Petrópolis é reconhecida oficialmente como a Capital Estadual da Cerveja

Continua depois da publicidade

Lei que concede o título ao município foi sancionada pelo governo do Estado e publicada na última sexta-feira

Edição do DIÁRIO com agências

Petrópolis é oficialmente a Capital Estadual da Cerveja. Foi publicada na última sexta-feira (14), a lei que concede ao município o título que valoriza uma das vocações da Cidade Imperial. O reconhecimento oficial chega logo após o sucesso da Bauernfest, onde foram consumidos 138 mil litros de chope em 10 dias de evento. Com a chancela, Petrópolis se consolida ainda mais no mercado cervejeiro, inclusive no segmento artesanal, na produção e em especial no turismo voltado ao setor.

O Brasil é o quarto produtor mundial de cerveja e a diversidade de cervejarias especiais e artesanais de Petrópolis são um atrativo a mais. A cidade já é um destino de grande destaque para o turismo no estado do Rio de Janeiro por conta, principalmente, de seus atrativos históricos. O título vai trazer ainda mais visitantes interessados nos segredos da produção da cerveja e na degustação das inúmeras nuances da bebida.

Aprovado

Veja também as mais lidas do DT

Aprovado por unanimidade em 22 de junho pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), agora é lei o projeto de autoria dos deputados estaduais Gustavo Tutuca e Marcus Vinícius Neskau. Com a norma, a cidade pode criar mecanismos de incentivo e desenvolvimento de ações para a divulgação do título, que reforça a importância de Petrópolis no segmento cervejeiro.

Para o secretário da TurisPetro, Marcelo Valente, a chancela de Capital Estadual da Cerveja vai agregar ainda mais valor ao turismo voltado para o segmento, além de incentivar ainda mais a consolidação do Circuito Cervejeiro de Petrópolis.

 

– Estampar o título de Capital Estadual da Cerveja é uma honra para Petrópolis, que já é conhecida por sua tradição cervejeira até mesmo por ser berço dessa bebida tão apreciada pelo público. E certamente termos essa chancela vai impulsionar o segmento, tanto na produção como no turismo. O setor ganha mais força com essa marca, tornando Petrópolis um destino ainda mais importante, diverso e atrativo. E isso nos mostra, também, a importância da consolidação do Circuito Cervejeiro de Petrópolis, que já estamos trabalhando junto à iniciativa privada.

 

Comprovando a vocação e crescimento no setor, Petrópolis hoje já conta com 19 cervejarias artesanais, sete delas indústrias e 12 as chamadas ciganas – que são aquelas que utilizam a estrutura de outras cervejarias para a criação e produção dos rótulos. Além delas, existem na cidade mais de 60 cervejeiros de panela – os que fabricam em casa, para consumo doméstico, mas acabam ganhando força e se tornam cervejarias, como as 19 hoje existentes na cidade.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade