Três perguntas para Benjamim Liberoff, vice-ministro de Turismo e Esportes do Uruguai

Continua depois da publicidade

Entrevista publicada originalmente em 23 de setembro

DIÁRIO – O Ministério do Turismo do Uruguai possui um Programa de Apoio ao Setor Turístico junto à linha de financiamento do BID. Quais são os principais projetos ou ações que utilizam-se deste canal de financiamento?

BENJAMIN LIBEROFF – O programa de Apoio ao Setor Turístico (Programa BID MINTURD) tem como objetivo contribuir com a geração de lucros, ingresos e empregos nas áreas beneficiarias do Corredor del Río Uruguay e destinos associados.

Veja também as mais lidas do DT

Pretende captar novos segmentos de demanda, através de productos náuticos, articulados com atrativos naturais e histórico-culturais, como propostas de ecoturismo, turismo cultural, gastronomía, turismo de aventura, turismo esportivo e turismo rural.

O programa está estruturado em três componentes: valorização turística do Corredor del Río Uruguay e destinos associados; apoio ao empreendedorismo e ao investimento turístico; estabelecimento de um modelo de gestão integral para o Corredor del Río Uruguay e destinos associados.

DIÁRIO – Vocês possuem um prêmio denominado “Pueblo Turístico”. Este prêmio é destinado a empresas? Qual é o objetivo deste prêmio?

BENJAMIN LIBEROFF O premio Pueblo Turístico instaurado pelo Ministério do Turismo em 2013 é um chamado à promoção de projetos de desenvolvimento local, que incentiva a inovação e a diverisificação da oferta turística, buscando aproveitar e valorizar os atributos ambientais locais e dos entornos, focado no desenvolvimento sustentável para locais com até 3 mil habitantes.

O objetivo é desenvolver incentivos para que estas localidades se integrem à oferta turística do país, promovendo o avanço local a partir de propostas turísticas, melhoras na infraestrutura e maiores apostas na promoção.

Em 2013, o projeto “Encuentro Mágico con el Pasado y el Presente Industrial de Conchillas” ganhou o premio. O local se encontra na costa oeste de Colonia.

Em 2014 foi o projeto “Descubrí Santa Catalina” que ganhou o premio. O projeto realiza a renovação e restauração do edificio da antiga estação da ferrovia, de grande valor local. Os idealizadores esperam utilizar o salão principal para a recepção de turistas e residentes, oferecendo-lhes um ambiente para descansar.

O Pueblo Santa Catalina está localizado ao sudeste de Soriano, a 85 km de sua capital, a cidade de Mercedes. Suas origens estão ligadas à chegada da ferrovia na capital e à construção da estação no km 206, no início do século XX.

DIÁRIO – O site do Ministério do Turismo do Uruguay apresenta seções em que se pode acompanhar os dados dos setores turísticos do país. Isso torna a prestação de contas mais transparente? Vocês possuem conta satélite?

BENJAMIN LIBEROFF – As primeiras ações encaminhadas à implementação da conta satélite de turismo no Uruguai se conduziram a partir de 2006, quando as áreas técnicas da Unidade Coordenadora Setorial do Turismo firmou um convenio de cooperação técnica interinstitucional.

No Uruguai participam na CST: O Ministério do Turismo, o Banco Central do Uruguai, o Instituto Nacional de Estatísticas, a Direção Nacional de Migração, a Câmara Uruguaia de Turismo, entre outros.

A conta satélite de turismo permite medir, entre outros indicadores, a contribuição do turismo para o PIB; a posição do turismo em comparação com outros setores económicos; empregos diretos e indiretos gerados pelo turismo; o investimento público e privado na atividade turística; e a arrecadação de impostos gerados pela atividade turística.

O Ministério do Turismo conta com a área de Investigação & Estatística (I&E), que o representa ante o Sistema Estatístico Nacional (SEN). Neste sentido, as estatísticas producidas  pelo I&E são oficiais e atestadas pelo Instituto Nacional de Estatística.

Além disso, de acordo com a lei, é responsabilidade do Ministério realizar estudos sobre a demanda e oferta turística. Estes estudos são publicados trimestralmente no site mintur.gub.uy.

 

www.uruguaynatural.com.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade