Recuperação de setores estratégicos pode elevar preços das viagens em 2018

Continua depois da publicidade

EDIÇAO DO DIÁRIO (com agências) –

Tarifas aéreas e de hotéis em locais chave para os setores de Energia, Recursos e Marinha (ERM) podem subir em 2018, de acordo com a CWT Energy, Resources & Marine, divisão da companhia global de gestão de viagens, Carlson Wagonlit Travel.
Conforme atividades de negócios nas indústrias de ERM aumentam, o estudo anual, denominado 2018 CWT Energy, Resources and Marine Travel Forecast, publicado hoje, fornece uma análise região-a-região e insights sobre condições de viagem para mercados chave nos próximos 18 meses.

“Empresas neste domínio estão, finalmente, se preparando para operar com lucros, apesar dos preços baixos recorrentes do petróleo”, disse Raphael Pasdeloup, Vice-Presidente Sênior da CWT Energy, Resources & Marine. “Estamos observando um aumento nos investimentos, especialmente em cadeias de suprimentos. Com esta atividade em ascensão, preços para viagens de ERM podem subir, o que significa que custos precisarão ser gerenciados adequadamente para que os orçamentos os acompanhem”.

Veja também as mais lidas do DT

De acordo com o Fundo Monetário Internacional, é esperado que o crescimento do PIB alcance 3,6% em 2018. Este cenário, juntamente com taxas de câmbio favoráveis (medidas em relação ao Dólar dos EUA) em diversos países que dependem dos setores de ERM, levarão ao aumento de preços. Espera-se que operações em áreas remotas observem maior oferta de voos e maiores capacidades de hotéis, contrário às tendências de anos anteriores.

Ranking de recomendações para viagens de ERM em 2018:
O estudo de tendências identifica quatro áreas nas quais as empresas podem gerenciar gastos em relação a fatores externos, voláteis e imprevisíveis que afetam o crescimento:

1. Esteja preparado – Comece com a otimização de custos unitários e a utilização de ativos.
2. Concentre-se em uma Política de Viagens robusta – Construa acordos de eficiência de custos com fornecedores para negociar com fornecedores de hotéis.
3. Impulsione Tecnologia – Utilize ferramentas de software para gerenciar todo o processo de viagens.
4. Preocupe-se com Segurança – Aprimore as medidas que você já possui, com tecnologia, e reveja procedimentos de segurança em viagens.

Enquanto os preços para os setores de ERM devem observar um aumento amplo em 2018, variações regionais e locais podem existir.

América Latina

O mercado hoteleiro na América do Sul ainda se encontra bastante fragmentado, com forte concorrência devido à quantidade de marcas e de operadoras independentes.

A cidade do Rio de Janeiro possui um excesso em sua oferta de hotéis, em decorrência dos eventos da Copa do Mundo FIFA e dos Jogos Olímpicos de 2016, levando à queda de preços de tarifas em 3,8%.

A procura por mais capacidade de baixo custo é esperada, devido ao aumento da oferta de voos da companhia aérea brasileira GOL. Também é possível observar a desagregação de tarifas, com as companhias aéreas modificando sua base para reserva de assentos e, separadamente, para diversos serviços adicionais como bagagens despachadas e refeições. O impacto, de maneira geral, é uma redução nos preços dos bilhetes, porém, com custos adicionais, os preços finais para a viagem completa podem não ser reduzidos ou podem aumentar.

América do Norte

Na América do Norte, a demanda por hotéis estabilizou desde a metade do ano de 2016, porém espera-se o contínuo crescimento no fornecimento, com o decorrer de 2018. Isso será liderado por um mercado forte do Canadá, onde cidades como Calgary devem observar um crescimento de 3,8% em 2018.

Incerteza cerca a cidade de Houston, à luz de efeitos devastadores do Furacão Harvey. Apesar de ser um importante centro de produção de energia na região, Houston continua desafiada por preços baixos de petróleo, com baixos níveis de ocupação em hotéis, pouco acima de 60%. Tarifas de hotéis na cidade Houston são previstas a diminuir 2,2% em 2018.

Rotas aéreas que foram descontinuadas para mercados ricos em petróleo podem ser retomadas com a melhora do mercado. Houston deve ser uma das principais beneficiárias, e, por consequência, tarifas aéreas são projetadas a aumentar 2%. Outras cidades, como Chicago, com forte concorrência de transportadoras domésticas, ou Los Angeles, com forte concorrência internacional, devem se beneficiar.

Europa, Oriente Médio e África

Para esta, que é uma região diversificada e abrangente, é esperado observar uma disparidade significativa entre as taxas de crescimento em seus diferentes países.

De maneira geral, forte crescimento é esperado nos custos com hotéis e capacidade na Europa, mas, para Oriente Médio e África, é esperada uma trajetória mais equilibrada.

Diárias de hotéis em Stavanger, Noruega, são projetadas a aumentar de forma abrupta em 11,5% no próximo ano, impulsionado pela exploração do petróleo. Forte crescimento em chegadas internacionais é esperado, baseado em uma combinação entre a indústria de petróleo e do turismo, particularmente na China.

Observa-se um padrão similar com tarifas aéreas. Forte crescimento também é esperado nos cartões para a Europa Oriental e Ocidental, enquanto a África deve observar crescimento moderado.

Ásia Pacífico

Grandes centros de atividade de ERM na Ásia Pacífico sentiram, e, em alguns casos, ainda sentem o impacto de alguns anos com resultados desfavoráveis. Alguns destinos chave, como Mumbai, Cingapura e Tóquio, possuem maior repercussão, enquanto outros, como Perth, ainda estão em busca desta ascensão.
Na China e na Índia, aumentos em tarifas aéreas e de hotéis são inevitáveis, devido ao cenário macroeconômico da demanda doméstica cada vez maior. De fato, há eminência de problemas de capacidade caso a demanda na região se mantenha como atualmente.

Ao mesmo tempo, as companhias aéreas estão desenvolvendo seus modelos de negócios e o governo tem trabalhado para impor maior controle a este mercado, em uma tentativa de aumentar a capacidade em linha com a demanda. Transportadoras de baixo custo também devem operar um papel importante em viagens corporativas, com a expansão de rotas e a provisão de cabines de categoria premium.

Mesmo assim, tarifas aéreas na região devem aumentar, cerca de 5,3% esperado em Mumbai, Jakarta e Manila em 2018.

Com a mineração em expansão novamente, haverá pressão em rotas específicas, particularmente na Austrália. As empresas possuem um dever legal de impor mínimo impacto na comunidade local, o que inclui o trabalho com as companhias aéreas para garantir que haja disponibilidade suficiente, a um preço razoável, mesmo quando a indústria de mineração ocupar todos os assentos disponíveis.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade