São Paulo celebra aniversário com atrações culturais

Continua depois da publicidade

O maior destino de negócios do Brasil completa 461 anos no próximo domingo (25). A cidade que mais recebe turistas no país é também o maior emissor de visitantes para outros estados. A cultura paulistana é o principal atrativo que cativa brasileiros e estrangeiros. Museus, shows, eventos e congressos completam o passeio.

São Paulo se destaca por ser um dos principais destinos de negócios do país. Mais da metade (56,7%) dos estrangeiros estiveram na cidade para eventos, convenções e compromissos de trabalho, de acordo com estudo do Ministério do Turismo. O viajante com esse perfil gasta cerca de US$ 135,88 por dia, quase o dobro do visitante que vem a lazer.

São Paulo é a cidade com a maior capacidade hoteleira do Brasil. Segundo o Observatório de Turismo de São Paulo (SPTuris) são cerca de 42 mil apartamentos disponíveis, além de 62 hostels com capacidade de receber 2.200 pessoas.

Veja também as mais lidas do DT

Gastronomia

A cidade também é conhecida pela variedade gastronômica. São 15 mil restaurantes e 20 mil bares, segundo a SPTuris – e 52 tipos diferentes de culinárias diferentes, além de 4.500 pizzarias.

Entre as “comidinhas” populares paulistanas estão o famoso sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau do Mercado Municipal. Parte desses atrativos gastronômicos é responsável pela noite agitada da cidade. De acordo com um levantamento feito pelo grupo de comunicação americano CNN, a cidade de São Paulo ocupa o 4º lugar mundial no ranking de melhor vida noturna.

Lazer

Os inúmeros arranha-céus dividem espaço com áreas verdes de lazer bastante disputadas na capital, como o Parque do Ibirapuera, o mais visitado da capital paulista. Inaugurado em 1954, o complexo possui museus e auditórios e chega a receber até 90 mil pessoas por dia nos finais de semana e feriados.

Recentemente, uma nova malha cicloviária vem mudando o estilo de vida do paulistano e a paisagem urbana da capital. Cerca de 300 km de ciclovias cortam a cidade, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego.

A capital paulista é também a cidade mais cosmopolita do país. Entre seus moradores há imigrantes de 70 nacionalidades.

Ao celebrar seus 461 anos com shows gratuitos nos dias 24 e 25, a capital recebe artistas como a cantora Pitty e o músico Jorge Ben Jor. A programação inclui ainda a Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura) que irá sediar o 11° Verão de Poesia, com atividades a partir das 15 horas. O Museu Afro Brasileiro também comemora com a exposição “O Banzo, O Amor e Cozinha de Casa”, do artista plástico Sidney Amaral, com cinquenta pinturas, desenhos e esculturas. Para conferir a programação completa, acesse o site da Secretaria de Cultura da Cidade.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade