Seminário Turismo de Experiência acontecerá em Guaratinguetá (SP)

Continua depois da publicidade

Redação do DIÁRIO

Evento unindo debates sobre nichos turísticos será realizado no Vale do Paraíba, em São Paulo. Trata-se do Seminário Turismo de Experiência 2016, que acontecerá no dia 03 de agosto, quarta-feira, das 09h às 15h. Segundo a organização, o formato foi desenhado para apresentar ao trade turístico, de uma maneira mais personalizada, dois segmentos que crescem muito no Brasil: o Turismo de Luxo e o Turismo Religioso.

Visão do Hotel Clube dos 500 que receberá o Seminário Turismo de Experiência 2016 no dia 03/08 (Foto: DT)
Visão da área do Hotel Clube dos 500, que receberá o Seminário Turismo de Experiência 2016 no dia 03/08. (Foto: DT)

Conhecido como Turismo de Experiência, esse novo nicho vai muito além dos circuitos tradicionais. Surge com o intuito de estimular a vivência e o envolvimento com as comunidades locais e o aprendizado de novas atividades, como a produção própria de artesanato. “Estes e outros nichos turísticos devem oferecer produtos não convencionais, sem roteiros cansativos, sem pressa ou somente hotéis que só servem para pernoitar. O seminário reunirá especialistas para contar com exemplos detalhes e oferecer ao público mais conteúdo. São exemplos que identifiquei como interessantes e que podem andar juntos“, declara ao DIÁRIO o jornalista Marcos Junior Oliveira, idealizador do seminário. 

Veja também as mais lidas do DT

Segundo a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) o Brasil conta com uma população de mais de 170 mil milionários, ocupando a 11ª posição no ranking mundial de pessoas detentoras de altíssimos patrimônios líquidos, liderando a América Latina nessa categoria. “Como o brasileiro é um consumidor muito importante para o segmento do turismo de luxo, queremos focar Curaçao como uma ilha que tem muitos atrativos para este público. Desde hotéis boutique, atrativos turísticos exclusivos até passeios de helicóptero, golfe e esportes náuticos“, afirma ao DIÁRIO Giselle Makinde, sócia-diretora da Double Task, empresa que representa Curaçao no Brasil.

Centro de San Salvador e com a Catedral Metropolitana ao fundo. (Foto: Marcos J. T. Oliveira)
Centro de San Salvador e com a Catedral Metropolitana ao fundo, onde o Beato Oscar Romero serviu como arcebispo. (Foto: Marcos J. T. Oliveira)

No segmento religioso de acordo com dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, em 2015, aproximadamente 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo país levados pela fé. Para explorar mais o Turismo Religioso será apresentado um pouco mais de cases na América Central, especialmente em El Salvador. Vladimiro Villalta, adido comercial e de turismo em São Paulo disse ao DIÁRIO que “El Salvador difundiu muito nos últimos meses pacotes turísticos que têm como ponto central a figura de Monsenhor Oscar Romero, arcebispo que morreu durante a guerra civil em meu país e que foi beatificado em 2015. Agora queremos trazer mais o contexto turístico de todo o país e a região para o público brasileiro, particularmente agentes de viagens e operadores“.

Será um evento importante de capacitação de agentes de viagens e profissionais do trade turístico do Vale do Paraíba. Como a região tem um importante vínculo com o turismo religioso com as cidades de Aparecida e Guaratinguetá, o seminário será essencial para difundirmos outras iniciativas que consolidam o segmento como oportunidade“, comenta João Gilberto Oliveira, presidente da AGCTUR, Associação de Guias do Circuito Turístico Religioso.

Programação 

8h30 – Recepção e Welcome Coffee
9h10 – Boas-vindas a cargo de Marcos Junior T. de Oliveira, organizador do Seminário
9h15 – O Conceito do Turismo de Luxo – Roberto Nogueira, Diretor do Hotel & Golfe Clube 500
9h40 – Compreendendo melhor o Turismo Religioso no Brasil – Alfredo Gimenes, Vice-Presidente da Pastoral do Turismo da CNBB e Delegado de Turismo no Vale do Paraíba.
10h10 – Como montar um produto exclusivo unindo Luxo e Turismo Religioso
Janaína Araújo, Sócia-Diretora da Onìlé Viagens

10h50 – Beato Oscar Arnulfo Romero Galdames (El Salvador), Cristo Negro de Esquipulas e a religiosidade na América Central: novos pacotes p/ brasileiros
Vladimiro Villalta, Adido de Turismo da Embaixada de El Salvador no Brasil e palestrante convidado
11h25 – A 3ª Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo e o Vale do Paraíba
João Gilberto Oliveira, guia de turismo e presidente da AGCGtur

11h45 – Curaçao e o turismo de luxo – Giselle Makinde, representante de Curaçao no Brasil
12h30 – Apresentação e Visita técnica pelo Hotel & Golfe Clube dos 500

Roteiro turístico de Frei Galvão (Arte: Secretaria de Turismo de Guaratinguetá)
Roteiro turístico de Frei Galvão (Arte: Secretaria de Turismo de Guaratinguetá)

15h – Visita guiada à Catedral de Santo Antônio e Casa de Frei Galvão no Centro de Guaratinguetá – sob a orientação de Tereza Maia e Tom Maia, historiadores e especializados em turismo religioso – passeio por adesão e com encontro na porta da Catedral.

Paralelamente será organizada uma exposição sobre o Beato Oscar Romero no hall do Hotel & Golfe Clube dos 500 com a montagem de 5 painéis contando a vida e obra do referido religioso. São esperados 50 participantes entre agentes de viagens, operadores, hoteleiros e profissionais do turismo do Vale do Paraíba.

O Seminário Turismo de Experiência 2016 conta com o patrocínio de Curaçao e do Escritório Comercial de El Salvador em São Paulo. Apoio da Onìlé Viagens, Double Task, Hotel Clube dos 500, AGCTUR, Lomman Studio Design, CNTur e diretoria de Turismo da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. O Diário do Turismo, MICE Business, Imprensa e Mídia, Empresas do Vale, Revista Ribeirão Connection são Media Partner do evento.

INSCRIÇÕES

Os interessados deverão preencher um formulário online no Link (ou se preferirem presencialmente devem ligar para (12) 3105-8590 / (12) 9 9138-3939). Após deverão depositar o valor de R$ 50,00 em favor da JBA Viagens e Turismo Eirele ME (Agencia: 4175 | C/C: 130045813 | Banco Santander | CNPJ: 21.691.226/0001-56. É necessário enviar o comprovante de depósito para o e-mail: atendimento@onileviagens.com.br para confirmar o pagamento.

Banner do Seminário Turismo de Experiência
Banner do Seminário Turismo de Experiência

SERVIÇO  

Data: 03 de agosto de 2016, quarta-feira
Horário: 9h às 13h30
Local: Hotel & Golfe Clube dos 500  – Rod. Pres. Dutra Km 60, Guaratinguetá-SP
Investimento: R$ 50,00 (Com direito a material, certificado e almoço)
Informações: (11) 96220-8491

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade