Um povo alto, porque alto vive

Continua depois da publicidade

 

A média de estatura do povo inca nunca ultrapassou os 1.60m. Seus descendentes diretos, os peruanos, refletem essas características físicas, no entanto, ser pequeno em altura não significava ser pequeno em inteligência, em espiritualidade, cosmologia e engenharia.

As montanhas eram o lugar favorito dos Incas para a construção de templos, verdadeiras casas dos deuses. Segundo eles, esses deuses  governavam o mundo e precisavam ser agradados. Próximo aos templos construíam suas casas, no alto. “Suas moradas eram construídas acima das montanhas para que suas chances de sobrevivência fossem sempre maiores”, explica Liliana Buendia, nossa guia. Casas no alto significava proteção das tempestades com ventos muito fortes, catástrofes como desmoronamentos, além da vista privilegiada.

Veja também as mais lidas do DT

“Era também uma estratégia de luta. Do alto, podiam jogar pedras em seus inimigos, construir barreiras para bloquear caminhos, estar mais próximo do sol e ademais, os astrólogos poderiam estudar os fenômenos do nascimento e do pôr-do-sol, por exemplo, determinando o fim e o começo das estações. Até a chuva que os molhava seria mais pura”, ensina a jovem senhora Buendia.

Esses eram alguns dos fatores pelos quais o povo Inca preferia viver em cima das montanhas.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade