Semana Mundial do Turismo terá programação especial em Belém

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

Na próxima terça-feira (27) será comemorado o Dia Mundial do Turismo, em referência a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade, pertencente ao setor terciário. A data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980, logo após a implementação do seu estatuto. No Pará, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) preparou uma programação para celebrar a Semana Mundial do Turismo, entre os dias 26 e 29 deste mês.

As comemorações iniciam com a cerimônia de batismo da aeronave Carlos Gomes, da companhia Azul Linhas Aéreas, na segunda-feira (26), no Aeroporto Internacional de Belém. A aeronave que vai receber o nome do famoso maestro, faz a rota Campinas-Belo Horizonte-Belém. A escolha se deu pelo fato que Carlos Gomes era natural de Campinas (SP) e passou seus últimos anos de vida em Belém, falecendo na capital paraense em 16 de setembro de 1896, portanto, 120 anos atrás.

Veja também as mais lidas do DT

A iniciativa conta também com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio da Fundação Carlos Gomes, Infraero, Prefeitura Municipal de Campinas e da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV-PA). A comitiva vinda da cidade paulista será recepcionada no aeroporto com apresentação do coral e de músicos do conservatório. Eles também farão uma visita à Fundação, onde será entregue pelas autoridades de Campinas uma placa em homenagem ao Maestro Carlos Gomes, seguida de visitação ao Museu de Arte de Belém (Mabe). O local abriga a tela que mostra os últimos dias do maestro na capital paraense.

Na terça-feira (27), a programação acontece no Cine Olympia, com a realização do “Bate Papo Gastronômico: Da Floresta para a Mesa”, lançamento do Folheto Promocional da Gastronomia do Pará, exibição do filme “Belém 400 anos – A Influência Francesa na Capital Paraense” e mostra das exposições fotográficas #FériasPA e Expedição Pará.

O dia 28 está reservado para a solenidade de entrega do III Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, que premiará os 25 vencedores nas categorias Jornalismo Impresso, Jornalismo On Line, Radiojornalismo, Telejornalismo, Fotojornalismo e #MeuBemPará. A cerimônia será às 18 horas, no Teatro Maria Sylvia Nunes.

A noite também terá como atração a presença de David Schurmann, que vai ministrar uma palestra com temática voltada ao turismo. Cineasta formado na Nova Zelândia, Schurmann iniciou sua carreira internacional aos 19 anos como diretor de programa de televisão daquele país, onde viveu por seis anos.

Acompanhado da atriz Mariana Goulart e do produtor João Roni, David fará uma projeção do filme “Pequeno Segredo”, no dia 29 de setembro, fechando a programação da Semana Mundial do Turismo. O filme teve algumas cenas rodadas no Pará, com apoio institucional do governo do Estado, por meio Setur. A película foi indicada pelo Ministério da Cultura (MinC) como o representante do Brasil para tentar uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade