Região serrana do Rio tem rota gastronômica para fuga das Olimpíadas

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

As Olimpíadas do Rio, sem dúvida, atraíram milhares de turistas à cidade maravilhosa. Além de assistir às competições, a maioria também aproveita para conhecer os pontos turísticos famosos, bares, restaurantes, museus e praias. O resultado não poderia ser diferente: a capital carioca está cheia de gente e se tornou, nessas próximas três semanas, o centro étnico e multicultural do mundo.

Mas, para aqueles que querem fugir do tumulto e do burburinho nas ruas, a região serrana da cidade pode ser uma opção. Clima fresco, ar puro, tranquilidade e natureza se tornam os ingredientes perfeitos para garantir a paz de quem não quer aproveitar o Rio neste momento.

Veja também as mais lidas do DT

Por conta disso, estrelados restaurantes e hotéis da serra prepararam pacotes e delícias gastronômicas especiais para receber os visitantes.

Para começar o passeio pelos sabores e lugares, o Cocotte Bistrô, em Itaipava, promete levar os comensais para uma experiência gastronômica tipicamente francesa. O ambiente da casa remete à linda região da Provence, oferecendo um clima sensorial aos clientes.

Para esse período olímpico, Manoela – que além de proprietária também é chef do bistrô – elaborou uma programação diferente para todo o mês de agosto. “Funcionaremos a partir do jantar das quintas-feiras, encerrando apenas no almoço de domingo. Também preparamos, a cada semana da Olimpíada, um menu dedicado a um país que já foi sede dos Jogos”, afirma.

Sabores à parte, assim como nos esportes, a cada final de semana os menus olímpicos do Cocotte vão concorrer entre si. “Nossa ideia é que os clientes possam dar pontuações, de acordo com a opção de que mais gostaram. Ao final, teremos o menu de ouro, formado pela melhor entrada, melhor prato principal e sobremesa”, destaca Manoela.

Seguindo os passos dos restaurantes que prepararam surpresas para o período olímpico, outra grande casa que não vai deixar os visitantes da serra sem delícias gastronômicas com toque europeu é o Bistrot da Serra, em Araras. O lugar, inaugurado há dois anos, é comandado pelos sócios Walace Correa e Mário Possas. Inspirado em três dos mais tradicionais e festejados restaurantes que já funcionaram em Araras – La Belle Meunière, Dical Braconnot e Chico Veríssimo – o bistrô privilegia a culinária suíça, com suas influências francesa, austríaca, italiana e alemã.

Todos os pratos são comandados pelo chef Andre Santos, que começou sua trajetória em restaurantes no Rio de Janeiro. No entanto, foi na região serrana que ele consolidou mais ainda sua experiência, trabalhando em casas como Bistrot Imperatriz e Chateaux dês Montagnes, onde foi treinado pelos chef de Alex Atala e o chef Marcos Pereira, que hoje atua em Belo Horizonte.

A decoração e arquitetura do lugar foi toda elaborada e pensada pelos sócios, que quiseram aproveitar a natureza da região. Prova disso é preservação de uma árvore dentro do restaurante. Um deck sobre o lago e o redor do bistrô todo fechado em vidro garante aos comensais uma apreciação da natureza local.

Para o período dos Jogos, menus específicos foram criados, tendo como inspiração grandes nomes da história das Olimpíadas. As opções de entradas são: mini-hambúrguer de carne com cogumelos e cebolas crocantes, que homenageia o atleta americano Michael Phelps, e o minirrisoto de cordeiro, que leva o nome de Eduardo Mangiarotti, da Itália. Entre os pratos principais, o destaque vai para a moqueca de frutos do mar, ressaltando nossa medalhista de ouro, Maurren Maggi, e a costela de porco com purê de inhame, lembrando o multi campeão do atletismo, Usain Bolt, da Jamaica.

Outro cantinho tipicamente francês e delicioso na região de Itaipava é dirigido pelo também renomado chef Barão, que já trabalhou ao lado de Claude Troisgros e no Copacabana Palace e acaba de inaugurar o Barão Bistrô, uma ampliação do Barão Gastronomia Ateliêr, que ele comandou por 12 anos.

Diferentemente do Barão Gastronomia Atelier, o Barão Bistrô ficará aberto ao público, sem necessidade da realização de reservas, com funcionamento no esquema de almoço e jantar, com mesas para 60 lugares. Contará com música ao vivo e receberá atrações diversas. Para a temporada de inverno, o Barão Bistrô apresenta ainda um cardápio exclusivo de fondues no período olímpico, que contemplará seis opções excêntricas, porém muito interessantes.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade