Editorial: Menos interesse, Mais empenho!

Continua depois da publicidade

Conselho Editorial do DIÁRIO

Os pessimistas de plantão que nos perdoem, mas otimismo é fundamental! Parafraseando o poetinha Vinicius de Moraes que defendia a beleza, defendemos aqui a necessidade de levantarmos a cabeça.

Mesmo ao considerarmos o estágio avançado de leucemia que nosso tecido político se encontra e a quantidade de pus que sai pela sonda da moralidade chamada Juiz Federal Sérgio Moro, o que nos resta é trabalhar, ter vontade, determinação e ficar longe dos pessimistas, quando identificados e  quando possível.

Veja também as mais lidas do DT

Em debate recente aqui na redação surgiram figuras para descrevermos a crise que ora atravessamos e que servem para espantarmos esses mitos que gravitam nas mentes e corações: o mito da crise e o mito da baixa autoestima.

A primeira figura que se aproxima desta crise aparenta uma batalha medieval em um grande campo aberto, aquelas de filmes bem dirigidos  com recorde de bilheteria. Após o confronto entre as forças feudais ambas recuam sem vencido ou vencedor,  mas só sobrevivem os fortes,  os rápidos e os inteligentes, em meio aos mortos e decapitados. É o que temos visto no mercado de agências de viagens, operadoras e empresas de turismo e afins.

Outra figura muito simbólica em nosso debate foi a da grande onda. Uma vaga imensa se ergue a alguns metros de nossa cabeça e temos pouco tempo para pensar. Temos apenas uma chance! Ou furamos a onda em um mergulho simplório e escapista saindo do outro lado com a falsa impressão que fomos espertos; ou….ou…… para não sermos levados por algumas toneladas de água salgada, sincronizamos os  movimentos e…pegamos o tubo…

O tubo aqui, é claro, não é a propina ou corrupção, mas o uso de atributos e técnicas aprendidas com a experiência,  seja administrativa, seja de gestão e sensibilidade para se identificar oportunidades. ..

Além disso, uma excepcional lição que aprendemos recentemente do livro de Ken Blanchard, “O Coração de um Líder”: “ desconfie de quem diz pra você que está interessado em ajudar alguém, o próximo,  a  empresa ou o país”. Estar interessado é uma coisa, estar empenhado é outra…

A todos que começam o ano hoje: amigos, colaboradores, clientes e parceiros , menos interesse, mais empenho! Façam a sua parte!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade