San Andrés, jóia da Colômbia, recebe 800 mil turistas estrangeiros por ano

Continua depois da publicidade

Por Paulo Atzingen*

Uma ilha com o formato de cavalo-marinho, águas com meia dúzia de tons de azul e uma população bem humorada, solícita e com todos os traços étnicos do brasileiro. Estamos falando de San Andrés, uma das jóias turísticas da Colômbia, localizada a duas  horas de voo da capital, Bogotá.

A ilha, no epicentro do mar caribenho, a cerca de mil quilômetros da costa colombiana é um paraíso para os amantes do mergulho, sol e praia e dos amigos do sossego. Um astral de cidade nordestina com badalação moderada, limpeza nas ruas, muitas motocicletas e uma economia voltada essencialmente para receber bem o turista.

Veja também as mais lidas do DT

De acordo com Juan Enrique Archbold Dau, da gerência de turismo da Procolômbia, em San Andrés, a ilha é o destino que teve a maior fluxo de passageiros internacionais nos primeiros oito meses do ano. “Estamos recebendo cerca de 800 mil turistas internacionais ao ano. Este ano, tivemos um crescimento em torno de 20,3% de janeiro a agosto. Somos o departamento da Colõmbia com mais crescimento turístico neste momento, principalmente os turistas internacionais”, afirma o técnico.

“San Andrés é líder em sol e praia e fomos honrados como a melhor praia da América pela World Travel Awards 2015”, afirma Juan ao DIÁRIO.

San andres é lider em sol e praia e ganhou a premiação de melhor praia da America pela World Travel Awards 2015 (Foto: DT)
San andres é lider em sol e praia e ganhou a premiação de melhor praia da America pela World Travel Awards 2015 (Foto: DT)

Destino com a terceria maior barreira de coral do mundo, San Andres tem 92 hotéis. “No quadro de visitantes, o número de brasileiros vem crescendo ano a ano. “Os brasileiros gostam muto da ilha Providência (que integra o arquipélago) para a prática do mergulho e principalmente em função das praias”, afirmou Juan, sem precisar o número de brasileiros que chegam ao destino.

A Taxa-Turismo, de 16 dólares por passageiro, é cobrada para ingresso na ilha.

Números gerais de brasileiros

Em 2014, a Colômbia registrou um total de 124.712 visitantes brasileiros, com crescimento de 39% em relação a 2013, quando 89.753 viajaram para conhecer as belezas da terra de Gabriel Garcia Marques. Entre Janeiro e Junho de 2015 chegaram a Colômbia 71.274 turistas brasileiros, o que representa um crescimento de 26,1% quando comparado com o mesmo período de 2014 quando 56.503 visitantes brasileiros estiveram no país.

*O jornalista Paulo Atzingen, que viaja Avianca, é convidado pela Procolômbia

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade