Dicas do DIÁRIO: Parques Nacionais para visitar em 2017

Continua depois da publicidade

Confira seis opções para se aproximar da natureza e desfrutar dos seus benefícios. Entre os benefícios estão o exercício e a sensação de bem-estar que melhoram tanto a saúde física quando mental, além da elevação dos níveis de vitamina D

Com agências

Não é novidade para ninguém: o contato com a natureza faz bem para saúde. Diferentes estudos e pesquisas já comprovaram o fato e, inclusive, um pediatra carioca ficou famoso recentemente por apostar nesse remédio como cura para diversos males de seus pequenos pacientes. Entre os benefícios estão o exercício e a sensação de bem-estar que melhoram tanto a saúde física quando mental, além da elevação dos níveis de vitamina D (obtida com a exposição ao sol), entre tantos outros.

Então, porque não iniciar o ano de 2017 mais próximo da natureza? Uma ótima opção é aliar lazer e turismo. Como incentivo, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza listou seis opções de parques nacionais espalhados pelos quatro cantos do Brasil que valem a pena conhecer.

É importante interagir com a natureza, isso em qualquer faixa etária. Conhecer parques nacionais é sempre uma excelente escolha. Observar o meio ambiente e todos seus detalhes, perceber a grandiosidade do que está ao nosso redor. Tudo isso nos ajuda a entender a importância de conviver em harmonia com a natureza, pois fazemos parte dela”, explica Marion Bartolamei, coordenadora de áreas protegidas da Fundação Grupo Boticário.

Parque Nacional do Superagui. Foto: Zig Koch/Fundação Grupo Boticário.
Parque Nacional do Superagui. Foto: Zig Koch/Fundação Grupo Boticário.


Parque Nacional do Superagui

Localizado no município de Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná, o Parque Nacional do Superagui é considerado Patrimônio Natural e Histórico do Paraná (Paraná, 1970), Reserva da Biosfera (UNESCO, 1991) e Sítio do Patrimônio Natural (UNESCO,1999).

Dentre os principais atrativos do parque estão a Praia Deserta da Ilha do Superagui, com 38 km de praias virgens e a sua trilha de acesso, uma caminhada de cerca de 1h30 em áreas de floresta e restinga. O parque agrega também a Ilha das Peças, onde o visitante poderá avistar botos no deck da vila de pescadores. Ao entardecer, uma boa opção é fazer um passeio de barco até as Ilhas Pinheiro e Pinheirinho, para observação da revoada de papagaios-da-cara-roxa. Para chegar no parque é possível pegar barcas em Guaraqueçaba e em Paranaguá. Confira os horários de saída e as pousadas próximas ao parque clicando aqui.

Parque Nacional da Tijuca. Foto: Daniel De Granville/Fundação Grupo Boticário.
Parque Nacional da Tijuca. Foto: Daniel De Granville/Fundação Grupo Boticário.

Parque Nacional da Tijuca

O Rio de Janeiro continua lindo e o Parque Nacional da Tijuca é peça fundamental nisso. O parque abrange o Corcovado, o Cristo Redentor e a primeira grande floresta replantada do mundo. Repleto de trilhas e cachoeiras, além de ruínas históricas da década de 1790, o Parque Nacional da Tijuca pode ser visitado por diferentes caminhos e meios: a pé, de bicicleta, carro, moto ou ônibus.

Veja também as mais lidas do DT

Entre seus atrativos estão os circuitos do Vale Histórico e o dos Picos, os mirantes Dona Marta e do Excelsior e as pedras da Gávea e a Bonita – que também abriga uma rampa de saltos, utilizada para voo livre. É possível chegar no parque de condução própria, trem, van ou paineiras. Saiba mais sobre horários e ingressos clicando aqui.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Diferentes tipos de vegetação, nascentes e cursos d’água localizadas em uma bela paisagem que contempla o Cerrado brasileiro. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Goiás, é o cenário perfeito para um passeio pelo segundo maior e mais ameaçado bioma da América do Sul.

Famoso por suas cachoeiras e formações de chapadões, no parque os visitantes passeiam por rotas que antigamente eram utilizadas por garimpeiros. Entre as principais atividades estão o cicloturismo e o balonismo. A entrada do parque está localizada no distrito de São Jorge, a 36 km do município de Alto Paraíso de Goiás. Saiba mais clicando aqui.

Parque Nacional Marinho Abrolhos

Localizado no litoral sul da Bahia, Abrolhos é o primeiro Parque Nacional Marinho. Criada em 1983, a área ajuda diretamente a proteger a região com maior biodiversidade marinha no Atlântico Sul.

O parque pode ser visitado durante o ano inteiro e em cada época o turista encontra particularidades encantadoras. No verão, por exemplo, as águas mais quentes e com maior visibilidade tornam o período o melhor para mergulhos; já no inverno e na primavera o destaque fica com a observação de baleias jubarte.  A cidade mais próxima para acessar o parque é Caravelas (BA). Saiba mais sobre como chegar clicando aqui.

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Diversas praias com águas verde-esmeralda esperam o público no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Além de praias paradisíacas – como a do Sancho e a do Leão, ambas eleitas as mais bonitas do Brasil – os visitantes também desfrutam de piscinas naturais e trilhas ecológicas.

A Praia da Atalaia, onde o visitante tem a oportunidade de mergulhar em um aquário natural, é um dos atrativos mais procurados do Parque Nacional. O parque, localizado em Fernando de Noronha (PE), tem sítios históricos que guardam mais de 500 anos de história do país, tornando o arquipélago, além de patrimônio natural, um patrimônio histórico.

De fácil acesso, Fernando de Noronha é servida por voos diários, de aproximadamente uma hora, que partem de Recife (PE) e Natal (RN). Além disso, a ilha tem uma vasta lista de pousadas. Saiba mais clicando aqui.

Fernando de Noronha
Praias com águas verde-esmeralda esperam o público no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Parque Nacional da Amazônia

O representante da região Morte do Brasil é o Parque Nacional da Amazônia. Localizado no oeste do Pará, o parque é responsável pela proteção de inúmeras nascentes que desaguam nos rios Amazonas e Tapajós.

A área também é habitat de animais ameaçados de extinção no Brasil, como a anta (Tapirus terrestres), a arara juba (Aratinga guarouba) e a onça pintada (Phantera onca). Entre as atividades que esperam os turistas estão as trilhas sinalizadas no interior da floresta e, no verão, o banho no rio Tapajós. É possível chegar por via aérea, rodoviária ou fluvial. Saiba mais sobre as rotas clicando aqui.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade