Equador decreta alerta amarelo após explosões do vulcão Cotopaxi

Continua depois da publicidade

Agências

A secretária de Gestão de Riscos do Equador, María del Pilar Cornejo, informou que foi declarado alerta amarelo nas províncias de Cotopaxi, Tungurahua e Pichincha, em decorrência das emissões de cinza do vulcão Cotopaxi, ocorridas na última sexta-feira (14).

A funcionária fez um chamado aos cidadãos para que mantenham a calma e ponham em prática os planos de contingência em coordenação direta com os Comitês de Operações Emergentes (COES) das províncias envolvidas. Cornejo indicou ainda que a população deve permanecer informada através dos canais oficiais da Secretaria de Gestão de Riscos para evitar confusões.
Como medida de segurança, está suspenso o ingresso ao Parque Nacional Cotopaxi e à Área Nacional de Recreação El Boliche. De acordo com a secretária, os turistas que se encontravam nas proximidades do parque já foram evacuados.
Diante do alerta, o Ministério do Turismo do Equador faz um chamado aos turistas e aos operadores turísticos para que permaneçam atentos às instruções e recomendações transmitidas pelos órgãos pertinentes. O aeroporto de Quito se encontra aberto e as possíveis mudanças de voos são decisões das companhias aéreas e, por isso, recomenda-se estar em contato com elas.
O Cotapaxi é um dos vulcões mais monitorados do Equador, para o qual se dedica uma grande parte dos recursos disponíveis. A primeira estação sísmica permanente dedicada a vigiar um vulcão na América do Sul foi instalada em Cotopaxi em 1976. Desde 1986, o monitoramento é permanente e conta com uma extensa rede de controle, o que assegura uma vigilância adequada.
O vulcão se encontra sobre a Cordilheira Oriental, a uma distância de 35 km ao nordeste de Latacunga e 45 km ao sudeste de Quito. O Cotopaxi é considerado um dos vulcões mais ativos do mundo.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade