René Contreras, diretor do escritório da República Dominicana no Brasil: “nos consolidamos mundialmente”

Continua depois da publicidade

REDAÇÃO DO DIÁRIO

O dominicano René Contrerás, diretor do escritório da República Dominicana no Brasil, é o típico cidadão caribenho. Comunicativo, alegre e tem um orgulho imenso em falar de sua terra, história e cultura. “Santo Domingo, nossa capital, é cosmopolita com atrativos históricos, arquitetônicos, forte hotelaria, bares e restaurantes.  Primeira capital espanhola na América foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO”, adianta o diretor do escritório da República Dominicana no Brasil, antes de enumerar uma sequencia enriquecida de detalhes de paraísos como Punta Cana,  Cayo Levantado, Ilha Saona, em uma recente visita à redação do DIÁRIO. País que só no ano passado recebeu 140 mil brasileiros, a República Dominicana é hoje um destino turístico consolidado mundialmente, segundo o próprio Contrerás. O DT o entrevistou, confira:

DIÁRIOA República Dominicana tem expectativa de receber mais brasileiros este ano de 2016 mesmo com a crise econômica em nosso país? Se sim, quantos brasileiros?

Veja também as mais lidas do DT

RENÉ CONTRERAS –  O aumento no número de turistas brasileiros na República Dominicana tem sido significativo desde 2013. De 2013 para 2014, o aumento foi de 91 mil para 114,129 turistas brasileiros, o que significou um crescimento de 19%. Em 2015, este número aumentou para 140,348 passageiros brasileiros, o que significou um crescimento de 23% se comparado a 2014.

Sem sombra de dúvidas os últimos anos tiveram crescimento bem representativos. Este ano de 2016, apesar de ser um ano de crise no Brasil, reserva boas expectativas para a República Dominicana, uma vez que é o destino preferido dos brasileiros no Caribe. É o destino menos afetado e tem expectativas de crescimento sobre o ano anterior.

A República Dominicana mantém constantes investimentos para uma boa manutenção de questões ambientais, como a educação ambiental para os moradores e turistas, bem como a preservação e respeito à fauna e flora locais (Foto: DT)
A República Dominicana mantém constantes investimentos para uma boa manutenção de questões ambientais, como a educação ambiental para os moradores e turistas, bem como a preservação e respeito à fauna e flora locais (Foto: DT)

DIÁRIOO turismo vive de turistas. No entanto, hoje já existem inúmeros movimentos no setor que apontam para a sustentabilidade de um destino, evitando que ele se torne um produto massificado e até, poluído em todos os sentidos. Como a República Dominicana trabalha essa equação?

RENÉ CONTRERAS – A República Dominicana hoje já é um destino turístico consolidado mundialmente. Apesar disso, ainda possui um potencial imenso em turismo de luxo, de golfe, de compras, de montanhas, bem como o ecoturismo, de negócios, entre outros. Há atrações de praias virgens, de montanhas pouco habitadas, cavernas, resorts e destinos que estão sendo trabalhados no Brasil.

Por ser um país rico em recursos naturais, a República Dominicana mantém constantes investimentos para uma boa manutenção de questões ambientais, como a educação ambiental para os moradores e turistas, bem como a preservação e respeito à fauna e flora locais. O Ministério do Meio Ambiente da República Dominicana, bem como instituições relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade do país, mantém projetos de sustentabilidade para o turismo. Dessa maneira, a República Dominicana consegue trabalhar todos os tipos de turismo possíveis na ilha de maneira respeitosa e de maneira a preservar o país, a natureza e todo o redor.

A República Dominicana é menor e todas as regiões são turísticas, o povo já está mais acostumado e profissionalizado quanto ao atendimento, à recepção e aos serviços necessários ao consumidor, neste caso, o turista

DIÁRIOQuais têm sido os investimentos da República Dominicana na promoção do destino utilizando os meios mais modernos de marketing e tecnologia?

RENÉ CONTRERAS – Óculos de realidade virtual – No Brasil, realizamos no aeroporto internacional de Guarulhos, uma experiência de realidade virtual com passantes do local. Os óculos de realidade virtual dão uma amplitude e sensação de realidade, de estar na República Dominicana ao som desejado e em 360º. Uma experiência tecnológica e que permite aos participantes ter uma melhor idéia de como a República Dominicana é.

A República Dominicana também trabalha com vídeos em 360 para divulgação em outros meios, como a página de web e mídias sociais. Os seguidores podem assistir pelo Facebook do celular as paisagens em 360º. Basta girar o celular ao redor e a imagem irá seguir o comando do giro, dando amplitude de todos os ângulos.

O Ministério do Turismo da República Dominicana atua também em mídias sociais, onde se coloca mais próximo e constantemente disponível aos seguidores. Interações, sugestões ou dúvidas com o público por meio de mídias sociais são respondidas, possibilitando uma comunicação ágil e eficiente entre o Ministério do Turismo da República Dominicana e o consumidor.

Estrutura Hoteleira: as maiores e melhores redes hoteleiras já desembarcaram no país (Foto: DT)
Estrutura Hoteleira: as maiores e melhores redes hoteleiras já desembarcaram no país (Foto: DT)

DIÁRIOEm que o dominicano se diferencia dos demais povos caribenhos e que esta diferença faça a diferença para um turista indeciso visitar a República Dominicana?

RENÉ CONTRERAS – O Dominicano é um povo agradável, receptivo e muito amigável. São em muitos aspectos bem próximos dos brasileiros, que também gostam de recepcionar bem os turistas. Porém, como a República Dominicana é menor e todas as regiões são turísticas, o povo já está mais acostumado e profissionalizado quanto ao atendimento, à recepção e aos serviços necessários ao consumidor, neste caso, o turista. Portanto, além de ser um país com uma população preparada, é também acolhedor e caloroso. Prepare-se para aproveitar as comidas típicas, a bachata – dança típica, os passeios e o povo dominicano, que normalmente marca a viagem das pessoas pela hospitalidade.

Visite https://www.godominicanrepublic.com/pt/

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade