Governo do Peru informa que não há casos originários do Zika no país

Continua depois da publicidade

Até agora, as medidas de prevenção e controle intensificadas pelo MINSA estão evitando a propagação do vírus no país.

Redação do DIÁRIO com agências

Diante da presença anunciada do primeiro caso importado do vírus do Zika, os ministérios da Saúde do Peru (MINSA) e do Comércio Exterior e Turismo (MINCETUR) emitiram um comunicado à opinião pública informando que o país está preparado para enfrentar esse tipo de possível epidemia. Segundo a nota,  as autoridades reforçaram as medidas de prevenção, controle e acompanhamento após o aparecimento de um único caso importado até o momento. “Não há transmissão autóctone do vírus do Zika no Peru”, informa a nota, que reproduzimos abaixo, na íntegra:

Veja também as mais lidas do DT

  1. O Zika é contraído pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus. Normalmente, os pacientes requerem cuidados gerais de atendimento ambulatorial.

 

  1. O Peru está preparado para enfrentar a ameaça deste vírus e suas autoridades reforçaram as medidas de prevenção, controle e acompanhamento perante o aparecimento de um único caso importado até o momento. Não há transmissão autóctone do vírus do Zika no Peru.

 

  1. Para manter o desenvolvimento normal das atividades turísticas e gerar tranquilidade para os turistas nacionais e estrangeiros e para os operadores de turismo em geral, as autoridades de ambos os ministérios vêm trabalhando de maneira conjunta para fornecer informações verídicas, oportunas e constantes sobre as ações que estão sendo desenvolvidas em âmbito nacional para evitar a propagação do Zika no Peru.

 

  1. É importante ressaltar que as zonas situadas acima de 2.500 metros em relação ao nível do mar estão livres da presença do mosquito transmissor do Zika; portanto, as atividades turísticas nessas áreas desenvolvem-se com total normalidade.

 

  1. O MINSA e o MINCETUR coordenaram, junto com o setor privado de Turismo, um cronograma de fumigação de hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos de serviços turísticos do Norte e da Amazônia do Peru, como medida preventiva.

 

  1. Com relação ao único caso de Zika relatado no Peru, as autoridades reiteram que se trata de um caso importado, um cidadão de outro país, e que até este momento não foram relatados casos autóctones nem de contágio dentro do território nacional.

Lima, 03 de fevereiro de 2016

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade