Santos Dumont implanta iluminação externa de LED

Continua depois da publicidade

Edição do DIÁRIO

Desde o início deste mês de junho, o sistema de iluminação na calçada do terminal de passageiros do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, passa por modernização e ampliação. A gerência de manutenção do aeroporto iniciou a instalação de uma nova linha de lâmpadas de LED (light-emmiting diode, ou diodo emissor de luz em português) na área, mais próxima ao terminal. Ao todo, serão implantadas 107 novas unidades para a iluminação. A iniciativa tem o objetivo de aprimorar a luminosidade na projeção do meio-fio, trazendo maior conforto e segurança aos passageiros.

A nova iluminação representa uma economia de cerca de 75% no consumo de energia em relação ao modelo de iluminação utilizado anteriormente, com um consumo de 7.700W. O investimento para a implantação do sistema é de aproximadamente R$ 20 mil. Os trabalhos deverão ser concluídos até o fim de julho.

Payback

Com a nova iluminação, a previsão é que o retorno do investimento somente com a redução no consumo de energia elétrica ocorra em pouco mais de três anos. Há também o ganho ambiental, já que, além do menor consumo de energia, o processo de descarte das lâmpadas é menos poluente, e a redução de gastos com a manutenção dos equipamentos, que possuem maior longevidade que as lâmpadas halogênicas antes utilizadas.

Veja também as mais lidas do DT

“Substituir luminárias convencionais por LED é uma tendência que traz muitas vantagens para a administração aeroportuária – o baixo consumo, a maior disponibilidade, a menor intervenção de manutenção, entre outros. Desta forma, toda a comunidade aeroportuária desfruta dos benefícios, em especial o passageiro, que terá um passeio mais iluminado, realçando a fachada do aeroporto e garantindo maior conforto visual”, disse o gerente de manutenção do Santos Dumont, Ricardo Braga Vieira.

“As principais vantagens são para os passageiros, que agora contam com ambiente mais claro, garantindo conforto no deslocamento, e maior segurança. Trata-se do processo de melhoria contínua, com foco no cliente, além de menores custos de consumo de energia e de manutenção”, destacou por sua vez João Marcos Coelho Soares, superintendente do aeroporto.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade