Um Rio de Janeiro que precisa de ajuda

Continua depois da publicidade

Sabemos que as áreas turísticas tem recebido uma atenção especial das forças de segurança e as incidências com turistas diminuiram

por Bayard Do Coutto Boiteux*

Acordamos mais uma vez com muito medo.Vivemos numa cidade abençoada pela natureza e por seu povo alegre, mas que encarna  novamente um momento de profunda inquietação. Os últimos acontecimentos são aterradores como a queda de um helicóptero da policia militar durante conflito na Cidade de Deus, uma comunidade que parecia pacificada mas onde os traficantes surgem com força.

O Rio de Janeiro vive uma crise de falência esperada e de prisão de ex governadores inclusive com relacionamento politico com  Pezão e com o  futuro prefeito Crivella. Estamos estarrecidos com o desmantelamento da segurança, abalado pelo atraso dos salários das forças de segurança. É muito triste ver o modelo das UPPS enfraquecido por falta de recursos mas também  de politicas educacionais, habitacionais e de geração de emprego que deveriam ter sido desenvolvidas para minimizar os impactos da falta de esperança dos  mais jovens.

Veja também as mais lidas do DT

Não sabemos muito bem o que vai ocorrer nos próximos meses com o turismo. O crescimento da rede hoteleira, sobretudo na Barra da Tijuca, já demonstra que não houve planejamento para o verão. A ocupação tem sido de 35% na média e não deve ultrapassar os 65% no carnaval e no Réveillon, segundo estudo produzido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do RJ, que estima também que não haverá crescimento do número de turistas no próximo verão.

Os recentes acontecimentos na cidade e a morte de mais de 100 policiais militares nos últimos meses vem afetando a imagem institucional da cidade, com estações de BRT sem segurança e alvo dos bandidos inclusive com explosões. Verdadeiros heróis, nossos policiais talvez precisem das forças federais para ajudar num momento de tanta confusão.

Vejo, com muita tristeza que vamos passar por mais uma crise sem a devida critica construtiva da indústria do turismo, o chamado trade, que parece adormecido

Vejo, com muita tristeza que vamos passar por mais uma crise sem a devida critica construtiva da indústria do turismo, o chamado trade, que parece adormecido ou tentando sobreviver sem obter uma linha efetiva de busca de retorno real.

Sabemos que as áreas turísticas tem recebido uma atenção especial das forças de segurança e as incidências com turistas diminuiram. No entanto, a crise do Estado desestabiliza toda a Prefeitura da cidade, que teoricamente consegue sobreviver pagando seus servidores e dando prosseguimento a seus projetos.

O novo Prefeito terá um trabalho surreal no tocante ao Turismo e a necessidade de manter acesa uma imagem positiva do Rio.Terá que buscar a parceria de notórios do Turismo, para constituir um grande Conselho e criar um plano de desenvolvimento turístico municipal com metas reais pre-estabelecidas. É o momento de junção de forças pois a situação que se nos apresenta é de grande dificuldade para o setor, mormente as pequenas empresas ….

*Bayard Do Coutto Boiteux é vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de turismo do RJ, gerente de turismo do Preservale, presidente do Portal Consultoria em Turismo e diretor executivo do Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do RJ.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade