Caem os pedidos de falência em 2018, aumentam as recuperações judiciais

Continua depois da publicidade

Retrô 2018 – Matéria publicada em 10 de julho de 2018

Por Marcelo Vianna*

Segundo dados de abrangência nacional do Boa Vista SCPC, houve uma redução em 18,3% no acumulado de pedidos de falência entre os meses de janeiro e junho de 2018 em relação ao mesmo período de 2017.

Por outro lado, os pedidos de recuperação judicial aumentaram em 21,2% ao longo do mesmo período (resultado que, sob certo aspecto, pode ser visto como positivo, pois preferível “tentar recuperar” a “falir”).

Veja também as mais lidas do DT

Na análise por setor da economia, o de serviços foi o que representou o maior percentual, tanto no que se refere aos pedidos de falência (44%) como de recuperação judicial (47%).

Já a partir do critério do porte da empresa, 91% dos pedidos de falência e 92% dos pedidos de recuperação judicial tiveram origem em empresas de pequeno porte.

Apesar de o Boa Vista SCPC não ter divulgado dados específicos por segmento de atuação, identifica-se a partir das informações acima que as empresas que mais faliram e/ou entraram em recuperação judicial foram as de pequeno porte do setor de serviços, perfil no qual se enquadram mais de 90% das empresas do turismo no Brasil.

*Marcelo Vianna é advogado atuante no ramo do turismo e sócio do escritório VIANNA & OLIVEIRA FRANCO ADVOGADOS (www.veof.com.br). Para eventuais considerações a respeito texto acima, está à disposição pelo e-mail: marcelo@veof.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade