Trem do Barão é nova atração turística em Vassouras (RJ)

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

O município de Vassouras, localizado no Sul Fluminense, inaugurou no último sábado (11) um componente para incrementar o turismo do Vale do Café: o Trem do Barão. A ativação do trenzinho, um pequeno ônibus estilizado, faz parte da iniciativa conjunta dos hotéis, fazendas e comércio da cidade, que serão os convidados dessa primeira viagem. Seu trajeto incluirá todo o centro histórico, passando pela Praça Barão de Campo Belo, casarios antigos e pelo Museu Casa da Hera, com ponto de parada em hotéis e demais pontos turísticos para o embarque de passageiros.

Em sua viagem inaugural o passeio foi acompanhado pela mucama Mariana Crioula, personagem vivida pela turismóloga e guia Andreia Pit, que mostrava os prédios e casarões pelo caminho apontando seus detalhes históricos e arquitetônicos. Entre os convidados presentes estavam empresários e parceiros do novo projeto, como representante dos hotéis Santa Amália, Mara Palace e da secretaria de turismo.

Veja também as mais lidas do DT

A Estação Ferroviária de Vassouras, que é mantida pela Fusve (Fundação Educacional Severino Sombra), será o ponto de partida e chegada do trenzinho turístico. Ela completa 102 anos desde sua inauguração, em 1914 e funcionou até 1970.

A inauguração do trem como atrativo turístico é representativa para diversas gerações – aquelas que vivenciaram o período da ferrovia e as que não presenciaram, mas conhecem as histórias. Agora fazendo parte da programação semanal do município, o Trem do Barão funciona aos sábados e domingos, com um passeio de 1h de duração.

Após o passeio os visitantes podem visitar o Memorial do Trem, que é mantido pela prefeitura e fica localizado no interior na antiga Estação, com exemplos de equipamentos e peças usadas pelos ferroviários e fotografias antigas.

Serviço:

Funcionamento: sábados, às 15h; domingos às 10h
Preço: R$ 10
Local: Estação Ferroviária de Vassouras (Sede da Fusve)
Endereço: Praça Martinho Nóbrega, 40, Vassouras, RJ

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade