Deu no jornal: “Agências de turismo travam remessas ao exterior “

Continua depois da publicidade

Valor Econômico

As operadoras de turismo que vendem pacotes para viagens internacionais estão segurando remessas de recursos a fornecedores no exterior, como empresas de hotelaria e companhias aéreas, por exemplo. Apostam que o governo vai voltar atrás e reduzir, de 25% para 6%, a alíquota de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRFF) para pagamentos de serviços turíticos no exterior.

Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a redução para 6% foi o compromisso assumido pelo Ministério do Turismo. A promessa recebida pelo setor é que a mudança será efetivada até o final desta semana.

Veja também as mais lidas do DT

“Contando com essa alíquota, as operadoras de turismo estão trabalhando junto a seus fornecedores no exterior para que não haja repasse de preços ao consumidor por enquanto”, disse a presidente da entidade, Magda Nassar.

Segundo ela, muitas operadoras anteciparam remessas em dezembro, quando havia a isenção. E outras operadoras acertaram com fornecedores para fechar a venda apenas em fevereiro.

Até 31 de dezembro último, o setor era isento dessa alíquota. Essa regulamentação que dava essa isenção venceu no fim de 2015 e não foi renovada. Segundo a Braztoa, havia a promessa do ministro do Turismo, Eduardo Henrique Alves, e do ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de que a alíquota seria de 6%.

Mas na terça-feira desta semana, por meio de uma Instrução Normativa publicada no “Diário Oficial da União”, a Receita Federal disciplinou a incidência de Imposto de Renda sobre rendimentos pagos, creditados ou remetidos para o exterior. Determinou, entre as novas regras, que os valores destinados ao pagamento de prestação de serviços de viagens de turismo, negócios, serviço, treinamento ou missões oficiais estarão sujeitas à incidência do IR com uma alíquota de 25%.

Nas contas da Braztoa, essa maior tributação sobre as remessas das agências brasileiras a fornecedores no exterior pode reduzir vendas de viagens ao exterior, já fragilizadas pela desvalorização do real.

Segundo dados do Banco Central, as despesas de brasileiros no exterior caíram 32,1% em 2015, para US$ 17,3 bilhões.

O diretor geral da Expedia no Brasil, Rafael del Castillo, disse que a alíquota de 25% é desproporcional às margens operacionais com que o setor trabalha. E, se for efetivada, vai reduzir ainda mais a demanda de brasileiros por destinos internacionais. A Expedia é dona dos sites Trivago e Hotéis.com e tem 10% da Decolar.com.

Em reunião realizada anteontem com representantes do setor produtivo, o ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves reafirmou que o governo está empenhado em encontrar uma saída de consenso para o imposto que vai incidir sobre pagamentos para fornecedores fora do Brasil.

“O empenho do ministro Henrique Eduardo Alves está sendo fundamental para o governo entender toda a dimensão desta discussão”, disse o presidente da CVC, Luiz Falco, a maior operadora de viagens do país.

“Estamos otimistas. O governo sempre manteve as portas abertas para a discussão. Acredito que estamos prestes a resolver esta questão”, afirmou o presidente da associação que representa as operadoras de cruzeiros marítimos (Clia Abremar), Marco Ferraz.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade