Três perguntas para José Milton Serafim, diretor da MW Trekking

Continua depois da publicidade

José Milton Serafim, empresário e ex-prefeito de São José do Barreiro, conversou com o DIÁRIO e flou um pouco do trabalho na prefeitura e a gestão de sua atual empresa, a MW Trekking

Redação do DIÁRIO

A Serra da Bocaina, na divisa entre Rio de Janeiro em São Paulo, tem uma enorme vantagem em relação a outros destinos brasileiros: localização privilegiada entre as duas maiores cidades brasileiras – três horas e meia de São Paulo e a três horas do Rio de Janeiro; proximidade de aeroportos nacionais e internacionais e de algumas das melhores rodovias nacionais. Quem é especialista e trabalha há mais de 24 anos com a região, especialmente o Parque Nacional da Serra da Bocaina, é José Milton Serafim, empresário e ex-prefeito de São José do Barreiro.

Veja também as mais lidas do DT

José Milton conversou com o DIÁRIO e falou da paixão que tem pelo mundo da aventura e do trekking, sua passagem pela gestão pública municipal e alguns resultados obtidos para a pequena cidade no Vale do Paraíba. À frente de São José do Barreiro recebeu o prêmio “Prefeito Empreendedor” concedido anualmente pelo SEBRAE Nacional aos melhores prefeitos do país. Fato que “me deu muita alegria; pois realmente ajudou e ainda ajuda muita gente que estava fora do roteiro do turismo em São José do Barreiro“, cita Serafim ao DIÁRIO.

Acompanhe:

DIÁRIO- Como foi a experiência de migrar da iniciativa privada para a vida pública. Como ficaram os negócios com a agência MW Trekking?

José Milton Serafim: Não foi nada fácil… Na iniciativa privada conseguimos ter mais foco, mais objetivo, mais colaboração e, principalmente, mais rapidez nas tomadas de decisões e nas realizações. Conseguimos ver as coisas acontecerem! No setor público tudo anda muito devagar; muita burocracia; temos que ter muito empenho e persistência para que coisas aconteçam… Quanto a MW Trekking, impossível trabalhar em duas atividades tão distintas ao mesmo tempo… Conseguia focar somente em alguns finais de semana; ficamos desenvolvendo somente os roteiros bem básicos para não fechar a empresa.

DIÁRIO- Hoje, tem interesse em atuar em outro cargo público? Se sim, qual? Se não, quais os objetivos para a agência em 2017?

José Milton Serafim: Fiquei 5 anos como prefeito de São José do Barreiro e dei o melhor de mim. Meu município, segundo os índices FIRJAN de Gestão Fiscal, estava na posição 598 dentre os 645 municípios do Estado de São Paulo quando eu assumi a prefeitura em 2011. Em 2015, a posição de São José do Barreiro era de número 54 dentre os 645 municípios paulistas. Ou seja, um município de 4 mil habitantes passou de um dos últimos, para um dos 100 melhores municípios do estado. Isso demandou muito trabalho, muitas viagens a São Paulo, muito estresse, desgaste emocional e muitos dias longe da família.

Passeio de bicicleta com clientes pelo Parque Nacional da Bocaina (Foto: divulgação)
Passeio de bicicleta com clientes pelo Parque Nacional da Bocaina (Foto: divulgação)

Não pretendo mais atuar em nenhum outro cargo público. Quero focar toda minha energia daqui para a frente na MW Trekking Viagens e Turismo; quero trabalhar com gente que gosta do que faz, com gente feliz e que quer ver as coisas acontecerem. Sou do tipo que gosta de realizar e preciso disso, gosto de realizar coisas novas! A MW Trekking agora está lançando vários roteiros novos de trekking e mountain bike na Serra da Bocaina e ano que vem estaremos lançando novos roteiros  em outras localidades fora da Bocaina e, também, fora do Brasil.

Agora nosso foco é atuar em parceria com agências de turismo que desejarem representar nossos serviços em várias partes do Brasil e do mundo. Somos os especialistas na Serra da Bocaina; nascemos e crescemos na Serra da Bocaina e depois de 24 anos atuando no turismo receptivo na Serra da Bocaina conseguimos chegar a um nível de serviço que poucas empresas conseguem; isso dá confiança e tranquilidade a grandes agências de São Paulo, Rio de Janeiro e outros países a contratarem a MW Trekking para a operação de roteiros para seus clientes na Serra da Bocaina. 

3- Como avalia o turismo de São José do Barreiro, atualmente? Quais os principais resultados que poderia mencionar durante o período que esteve à frente da cidade?

José Milton Serafim: O Turismo hoje representa a segunda maior economia do município, emprega direta ou indiretamente por volta de 1/3 da população e (no momento) ainda está em crescimento. Nosso objetivo frente ao governo municipal foi fomentar o turismo como fator de desenvolvimento da economia local. Melhoramos os acessos, contratamos uma assessoria de imprensa para divulgar as belezas naturais e históricas do município, criamos um mapa turístico muito completo onde incluímos áreas antes não exploradas pelo turismo, melhoramos os eventos do município e incentivamos eventos de esporte de aventura como mountain bike, voo livre, off road e corrida de aventura.

Isso tudo junto aumentou em 21% a taxa de ocupação em São José do Barreiro e em 1,3% a taxa de permanência dos turistas no município (ou seja, com mais coisas para fazer, os turistas passavam um dia e 3 horas a mais no município que anteriormente).

Criamos o Projeto “São José do Barreiro com Você” onde incentivamos os produtores rurais, doceiras e artesãos a produzirem algo diferenciado e com qualidade e criamos um “mapa do tesouro” onde os turistas começaram a ir diretamente comprar de quem produz, direto nas próprias propriedades rurais incentivando o desenvolvimento do Turismo Rural e gerando mais recursos na área rural. Recebi o prêmio de Prefeito Empreendedor no SEBRAE por esse projeto e isso me deu muita alegria; pois realmente ajudou e ainda ajuda muita gente que estava fora do roteiro do turismo em São José do Barreiro.

Serviço:
MW Trekking Viagens e Turismo
Tel: (12) 3117 12 20 | 9 9728 11 74  /  9 97267976
E-mail: contato@mwtrekking.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade