Nina Marciano comemora a maioridade de sua empresa Nina Marciano Comunicações

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Minha carreira começou nos Diários Associados, quando estava no último ano do curso de Jornalismo

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Existem algumas datas que não podem passar em branco e uma delas é a simbologia dos 18 anos de uma empresa. Se os dois anos iniciais são considerados essenciais para a sobrevivência de um empreendimento e cinco são a prova de fogo de um negócio que ainda busca maturidade e espaço em algum nicho de mercado, 18 é a maturação de um plano que teve como raiz pitadas de audácia, doses de perspicácia, visão de oportunidades  e evidentemente, erros e acertos. Foi assim com muitas empresas e é assim com a Nina Marciano Comunicações que agora em dezembro comemora 18 anos de vida. O DIÁRIO conversou com sua diretora, Nina Marciano, confira:

DIÁRIO – Sua empresa, a Nina Marciano Comunicações, completa este ano seus 18 anos de trajetória no mercado da comunicação. Você pode falar sobre como foi o início de seu trabalho e a decisão em apostar neste nicho?

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Minha carreira começou nos Diários Associados, quando estava no último ano do curso de Jornalismo. Depois trabalhei (ou atuei) na Gazeta de Santo Amaro, Jornal do Brooklin, Shopping News e Diário do Comercio, até chegar ao Brasilturis, onde fui repórter por nove anos. Ainda neste jornal, comecei uma parceria com a Pressto Comunicações, da minha amiga Mariuccia Ancona Lopez. Acabei me desligando do Brasilturis e permaneci na Pressto por sete anos. Mas já havia sido apresentada ao Turismo quando trabalhei no Shopping News. No Diário do Comércio, produzia e editava as páginas referentes ao setor. E, a partir do Brasilturis, passei, então, a viver e a entender o Turismo. A experiência de estar “do outro lado do balcão” foi tão interessante e gratificante, que resolvi alçar voo próprio e criar a Nina Marciano Comunicações. Nestes 18 anos, atendi clientes importantes como Braztoa, Sindetur-SP, Belta, Aeromexico, LAN Airlines, Inprotur (Argentina), Hotéis Othon, Puerto Rico e muitos outros destinos e produtos turísticos de igual relevância. 

DIÁRIO – Nina, como você vê o trabalho da assessoria neste momento de grandes transformações tecnológicas?

As transformações tecnológicas só vieram para auxiliar e facilitar o trabalho. Certamente não se concebe mais trabalhar (e nem viver) sem os recursos da internet. Mas desde quando comecei até hoje muita coisa mudou. Eu diria que assessoria de imprensa tinha um objetivo, uma missão, que era prestar serviços para abreviar o caminho do cliente com a mídia. Com o passar dos anos, as assessorias de imprensa começaram a fazer também marketing, relações públicas, organizar eventos e até vender viagens. Não concordo com esse formato que dispersa energia e talentos do assessor de imprensa e seu time, que precisa ter foco para exercer suas tarefas. Mas, reconheço, há espaço para todos os formatos de negócios nesse segmento.

Não concordo com esse formato que dispersa energia e talentos do assessor de imprensa 

DIÁRIO – Você tem alguma dica para jovens recém-formados que queiram trabalhar com assessoria de imprensa?

Sim. Minha dica para jovens recém-formados é: não iniciem o exercício da profissão em assessoria de imprensa. Um bom jornalista, obrigatoriamente, deve passar por várias etapas, iniciando, sempre, pela reportagem. Pode ser mídia impressa, eletrônica ou virtual, não importa. O importante é aprender a ser repórter e a escrever reportagens. Os passos seguintes podem ser redator, editor…. mas nunca sair da faculdade e ir direto para uma assessoria de imprensa. Quem trilha esse caminho tem reais dificuldades de entender como funciona o outro lado.

 DIÁRIO – Como você vê o futuro dos jornais e das redações?

A realidade atual do jornalismo é a redução do universo de veículos da mídia, com o desmonte de redações inteiras. Em contrapartida pipocam sites, blogs e as mais diversas formas de informar com rapidez os vários públicos. Sinal dos tempos. O cuidado que se recomenda apenas é que, independente do formato, não se perca o zelo na apuração das informações e a elegância na escrita, tudo em favor de um leitor ou internauta melhor informado.

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  1. A Nina Marciano Comunicações tem sido a empresa responsável pelo meu aprimoramento profissional, nos últimos 14 anos. Assim, mais do que feliz pela excepcional entrevista publicada pelo Diário do Turismo, a quem parabenizo pelo texto de qualidade ímpar, me congratulo com a jornalista Nina Marciano pelo feito de chegar à maioridade com profissionalismo, força de caráter e fé no futuro.

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