Pousada Ventania: o endereço meio belga meio paraense de Joanes

Continua depois da publicidade

Todos os 13 quartos da Ventania não têm apenas o nome com temas brasileiros, mas a decoração interna remete para viagens que fazem jus ao lugar

Guilherme Ataíde (freelancer para o DT)

Se te contassem que a vida de uma belga e uma paraense se cruzariam no Pará, e da amizade nasceria a confiança e que a belga deixasse de presente uma pousada à paraense, você acreditaria? Mas isto aconteceu mesmo e foi na Vila de Joanes, no Marajó. Acredite ou não, a incrível história de como a Ednea montou a Pousada Ventania começa há 16 anos, quando Olivia Van Eeghem escolheu a praia de Salvaterra para montar sua segunda pousada no Brasil. Vinda de Ouro Preto, em Minas Gerais, onde tinha outra hospedagem, ela decidiu conhecer o Pará “e se apaixonou pelo nosso estado”, conta com uma ponta de saudade, a própria, Ednea Conceição dos Santos.

Apenas dois anos após a inauguração da Ventania é que Ednea passou a trabalhar no local. Foi aí que Oliva pegou confiança no trabalho da joanense e passou a viajar mais e conhecer outros locais do Brasil. Até que ela decidiu voltar à Bélgica – levando consigo um paraense pelo qual se apaixonou. Arrendou a pousada para Edneia. Isso já tem oito anos e desde então ela vem inserindo coisas bem paraenses e marajoaras ao local. Uma delas é a incrível variedade do cardápio – que, aliás, é bilíngüe em português e francês, “coisa da dona Olivia, ela falava umas cinco línguas”, recorda.

Veja também as mais lidas do DT

Pousada Ventania
Da pousada Ventania tem-se esta vista da praia de Joanes (Fotos: DT)

Outro exemplo são os nomes dos quartos: pipa, música, amarelinha, pré-história, boto, curupira… todos os 13 quartos não tem apenas o nome com temas brasileiros, mas a decoração interna remete para viagens que fazem jus ao lugar.

A pousada fica numa encosta de frente para o mar, o que reserva ao local uma vista superior privilegiada e muito vento, muito vento. Com preços que variam de R$90,00 a R$190,00 a diária, com café da manhã, é uma bela opção para se hospedar em Salvaterra.

“E a dona Olivia?” pergunto a Ednea. “Não sei, talvez não volte nunca mais. Quem sabe é o vento”, afirma enquanto a ventania balança os seus cabelos…

Serviço: Pousada Ventania de Joanes

Veja mais fotos:

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade