Termas Puyehue: cavalgada entre vales e colinas da Patagônia

Continua depois da publicidade

Por Paulo Atzingen (de Puyehue, Chile)*

Euro, Perla, Fantasia, Pulsera e Pincóia são os nomes de alguns dos 15 cavalos que ficam na cocheira do hotel Termas Puyehue prontos para o hóspede montar. A cocheira se acessa descendo por uma trilha bem cuidada cercada de flora nativa.

A manhã deste mês de agosto amanheceu nublada e com um leve chuvisco, mas o monitor Danny Rosales se antecipou trazendo capas próprias para qualquer tipo de intempérie. “Só não fazemos cavalgada com vento muito forte. Pode ter neve, chuva ou sol e o passeio é garantido”, afirma em um claro espanhol. Segundo ele, com ventania o sentido dos cavalos se altera, não escutam e ficam indisciplinados.

O trajeto de aproximadamente três quilômetros dura em torno de uma hora
O trajeto de aproximadamente três quilômetros dura em torno de uma hora

Espetáculos à parte

O trajeto de aproximadamente três quilômetros dura em torno de uma hora. A beleza do mundo rural da região dos Lagos, ao sul de Santiago é difícil descrever mesmo sem o sol fazendo contraste. O silêncio é cortado por gritos de bandurrias (uma espécie de aves típicas dos andes) que surgem em bandos, fazendo algazarra.  Existe uma lenda chilena de que esta revoada de bandurrias gritando indica bom tempo à vista. O passeio tem espetáculos à parte: vacas canadenses Hereford  produtoras de carne pastando em manadas ou sozinhas, casas de colonos nascidas como de um conto de fadas e, ao fundo, o lago Puyehue condensado pela neblina que vem da cordilheira dos Andes.

Veja também as mais lidas do DT

Cavalo Euro: dócil
Cavalo Euro: dócil

Segurança

As observações de segurança para o passeio são muito claras – apesar do baixo risco e da docilidade dos animais, todos domesticados. Os hóspedes são orientados a seguir sempre em linha, evitando andar lado a lado, não galopar e não deixar o cavalo fazer seu lanche (pastar) pois pode criar um efeito dominó e atrasar o passeio.  “Segurar o arreio com firmeza e desfrutar a experiência”, instrui o monitor.

“Temos todos os dias vários passeios, mas sempre com um número limitado de participantes (seis), por questão de segurança e para que o hóspede aproveite toda a beleza do lugar”, afirma Rosales.

Danny Rosales, nosso guia, é natural de Puerto Montt, a capital da Província de Llanquihue e a principal cidade da Região de Los Lagos onde ergue-se o hotel Termas de Puyehue.

Dani Rosales, nosso guia e monitor de montaria
Danny Rosales, nosso guia e monitor de montaria

O Hotel

Termas Puyehue – Wellness & Spa Resort está a menos de duas horas de voo, ao sul de Santiago do Chile, a uma hora da cidade de Osorno e a cerca de 170 quilômetros de Bariloche (Argentina). O hotel é rodeado de bosques, rios e lagos do Parque Nacional Puyehue, um santuário da natureza patagônica. Possui 107 apartamentos, três piscinas termais, boliche, SPA e restaurantes com grande variedade gastronômica.

O hotel é rodeado de bosques, rios e lagos do Parque Nacional Puyehue, um santuário da natureza patagônica
O hotel do grupo chileno Transoceânico é rodeado de bosques, rios e lagos do Parque Nacional Puyehue, um santuário da natureza patagônica

www.puyehue.cl

O DIÁRIO DO TURISMO – viajou a convite do grupo Transoceânica (Chile), tendo seguro GTA, comunicação ChatSim e apoio JoãoAraújo Promoção

Confira outras imagens:

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade