DIÁRIO dá 10 dicas para acertar na hora de alugar um carro

Continua depois da publicidade

REDAÇÃO DO DT

Ao viajar, muitas pessoas que não optaram por pacotes completos e guias turísticos procuram uma maneira de conhecer o destino de maneira completa e economizando. O aluguel de carro é a saída mais indicada, confira 10 dicas para não ter problemas na hora de fazer a locação!

 

Veja também as mais lidas do DT

  1. Avalie o destino

O destino deve ser avaliado com cautela, já que o carro não oferece a melhor saída para qualquer destino. É preciso estudar se o local é seguro para o visitante andar de carro e se as ruas são de fácil acesso.

 

O destino deve ter diversos estacionamentos e vagas para garantir maior comodidade, por isso muitos especialistas não recomendam alugar um carro em grandes centros urbanos para uma temporada, mas sim para um ou dois dias, dependendo da necessidade.

 

  1. Avalie o veículo

Antes de sair da locadora com o carro, é preciso, junto a um funcionário, avaliar as condições em que ele está, inclusive quanto há de gasolina no tanque. A lataria, o estepe, a calibração dos pneus, tudo o que possa influenciar na segurança da família e na dirigibilidade. Para que não haja dúvidas, dê algumas voltas com o modelo antes de fechar negócio.

 

  1. Contrate seguro

O seguro contra terceiros é um dos métodos mais eficazes de assegurar mais tranquilidade na hora de alugar um veículo para que você não seja cobrado ou responsabilizado por roubos, furtos ou colisões. Uma dica é avaliar junto à agência de viagem e à locadora se todas as proteções são realmente necessárias ou se irão apenas encarecer o serviço.

 

  1. Compare modelos e tarifas

A diferença entre as taxas para locação de veículos econômicos, compactos e intermediários está ficando cada vez menor. Então vale a pena pesquisar e colocar na balança qual deles irá proporcionar mais conforto, espaço para bagagem e economia, principalmente ao realizar longas viagens.

 

  1. Compare preços

É possível comparar os preços oferecidos pelas locadoras de veículos em sites que pesquisam valores. Assim, você escolhe o melhor e o mais barato para as viagens feitas dentro e fora do Brasil, além de contar, muitas vezes, com a opinião dos clientes e consumidores.

 

  1. Procure descontos

Ao alugar o veículo por períodos mais longos, é possível ter descontos maiores e gerar uma economia durante a viagem. Isto porque muitas locadoras oferecem pacotes semanais, quinzenais e mensais que valem a pena quando comparados ao valor de uma diária.

 

  1. Opte pela melhor quilometragem

Existem dois tipos de quilometragem, a controlada e a livre. Para fazer a escolha ideal para você, primeiro, é preciso calcular uma média de quantos quilômetros você pretende rodar durante o período de viagem.

 

A controlada tem um custo menor, mas é mais indicada para quem não vai rodar muito, enquanto a livre é um pouco mais cara, porém faz com que você escape de gastos extras.

 

  1. Reserve com antecedência

Algumas locadoras realizam promoções para quem faz reservas de automóveis antecipadamente. Desta maneira, você pode economizar ainda mais durante a sua viagem, ao comparar o preço conquistado com a tarifa original de locação.

 

  1. Calcule o combustível

O combustível é um dos custos mais altos que o aluguel de carro pode trazer para o seu passeio. Por isso, coloque na ponta do lápis os quilômetros que serão rodados, o valor aproximado do combustível e quanto o carro escolhido consome por quilômetro.

 

  1. Pegue e devolva na mesma loja

Pegar e devolver o veículo em cidades diferentes pode encarecer a locação, apesar de muitas locadoras não darem esta informação. Isto pode acontecer também entre sedes diferentes localizadas na mesma cidade. Você pode evitar isso verificando se há taxa cobrada neste caso, antes de reservar o carro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade