Roma lança apelo ao setor privado e à população para restaurar patrimônio

Continua depois da publicidade

A cidade de Roma lançou esta terça-feira (24) um apelo ao setor privado, na Itália e em outros países, para financiar o restauro de uma centena dos seus monumentos mais emblemáticos. “Ajudem-nos a garantir que Roma permanece uma referência de beleza no mundo!”, reclamou perante a imprensa Francesco Paolo Tronca, que até às eleições de junho assume interinamente a presidência da câmara da cidade.

Esmagada sob o peso de uma dívida de cerca de 12 mil milhões de euros, Roma deixou de ter meios para garantir a manutenção do seu patrimônio, um dos mais ricos do mundo, do Circo Máximo ao Fórum, passando pelas suas paredes aurelianas que remontam à Antiguidade. A capital italiana decidiu pela atração de fundos de empresas e institutos privados do mundo inteiro, chamados agora a financiar uma centena de projetos listados e orçamentados. “Devemos [este projeto] a Roma e devemo-lo também ao mundo inteiro”, declarou Tronca. “Sozinhos, nunca chegaremos lá”, enfatizou.

“A cidade já não tem sequer dinheiro para cortar as ervas daninhas”, lamentou aos jornalistas Claudio Parisi Presicce, o responsável pelo patrimônio no município.

Veja também as mais lidas do DT

O apelo direto não é uma novidade para a cidade endividada. O restauro da Fonte de Trevi, concluído em novembro passado, foi financiado por um grupo italiano vestuário de luxo. Foram também os privados a garantir as verbas necessárias para outros importantes trabalhos atualmente em curso, como o restauro do Coliseu e da escadaria da Praça de Espanha, suportados respectivamente por uma joalheiria e por um fabricante de calçado.

Os patrocinadores privados poderão desta vez fazer a sua escolha a partir da lista de ideias propostas pela cidade e do custo estimado de cada intervenção. Pagar a manutenção das 80 fontes da capital, por exemplo, implica desembolsar dez milhões de euros; mais barato fica custear a iluminação do Circo Máximo (um milhão de euros) ou reparar o aqueduto de Acqua Virgo (600 mil euros), que alimenta, entre outras, a Fonte de Trevi.

Os aficionados de Roma, turistas ou habitantes, podem também contribuir com um cheque de 300 euros para o restauro do Mercado de Trajano.

“Precisamos que a manutenção do nosso patrimônio seja feita de modo contínuo”, acrescentou o presidente da câmara, precisando que essa simples tarefa custaria 25 milhões de euros. (AFP)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade