Gilmar Piolla, secretário de turismo de Foz do Iguaçu, fala sobre obras no aeroporto de sua cidade

Continua depois da publicidade

Entrevista: Juneo Videira – Texto: André Tanabe

O secretário municipal de turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla atendeu a reportagem do DIÁRIO DO TURISMO durante o Encontro de Lideres realizado essa semana no Wish Resort Golf Convention. Nesta entrevista, Piolla fala especialmente da ampliação do aeroporto internacional de Foz Iguaçu.  Segundo ele, o terminal passa por obras de expansão e revitalização nas áreas de check-in, salas de embarque e saguão, além da instalação de quatro pontes de embarque e desembarque. 

“Fizemos uma repaginação de retrofit geral no aeroporto e está programada sua reinauguração para o dia 7 de dezembro. Dentre as reformas destacam-se a instalação de quatro pontes, (fingers), salas de embarque que de 1.500 metros quadrados passarão a ter quase 6 mil metros quadrados”, quantifica o secretário.

Veja também as mais lidas do DT

De acordo com Piolla atualmente o aeroporto atende 2,5 milhões de passageiros, com a reforma passará a ter carga para atender até 7 milhões. “Essas obras darão um fôlego de 6 a 7 anos para Foz”, prognostica.

Ampliação da pista

O secretário adianta também que as obras de ampliação de pista estão sendo executadas no terminal. “Estamos ampliando a pista de pouso e decolagem, que atualmente tem 2.195 metros. Vamos aumentá-la para 3.195 metros”. O executivo adiantou que atualmente o aeroporto de Foz tem a menor pista comparada com os aeroportos vizinhos, como o do Paraguai (3.400m) e o da Argentina (3.300m). “Mesmo assim ele é o que mais recebe turistas”, completa Piolla. O executivo finaliza afirmando que as obras do aeroporto em ampliação da pista atenderão a grande demanda do destino, que tem recebido não só turistas de lazer como pequenos, médios e grandes eventos corporativos. “Temos uma hotelaria excepcional, grandes espaços para eventos e equipamentos gastronômicos com cozinha internacional”, enumera o secretário.

O número de turistas estrangeiros que visitaram as Cataratas do Iguaçu só em 2018 foi de 1.895.508.

Sobre o aeroporto

Com capacidade para 2,8 milhões de passageiros, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu ocupa uma aérea de 24.188 m². O terminal de passageiros possui 18 posições de estacionamento para aeronaves (dez para a aviação comercial regular e oito para a aviação geral), cinco portões de embarque, ampla praça de alimentação e um completo mix comercial, além de elevadores, escadas rolantes, 20 totens para carga de eletroeletrônicos e estacionamento de veículos com 1075 vagas. 

Diariamente são oferecidos 56 voos, operados pelas companhias aéreas Gol, Latam e Azul, que ligam a cidade paranaense a Curitiba (PR), São Paulo (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Confins (MG) e Lima, no Peru. A reforma também prevê alteração do layout do aeroporto e a criação de novos pontos comerciais e de publicidade.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade