos a uma redução de aproximadamente 30% dos turistas quer nos visitam, sobretudo os internacionais em virtude da falta de segurança e ações efetivas na área promocional.Vamos acabar com propostas inócuas de novos calendários de eventos e ter como foco o problema atual. A primeira providência é aumentar o policiamento ostensivo, em todas as áreas turísticas, a saber Centro, Flamengo, Santa Teresa, Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Gavea, Barra da Tijica, Jacarepagua e o entorno de atrativos como Floresta da Tijuca, Pão de Açucar e Corcovado. Basta apenas aumentar o contingente do BPTUR – o batalhão de policiamento das áreas turísticas, que deve ter no mínimo  780 policiais.

Veja também as mais lidas do DT

Não basta publicar anúncios em jornais: a solução é trabalhar…Vamos também reativar o Conselho de Segurança Turistica, que criamos na gestão César Maia e que teve ótimos resultados.

A palavra chave é  trabalho integrado, em forma de conselho com menos discurso, menos ideias mirabolantes e falta de foco num efetivo movimento em prol da recuperação do RIO.

Por outro lado, o  Conselho, que assessora as politicas de turismo e eventos, no âmbito do municipio  do Rio, precisa ser ampliado e incluir as lideranças efetivas que trabalham no turismo e que possam buscar soluções reais. No lugar de criar novos eventos, vamos sistematizar os existentes e fortalecê-los. Uma integração real com o RCVB-Convention Bureau precisa ser a pauta das decisões da cidade ,junto com a Abeoc, nos eventos.

A cidade ganhou uma linda campanha da Riotur, para melhorar a auto-estima e mostrar nossa hospitalidade. É um grande projeto, mas que precisa ser acoplado à ações de marketing em mercados reais e potenciais, trabalho com correspondentes estrangeiros, corpo consular e participação em todas as grandes feiras de turismo, por profissionais qualificados, que sejam capacitados sobre os mercados emissores, onde vão atuar. Um projeto de qualificação de agentes e operadores na modalidade EAD ou seja, workshops virtuais trarão resultados práticos, que definirão necessidades e outras propostas de promoção.

A palavra chave é  trabalho integrado, em forma de conselho com menos discurso, menos ideias mirabolantes e falta de foco num efetivo movimento em prol da recuperação do RIO.

Quero meu Rio de volta, quero gente que entenda da atividade turística buscando soluções e as implementando rapidamente.

#Rioamecuidedivulgue

*Bayard Do Coutto Boiteux é professor universitário, pesquisador, autor de 35 livros e atualmente vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ. (www.embaixadoresdorio.com.br)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade