Latam pode demitir até 2,7 mil pilotos e comissários

Em meio a negociações de redução de jornada, com uma possível dispensa de 2,7 mil pilotos e comissários, a Latam está propondo flexibilizar a convenção coletiva, com novas regras de remuneração de tripulantes.

Globo

A proposta de mudança permanente no plano de remuneração tem levado a um impasse nas negociações com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). O presidente do SNA, Ondino Dutra, pediu publicamente a demissão do presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier, durante uma transmissão ao vivo no dia 17 de junho.

“Estamos descrentes sobre a real intenção da empresa em buscar o consenso na medida em que propõe uma redução permanente no salário para uma situação que é temporária”, disse o presidente do SNA, Ondino Dutra.

A Latam terá um dia sem voos domésticos pela primeira vez. No fim da tarde de sexta-feira, a empresa soltou uma breve nota: “A Latam informa que segue em negociação com o sindicato”.

Propostas da aérea
Na tentativa de reduzir custos em um ambiente de forte queda na demanda por viagens de avião, a Latam apresentou duas propostas ao SNA. Ambas começam com programas de licença não remunerada e demissão voluntária.

Na primeira proposta, caso a adesão aos programas voluntários não alcance 2,7 mil tripulantes – 2 mil comissários e 700 pilotos –, a empresa fará demissões até atingir o número. E os 4.965 tripulantes restantes terão a jornada reduzida em 50%.

A segunda proposta prevê trabalho em meio período (redução de 50% de jornada) para todo o quadro de tripulantes até dezembro de 2021.

No entanto, a principal resistência às propostas da Latam, segundo Dutra, não tem a ver com as regras temporárias, mas está relacionada à tentativa de promover mudanças permanentes na forma de remuneração da categoria, além de outras flexibilizações nas regras da convenção trabalhista vigente.

A Latam pode reduzir sua operação em 30% e demitir cerca de 700 pilotos no Brasil. Formalmente, as negociações continuam, mas, segundo Dutra, se a empresa insistir em mudanças permanentes, a expectativa é que o acordo seja rejeitado.

“A categoria tem demonstrado vontade em buscar um acordo para a proposta de redução temporária dos salários e com isso garantir a manutenção dos empregos nos próximos 18 meses”, diz Dutra. “Mas entendemos que a redução de salário a partir de 2022 não se justifica como medida para enfrentar a crise.”

 

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

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