Uma viagem de Maria Fumaça para o princípio dos tempos da serra gaúcha

Continua depois da publicidade

Parecendo um viajante do passado, chegando da Itália dos imigrantes do século XIX, saúdo o pequeno viajante do tempo

Wanderley Mattos Jr (Textos e fotos)

A estação está repleta, mas o trem ainda não vai partir! Assim é a chegada à velha estação de trem de Bento Gonçalves.

Mais que isso, a experiência desde o início é uma viagem no tempo. A estação data de 1919 e mantém suas características. Os guichês de venda de bilhetes levam-nos para outro tempo. E por falar em outro tempo, deparo-me com um menino que está chegando de viagem. Parecendo um viajante do passado, chegando da Itália dos imigrantes do século XIX, saúdo o pequeno viajante do tempo. Logo descubro que esse não é apenas um privilégio daquele garoto, mas de qualquer um que quiser participar da divertida sessão de fotografias com roupas de época – de época de outrora! Um grupo já se reúne e posa para fotos individuais e coletivas com expressões de antigamente ao som das músicas italianas entoadas pela dupla que anima a estação.

Veja também as mais lidas do DT

A viagem vai começar!

No outro lado, uma linda jovem serve espumantes aos viajantes que estão prestes a embarcar numa viagem que vai bem além dos trilhos que ligam Bento Golçalves a Garibaldi – Carlos Barbosa. Ouve-se o som da Maria Fumaça! A viagem vai começar! Mesmo assim, turistas correm até à locomotiva para tirar uma foto junto à máquina.

Maria Fumaça
Artistas caracterizados nos fazem rir, pensar, cantar e dançar ao longo de toda a viagem.. Diferente das cidades grandes o trem e seus passageiros não têm pressa de chegar

Embarcamos, e logo somos saudados pela gentil senhorita que nos trará as informações de bordo e do passeio, bem como por diversas performances de artistas caracterizados que nos fazem rir, pensar, cantar e dançar ao longo de toda a viagem. Diferente das cidades grandes, o trem e seus passageiros não têm pressa de chegar, pois têm uma viagem para desfrutar, de lado de dentro e de fora do trem.

A chegada em Garibaldi também é celebrada com distribuição de espumantes e suco aos viajantes no tempo, enquanto percorrem os arredores da estação para mais fotografias da antiga estação.

Novamente subimos no trem, agora com destino ao final da viagem, em Carlos Barbosa. A paisagem revela flores e animais e logo chegamos ao destino final, recebidos com música.

O passeio de Maria Fumaça é oferecido pela agência Giordani Turismo, em Bento Gonçalves.

Serviço:

Giovani Turismo 

Adquira bilhetes pela Central Giovani Turismo: (54) 3455.2788

Veja mais fotos (click para ampliar):

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade