João Sabino, novo diretor-executivo da ABAV, fala ao DIÁRIO

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Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT

Na última semana, a ABAV Nacional nomeou João Roberto Lacerda Sabino como diretor-executivo em sua estrutura organizacional. O profissional acumula 30 anos de experiência em sua trajetória no setor, especialmente no Grupo Varig, onde atuou até 2006. No novo cargo, Sabino terá sob a sua responsabilidade o desenvolvimento de ações e estratégias visando a profissionalização da gestão associativa da entidade, por meio da integração e do fortalecimento das ABAVs estaduais e do Distrito Federal.

Ele conversou com o DIÁRIO e pontuou alguns detalhes sobre os novos planos e estratégicas para o trabalho junto à entidade. Confira:

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DT – Que mudanças estratégicas são essas mencionadas na sugestão?

João Roberto Lacerda Sabino – São mudanças que atenderão aos três pilares estabelecidos pelo presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, quando assumiu o seu mandato – Gestão Participativa, ABAV Profissional e Agente Empreendedor. Com essa base, temos 16 metas já determinadas e outras 34 deverão ser construídas contando com a participação das 27 ABAVs regionais. É precisamente no alinhamento de todas essas ações que o meu trabalho será pautado na entidade. Temos muito trabalho pela frente. Já estabelecemos um calendário mensal de reuniões com a diretoria e trimestrais com os presidentes das estaduais e do Distrito Federal, e vamos organizar grupos de trabalho para identificar e buscar soluções para os problemas do dia-a-dia dos nossos associados.

DT – Sua experiência comercial pode ajudar os agentes em que sentido?

João Roberto Lacerda Sabino – Espero poder somar com a experiência adquirida em 30 anos de atividades no setor, período em que, felizmente, pude construir um excelente relacionamento com todos os segmentos envolvidos na atividade cotidiana do agente de viagens. Quando atuamos como canais de distribuição, o relacionamento é fator fundamental, e quanto mais estreito ele for, mais sólidas e eficientes serão as nossas parcerias.

DT – Como o sr analisa a situação dos agentes atualmente com o advento das OTA´s, compra direta e comissão zero?

João Roberto Lacerda Sabino – Esse é outro tema inserido no plano estratégico a ser desenvolvido nesta gestão. Por meio do projeto “Agente Online”, um dos oito estabelecidos como prioridade pelo presidente, a ideia é desmistificar o termo OTA e torná-lo aderente a todas as agências de viagens ABAV. Um produto que deve surgir no escopo desse projeto é o ABAV-Res, sistema de reservas online, com baixo custo por adesão, o que dará mais competitividade às agências de viagens. No cenário atual, as comissões não podem mais ser a única forma de remuneração dos agentes, é preciso buscar novos modelos de negócios.

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