Acessibilidade é muito mais do que investimento. Então, mexa-se! – por Eduardo Mielke

“Poxa que bacana, eles se preocuparam comigo…”

Ao todo, no Brasil, são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (IBGE, sem ano). Simples assim, este número representa 24% de todos os brasileiros. Não é pouco, não e mesmo?

Mas talvez olhando para o poder de consumo individual deste grupo, você possa olhar com algum receio, na medida em que segundo os dados do Ministério do Trabalho (2015), somente 403,2 mil pessoas atuam formalmente no mercado de trabalho. O que pode soar: “tem pouca gente com dinheiro para consumir turismo”…

Ainda que para temperar o discurso, aqui não incluímos as pessoas de melhor idade que precisam de auxílio para se deslocar, etc, dar acessibilidade transcende a tudo isso. Além do óbvio respeito àqueles que devem por direito ter acesso a literalmente TUDO, este olhar e o próprio investimento é na verdade, uma mensagem que se dá à sociedade como um todo.

Atender ao cidadão sem distinção é o mesmo que acolher. É o mesmo que dizer, “olha, venha que aqui nós nos preocupamos com você mesmo. Aqui você será bem tratado e acolhido”. E este sentimento, que vem permeando o que chamamos de hospitalidade, torna-se um convite, um recado direto que é facilmente interpretado como algo bom, no mínimo nobre.

Retorno

Entenda que o “Poxa que bacana, eles se preocuparam comigo”, vira mídia social. E sendo espontânea, rapidamente será compartilhada numa proporção certamente muito maior à quantidade de R$ investidos. Esta real e sincera preocupação com o outro, torna-se algo mais fácil e honesto de se vender. Bem como mais fácil também será, a receptividade do público.

E isso significa CUSTO ZERO com propaganda. E por acaso não é isso que os empresários mais pedem, Sr. Secretário?.

Aliás, ao invés de gastar o que a Secretaria de Turismo não tem em mídia, tentando alcançar aquele turista que você nem sabe ao certo onde ele está, seja mais eficaz e invista neste tipo de obra. Em cima de tudo isso, você está investindo no seu cidadão. Aquele mesmo, morador que ficará cada vez mais orgulhoso da sua própria terra, postando fotos e vídeos de como a sua cidade é legal… Aquele mesmo que lhe dará mais apoio.

Se cada ação gera uma reação, mexa-se. Todos ganham, inclusive você.

*Mielke, Dr. é especialista em Políticas e Gestão de Turismo no Município. Escreve todas as semanas.

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Voo inaugural da GOL é recebido com batismo especial em Florianópolis 

Na noite da última quinta-feira (9), a Gol Linhas Aéreas estreou uma nova rota no Aeroporto Internacional de Florianópolis, pousando às 23h30, oriunda de...

José Ozanir sai do Bourbon: “diversas funções exercidas me fizeram ficar tanto tempo”

O hoteleiro José Ozanir Castilhos não é mais o diretor de operações do Bourbon Atibaia Resort. Ele comunicou hoje ao DIÁRIO sua saída. REDAÇÃO DO...

Blue Tree Hotels entra na era room office e lança lança My Space

A rede Blue Tree Hotels anuncia nesta sexta-feira (10) o lançamento do serviço My Space. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Trata-se da ambientação dos apartamentos em...

Parques temáticos e de diversão de São Paulo poderão reabrir só outubro

Assim como as feiras comerciais, serão necessárias quatro semanas na fase verde antes do retorno Agências Estaduais Os parques temáticos e de diversão poderão reabrir em...

Etnia Casa Hotel, de Trancoso (BA), reabre em 15 de julho com tecnologia em biossegurança

Tudo pronto para a reabertura. Após publicação de decreto de autorização, pela Prefeitura de Porto Seguro, a Etnia Casa Hotel retoma suas atividades em...

Conheça os  tipos de hóspedes do Intercontinental Cartagena de Índias. Um pode ser você!

Preservando as características internacionais da marca, o Intercontinental Cartagena de Índias – possui serviços e produtos que seduzem qualquer tipo de hóspede Por Paulo Atzingen...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias