Porta-vozes da ABIH Nacional e FBHA falam sobre ação no STF que pede isenção do ISS da hotelaria

Continua depois da publicidade

“Queremos que a Airbnb pague no mínimo uma contribuição por municipalidade e ISS, além do imposto de renda que os anfitriões recolhem”

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Durante a abertura do 55º Equipotel, que ocorre nesta segunda-feira (11), em São Paulço, o DIÁRIO ouviu dois porta-vozes do setor hoteleiro sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), que foi dada entrada na semana passada no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação pede a desoneração do ISS sobre o setor hoteleiro. O DT ouviu o vice-presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares e o presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio.

Para Linhares, o trabalho preliminar para esta ADIN vem já de algum tempo e ele acredita que o processo obedece uma tramitação lenta, mas legal. “Trabalhamos nessa reivindicação há quase um ano e meio e agora ela tomou rumos corretos. Acredito que ela funcionará tal como também a regulamentação do Airbnb”, afirmou ao DIÁRIO.

Veja também as mais lidas do DT

“Isenções estridentes”

Segundo Linhares, Fortaleza (CE) tomou a frente do processo e será a primeira capital a assinar tal acordo.  “Creio que Fortaleza-CE será a primeira capital a assinar tal acordo. Não somos contra a tecnologia, pelo contrário, apenas queremos a regulamentação destas. O que a hotelaria paga hoje de impostos, que eles também paguem, redirecionando esse dinheiro para a divulgação do Brasil”, reforçou.

O DT questionou a Alexandre se esta ação sistemática do seto hoteleiro não criaria um efeito em cascata, estimulando outros setores a fazerem o mesmo.  Alexandre afirma que a abordagem da ABIH foi correta e tem o endosso da FBHA. “A tese jurídica é perfeitamente factível a ser discutida. A legislação não cobre ISS para colocações das imobiliárias, por exemplo. Então o conceito de que apenas parte da hotelaria deve pagar ISS sobre serviços prestados e hospedagem não é de todo descartável. É perfeitamente discutível”, enumera.

Segundo Sampaio, a ADIN faz  parte de um plano que pretende discutir justamente a prática desigual do Airbnb ou plataformas digitais semelhantes, que ao concorrer diretamente  com a hotelaria, têm isenção de recursos estridentes. “A hotelaria está querendo que a Airbnb pague no mínimo uma contribuição por municipalidade e ISS, além do imposto de renda que os anfitriões recolhem, e ao mesmo tempo discutir a exoneração. Portanto, a abordagem dual está correta e é válida. Tanto é que sua repercussão acontece em toda imprensa e grande parte do público. Vai ser interessante discutir esse assunto no STF – Supremo Tribunal Federal”, afirmou ao DIÁRIO.

Por ser um processo jurídico complexo, Sampaio acrescentou que a CNC – por meio de sua assessoria jurídica, irá organizar audiências junto ao STF, esclarecendo pontos controversos.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade