O Dia da Hospitalidade e o bem receber no Rio Grande do Sul

Continua depois da publicidade

por Manuel Suarez*

No último dia 29 de janeiro comemoramos o Dia da Hospitalidade. Ao lembrarmos a data, remetemos a um conceito ainda mais amplo e abrangente, o do acolhimento. Este, por sua vez, também está associado ao ato de hospedar, apesar de não configurar como exclusivo à atividade. Na verdade, se estende a qualquer setor de comércio e serviços e suas práticas de sociabilidade. Na concepção do Turismo, é indispensável, tornando um destino mais caloroso. É algo necessário e deve fazer parte do convívio humano, pois faz o visitante querer voltar.

Na hotelaria, é primordial para os profissionais e proprietários dos meios de hospedagem o constante aprimoramento no ato de bem receber. Toda a equipe deve atender as expectativas de seus clientes, oferecendo uma hospedagem agradável, equipe solícita e treinada para responder perguntas ou dúvidas de forma ágil, clara e precisa. Pois cortesia e eficiência geram impressões definitivas e incentivam o retorno.

Veja também as mais lidas do DT

Dados do Ministério do Turismo confirmam o fato. A arte do bem receber é hoje o item melhor avaliado por turistas estrangeiros sobre o Brasil. Mas o esforço em construir uma boa imagem para o país não depende apenas da hotelaria. As viagens, por lazer, negócios ou eventos, geralmente colocam à prova a capacidade dos destinos. Já a escolha, e, consequentemente, a permanência dos visitantes no local, requer inúmeros aspectos.

A arte do bem receber é hoje o item melhor avaliado por turistas estrangeiros sobre o Brasil. Mas o esforço em construir uma boa imagem para o país não depende apenas da hotelaria

Para isto, existem facilitadores e mudanças importantes a serem realizadas nos destinos. Em primeiro lugar, a compreensão e a potencialização da comunidade sobre a importância da atividade de Turismo como uma ótima alternativa na entrada de divisas e no incremento da economia local. Em todos os lugares, a qualidade do atendimento costuma ser observado pelo visitante. Boas atitudes repercutem positivamente.

A iniciativa pública, com papel fundamental neste processo, precisa definir uma política clara e prioritária para a atividade turística. É fundamental termos uma infraestrutura adequada, incluindo estradas transitáveis, conforto e informações nas fronteiras, placas de sinalização nas principais avenidas e rodovias, projetos de revitalização das áreas culturais, opções de lazer e segurança. A consolidação, bem como a imagem de um destino, não acontece rapidamente. O trabalho de excelência e promoção é um desafio constante.

Neste momento, a alta do dólar vem influenciando o fluxo turístico interno e mais brasileiros pretendem conhecer o país. E, com certeza, nosso Estado é uma opção atraente. A hotelaria, em conjunto com o trade, governo e comunidade local, precisa formar parcerias e unir esforços. Integrados vamos superar obstáculos, avançar e receber hospitaleiramente os nossos visitantes.

Manuel_Suarez_Cacheiro_1* Manuel Suarez é presidente do Sindihotel (Sindicato Intermunicipal de Hotelaria do Rio Grande do Sul)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade