Pesquisa aponta eliminação de empregos no setor de viagens e evento

Continua depois da publicidade

REDAÇÃO do DIÁRIO com agência (L.K)

Segundo pesquisa, somente no último trimestre do ano, 4.566 postos de trabalho formais foram extintos nas seis atividades analisadas

O setor de viagens e eventos do Estado de São Paulo extinguiu 6.187 postos de trabalho formais em 2016. Somente nos meses de outubro, novembro e dezembro foram eliminados 4.566 empregos.

O estoque ativo de empregados se reduziu em 1,6% em relação ao terceiro trimestre e 2,2% na contraposição do estoque findado em dezembro de 2015. Com isso, o setor encerrou o ano com estoque total de 276.564 trabalhadores formalmente empregados.

Veja também as mais lidas do DT

Os números são da Pesquisa de Emprego do Setor de Viagens e Eventos (PESVE) baseada nos dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho).

Entre as seis atividades analisadas, a única que apresentou crescimento no número de empregos em 2016 foi o setor de alimentação com alta de 2,9% e mais 1.729 novas vagas.

Por outro lado, o setor de cultura e esportes teve a maior redução em número de empregos no ano, com queda de 7,9% e 389 postos de trabalho a menos. Em segundo lugar, o setor de agências e operadoras de viagens recuou 4,3% e perdeu 1.092 empregos formais.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, os números do último trimestre de 2016 mostram que o mercado de trabalho formal do setor de viagem e eventos do Estado de São Paulo aprofundou sua crise.

O saldo negativo foi mais que o dobro da perda registrada no terceiro trimestre.

Regiões paulistas

Segundo a pesquisa, dentre as Macro Regiões Turísticas (MRT) do Estado de São Paulo, cerca de 50% da mão de obra diretamente ligada ao setor de viagens e eventos estão alocadas na Capital Estendida, que compreende mais de vinte municípios, entre eles São Paulo, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e Barueri.

Outros 13,8% da mão de obra das atividades que compõem a PESVE estão na MRT Entradas e Bandeiras, com destaque aos municípios de Campinas, Atibaia, Águas de Lindóia, Jundiaí, Hortolândia, Indaiatuba, Serra Negra, Piracicaba, São Pedro e São Roque.

O desempenho negativo do emprego formal no setor no último trimestre de 2016 foi puxado principalmente pelos números da Capital Expandida (-4.712 vagas), com destaque para serviços de transportes e setor alimentício. Por outro lado, o maior destaque positivo foi observado na geração de empregos formais nas atividades ligadas diretamente a viagens e eventos na MRT Vale do Paraíba, Serras e Mar e na MRT Praias e Mata Atlântica, com saldos positivos de 1.145 vagas e 439 vagas, respectivamente.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade