Início Site Página 244

Com um ano no cargo, presidente da PBTUR consolida Paraíba como um dos principais destinos brasileiros

Ferdinando Lucena, presidente da PBTUR, tem como meta para 2024 a ampliação da procura pelo estado fora da alta temporada

Por Bruno Almeida, para o DIÁRIO (com edição)*


Prestes a completar um ano como responsável pela promoção turística da Paraíba, Ferdinando Lucena celebra as conquistas alcançadas como presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR). Para Lucena, que já possuía ampla carreira relacionada à gestão pública do turismo antes de assumir o cargo atual, a conclusão desse primeiro ano é marcada pela “consolidação da Paraíba na prateleira comercial do turismo brasileiro.”

Ampliar visibilidade da Paraíba

Ao DT, ele afirma ter chegado ao posto em um “momento muito importante para o desenvolvimento do turismo na Paraíba”. “Era um período para pensar numa continuidade administrativa e o meu papel foi exatamente o de garantir o legado que tinha sido construído até então e ampliar ainda mais a visibilidade da Paraíba como destino”, destaca. Localizado na central da região Nordeste, o que Lucena vê como uma vantagem estratégica para desenvolver projetos turísticos, o estado da Paraíba é associado a atrativos turísticos culturais, históricos e ambientais. “A Paraíba é um destino brasileiro que possui características extremamente importantes no artesanato, na hospitalidade do povo, na gastronomia”, diz Lucena.

“Por isso, o futuro para 2024 é promissor. Nesse primeiro ano, nós conseguimos avançar, ampliar e fortalecer a competitividade do turismo da Paraíba no Brasil. E ampliar o fluxo de turistas ao longo do ano de 2023. Foi um ano de transformação, com mais investimentos e mais participação da Paraíba nos eventos nacionais e internacionais. Também estivemos nas feiras comerciais de turismo do Brasil e do exterior. Tivemos aumento de orçamento, ampliação de malha aérea e lançamento de novos produtos turísticos, como o Paraíbe-se”, reflete o gestor. O Paraíbe-se, citado por Lucena, trata-se de um roteiro turístico elaborado pelo Governo do Estado em parceria com algumas das maiores operadoras de turismo do Brasil.

Ocupação linear

Paraíba promove seus roteiros turísticos com Central Móvel de Atendimento durante o Carnaval - Foto Assessoria de Imprensa PBTUR
Paraíba promove seus roteiros turísticos com Central Móvel de Atendimento durante o Carnaval – Foto Assessoria de Imprensa PBTUR

Outro aspecto que indica que a Paraíba deve manter o destaque entre os estados nordestinos é a ocupação média linear alcançada pela rede hoteleira em 2023 – e que Lucena projeta índice parecido para este ano. Ele conta que 2023 terminou com ocupação médica anual de 72%, marcador considerado alto, ainda mais para um estado possui uma demanda muito mais alta durante o verão, em comparação com outros períodos.

“O papel da população paraibana é fundamental, principalmente no processo de receber bem. O povo paraibano é extremamente hospitaleiro e percebeu a importância do turista. Ou seja, seja para lazer, seja para negócios e eventos, o nosso estado está completamente preparado para receber ainda mais turistas ao longo de 2024”, pontua.

No verão de 2024, a Paraíba já colhe os frutos dos investimentos feitos no ano passado.

“O crescimento do orçamento do turismo foi colocado pelo governador João Azevêdo (PSB-PB) como protagonista desse processo de desenvolvimento econômico social e turístico aqui no estado. Com todos os investimentos e ações de promoção feitos em 2023, nós conseguimos ter uma temporada de verão histórica, a melhor de todos os tempos aqui na Paraíba. Tivemos a chegada de 600 mil turistas até agora o período do carnaval. Isso principalmente na região litorânea”, relata o presidente da PBTUR.

Piscinas naturais do Seixas, João Pessoa - Foto - Marco Pimentel
Piscinas naturais do Seixas, João Pessoa – Foto – Marco Pimentel

Iniciativa privada

Para Lucena, 2024 deve manter o bom índice de visitação na Paraíba. Ele comemora, em especial, os novos assentos que as companhias aéreas disponibilizaram para os destinos aqui na Paraíba. “Nós tivemos um acréscimo de 30% de assentos em relação a 2022, isso com apenas uma companhia aérea, a Azul Viagens”.

Neste contexto, Lucena também classifica a participação da iniciativa privada como fundamental para o sucesso do turismo este ano. Com parcerias importantes, não só com companhias aéreas, mas também com as operadoras de turismo brasileiras e estrangeiras, ele vê a iniciativa privada como propulsora de investimentos e diversificação de atrações turísticas. “Nós já lançamos o polo turístico Cabo Branco [famosa praia de João Pessoa, capital do estado], que está recebendo investimentos importantes. O maior desafio, a minha maior meta é minimizar a baixa demanda fora da alta temporada. Quando um gestor público consegue administrar políticas dentro de um destino turístico para garantir o fluxo de turistas o ano inteiro, é o sonho de consumo”, conclui.

Maior São João do Mundo se destaca com um dos principais eventos culturais do Brasil, apontou a Booking.com - Foto Assessoria de Imprensa PBTUR
Maior São João do Mundo se destaca com um dos principais eventos culturais do Brasil, apontou a Booking.com – Foto Assessoria de Imprensa PBTUR

*Bruno Almeida é jornalista

Veja os novos contratados da Hotelaria Brasil

0

Bárbara Martins é a nova Coordenadora de Operações da Hotelaria Brasil e Bruno Chagas assume a Gerência Geral do I am Design Hotel Campinas, empreendimento da rede


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Hotelaria Brasil, uma das principais administradoras de hotéis do país, promoveu mudanças no quadro de profissionais. As alterações vão ao encontro das estratégias da rede de proporcionar a melhor experiência ao hóspede, aliada à excelência de atendimento e de serviços.

A Gerente de Operações do I am Design Hotel Campinas, considerado um dos melhores hotéis de Campinas (SP) em atendimento, experiência do hóspede e infraestrutura, Barbara Martins, foi designada para ocupar a Coordenação de Operações da rede e ficará sediada no escritório corporativo. Em seu lugar, o hotel recebe de braços abertos Bruno Chagas que retorna à casa depois de uma experiência no setor hoteleiro da Bahia.

Bárbara, que é formada em turismo pelo Centro Universitário de Jaguariúna, comenta que é com muito entusiasmo e motivação que assume o novo desafio, “Minha expectativa na função é somar junto à gerência da área e as operações dos hotéis da rede pelo Brasil, proporcionando experiências exclusivas aos hóspedes em cada visita”.

Como Coordenadora de Operações, Bárbara pretende acompanhar de perto o cumprimento dos padrões das marcas e procedimentos, além de preservar o clima organizacional saudável e de desenvolvimento, característicos da administradora.

Bárbara Martins é a nova Coordenadora de Operações
Bárbara Martins é a nova Coordenadora de Operações da Hotelaria Brasil (Foto: Divulgação)

Ela conta que começou na empresa há 11 anos como recepcionista no Matiz Jaguariúna. “Desde então me foi proporcionado o crescimento e desenvolvimento profissional, principalmente no I am Design Hotel Campinas, onde estive nos últimos 6 anos ampliando minha área de atuação, até gerenciar toda operação”.

Bruno Chagas, o mais novo gerente do I am, conta que está muito feliz em retornar a Hotelaria Brasil após a experiência em Morro de São Paulo, na Bahia, onde ficou à frente de quatro empreendimentos dedicados ao segmento de lazer com foco na experiência do hóspede.

Bruno, que tem MBA em Gestão de Serviços pela Universidade Federal Fluminense e 15 anos de atuação no setor hoteleiro, destaca que “foi uma experiência incrível e pude aprender bastante. Agora à frente do I am Design Hotel Campinas vamos dar continuidade ao trabalho de excelência que tornou o hotel reconhecidamente diferenciado e o consolidou no mercado através dos produtos e serviços de qualidade com apartamentos muito confortáveis e bem equipados e um serviço de alimentos e bebidas próprio que atende tanto os hóspedes quanto o público externo”.

Bruno Chagas assume a Gerência Geral do I am Design Hotel Campinas
Bruno Chagas assume a Gerência Geral do I am Design Hotel Campinas, da Hotelaria Brasil (Foto: Divulgação)

Acentua que no I am Design Hotel Campinas encontrou pessoas que como ele, amam o que fazem e que associado aos valores da Hotelaria Brasil o trabalho se torna mais fácil e muito prazeroso. “Venho com a ideia de apoiar o time para juntos oferecermos sempre um atendimento humano e acolhedor. Nosso lema é: prepare-se para ser bem recebido”, pontua.

60 anos do SeaWorld: parques anunciam novas atrações e shows

Os visitantes dos parques SeaWorld em Orlando (FL), San Diego (CA) e San Antonio (TX) poderão aproveitar experiências exclusivas a partir de 21 de março como parte da celebração “So Much More to Sea”


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Neste ano, o SeaWorld completa seu 60º aniversário, e para celebrar, os parques SeaWorld Orlando, na Flórida, SeaWorld San Diego, na Califórnia, e o SeaWorld San Antonio, no Texas, promoverão diferentes experiências ao longo do ano.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, além das novas atrações com inaugurações previstas para 2024, todos os parques contarão com uma programação festiva que incluirá apresentações especiais, promoções, assim como opções gastronômicas temáticas e itens colecionáveis que ficarão disponíveis por tempo limitado e serão revelados em breve.

Experiências

As festividades começam oficialmente na quinta-feira, 21 de março, dia em que o SeaWorld abriu suas portas pela primeira vez em 1964 em San Diego. Segundo a assessoria dos parques, a festa inaugural de aniversário acontecerá até domingo, 24 de março, e muitas outras experiências acontecerão durante os meses do verão americano.

“Ao longo da história, nossos parques têm oferecido experiências divertidas e enriquecedoras, desde encontros próximos com animais e programas educacionais até atrações premiadas com temas da vida marinha, eventos especiais e entretenimento emocionante. Continuamos comprometidos a criar experiências envolventes que ajudem a inspirar visitantes de todas as idades a proteger os animais e as maravilhas selvagens do nosso mundo”, disse Marc Swanson, CEO da SeaWorld Entertainment, Inc.

“Neste 60º aniversário, convidamos nossos visitantes a se juntarem a nós em uma viagem por nosso passado e por tudo o que faz do SeaWorld um lugar tão especial, ao mesmo tempo em que exploram todas as nossas novidades, incluindo novas atrações, apresentações e shows, experiências exclusivas, alimentos e bebidas de edição limitada e itens colecionáveis.”

A celebração do 60º aniversário do SeaWorld apresentará novidades, incluindo:

• Novas atrações: o SeaWorld terá novidades em cada um de seus parques nos Estados Unidos que serão inauguradas durante o segundo trimestre de 2024, incluindo a “Penguin Trek” no SeaWorld Orlando, “Catapult Falls” na unidade de San Antonio e “Jewels of the Sea: The Jellyfish Experience” no parque de San Diego.

• Novas apresentações e shows: Novos espetáculos emocionantes no estilo circense no SeaWorld Orlando e SeaWorld San Antonio e um show com personagens ao vivo “Shamu and Crew – Together Again” no SeaWorld San Diego, trarão muitas emoções aos visitantes!

• Novos desfiles musicais com personagens: com estreia durante o verão americano, visitantes de todas as idades poderão aproveitar um desfile comemorativo de 60 anos com personagens queridos.

• Novas opções gastronômicas e itens colecionáveis ​​de 60 anos: os visitantes poderão comemorar este marco do SeaWorld com ofertas especiais de alimentos e bebidas de edição limitada ​​e souvenires exclusivos ao longo do ano.

Carnaval deve movimentar mais de 49 milhões de pessoas em todo o Brasil

Dados sobre o Carnaval 2024 foram divulgados pelo ministro Celso Sabino no Rio de Janeiro (RJ), durante a cerimônia de entrega das chaves da cidade para o Rei Momo


EDIÇÃO DO DIÁRIO

Neste ano, o Carnaval brasileiro promete arrastar multidões e registrar uma das maiores movimentações de público dos últimos anos. É que de acordo com um levantamento do Ministério do Turismo, divulgado nesta sexta-feira (9), mais de 49 milhões de pessoas devem curtir a folia nos quatro cantos do Brasil.

O número é 6,5% maior do que o registrado na última festividade do Momo. O dado reforça a crescente expectativa de crescimento do turismo doméstico e internacional em 2024.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, que deu o pontapé da festividade nesta sexta-feira (09.02) no Rio de Janeiro (RJ), ao participar da cerimônia de entrega das chaves da cidade para o Rei Momo, o Carnaval proporciona muito além da alegria e diversão.

“Temos dados que comprovam a importância desta festividade para a nossa economia. São bilhões de reais movimentados, são milhares de empregos que colocam comida na mesa dos brasileiros. E sem contar, é claro, na valorização da cultura nacional, que é bastante celebrada nesse período”, destacou o ministro.

Somente na cidade de São Paulo (SP), a prefeitura estima a movimentação de mais de 15 milhões de pessoas entre bloquinhos e desfiles das escolas de samba que acontecem durante a folia. Já no Rio de Janeiro (RJ), a Riotur espera 5 milhões de foliões pulando Carnaval na capital fluminense. Ainda na região Sudeste, o estado de Minas Gerais prevê mais de 12 milhões de pessoas participando do Carnaval, sendo 5,5 milhões na capital, Belo Horizonte.

Na região Norte, Marabá (PA) aguarda 100 mil pessoas e em Manaus (AM), 15 mil foliões devem aproveitar o Carnaboi, tradicional no estado. Já na região Sul, a Secretaria de Turismo do Paraná divulgou que 1 milhão de pessoas irão aproveitar as festas no estado.

Vantagens para a economia

Estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que o período carnavalesco, neste ano, deve movimentar R$ 9 bilhões no setor turístico de todo o país, uma alta de 10% na comparação com a festa de 2023. É a primeira vez em que o valor poderá ultrapassar os níveis pré-pandemia.

Já o segmento de bares e restaurantes espera lucros 15% superiores a 2022 em capitais como de Belo Horizonte (BH), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). A procura por pacotes de viagens nacionais no Carnaval também registra avanço. Segundo a plataforma Decolar.com, o interesse em conhecer o Brasil cresceu 114% ante a mesma época de 2023.

Estrangeiros no Carnaval brasileiro

De acordo com um estudo feito pela Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, a expectativa é que o Brasil receba cerca de 200 mil turistas internacionais no período carnavalesco. Esses visitantes devem deixar mais de R$ 900 milhões em receitas na economia do país durante as festividades, expectativa 6% acima do arrecadado em 2019, período pré-pandêmico.

Voos extras

As empresas aéreas ampliaram a oferta de voos extras no período, disponibilizando 1.104 operações espalhadas de norte a sul do país. No caso da LATAM, serão 500 viagens adicionais entre os dias 09 e 16 de fevereiro, totalizando 5,8 mil pousos e decolagens domésticas e internacionais.

Já a GOL realizará cerca de 350 voos extras de 08 a 18 de fevereiro, uma alta de 7% em relação à oferta regular. E a Azul vai disponibilizar 234 voos adicionais de 09 a 19 de fevereiro, o que representa um crescimento de 59% ante o último Carnaval.

FPhotel celebra 84 emendas em prol do PERSE

Emendas dos setores de turismo foram apresentadas e a FPhotel agradece parlamentares


EDIÇÃO DO DT

A FPhotel, entidade parlamentar do setor hoteleiro nacional, expressa sua gratidão e satisfação diante da mobilização dos setores de turismo e eventos em defesa do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a associação diz que reconhece e aplaude os esforços conjuntos de parlamentares de diversas vertentes políticas, que apresentaram 84 emendas em defesa do PERSE, visando modificar a Medida Provisória 1202 de 2023, que ameaçava sua extinção.

Durante todo o processo, a FPhotel trabalhou incansavelmente para sensibilizar os parlamentares sobre a importância vital do PERSE para a recuperação econômica do setor de eventos e turismo, que foi duramente impactado pelas adversidades recentes.

A mobilização efetiva demonstrou que a pauta do PERSE transcende as barreiras ideológicas partidárias, unindo esforços de diversos espectros políticos em prol de uma causa comum.

“Agradecemos sinceramente aos parlamentares que se engajaram ativamente na defesa do PERSE, reconhecendo sua relevância para a economia nacional e para a preservação de milhares de empregos no setor de turismo e eventos”, afirmou Dep. Gilson Daniel, presidente da FPhotel. “A apresentação de 84 emendas reflete o reconhecimento generalizado dos benefícios do PERSE e fortalece nossa convicção de que essa política pública é fundamental para a recuperação e o crescimento sustentável do nosso país”, completa.

A FPhotel reitera seu compromisso contínuo de colaborar com as autoridades e demais entidades do setor para garantir a implementação eficaz do PERSE, assegurando que suas medidas contribuam significativamente para a revitalização do turismo e dos eventos no Brasil.

Entidades do setor aéreo fazem comunicado para “alinhamento” com governo

0

As quatro principais entidades que representam as companhias aéreas que operam no Brasil divulgaram nesta quinta-feira, 8, uma nota em que reforçam pedido de ajuda ao setor, afirmando haver unidade sobre as pautas. O texto diz que, “ao contrário do que tem sido veiculado”, as empresas estão comprometidas com o diálogo com o governo e elogiam disposição do Executivo Federal. Afirmam ainda que seguem empenhadas com medidas como o Voa Brasil.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências


Esse manifesto acontece após as declarações esta semana do ministro da Fazenda, Fernando Haddad,  ao dizer que não está em discussão um socorro às empresas aéreas “com dinheiro do Tesouro”.

Segundo o ministro “o que está eventualmente na mesa é viabilizar uma reestruturação do setor, mas que não envolva despesa primária”, afirmou.

Como se divulga, o governo está preocupado com a situação financeira das empresas aéreas, que até hoje não se recuperaram do período mais agudo da pandemia de Covid-19. A situação também tem impacto nos altos preços de passagens registrados recentemente.

Confira a seguir a carta das entidades, na íntegra:

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), a International Air Transport Association (IATA) e a Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB), que representam mais de 320 empresas aéreas de 120 países, inclusive todas as empresas brasileiras e internacionais que operam no Brasil, esclarecem posição unificada do setor no que tange às pautas de extrema relevância para o modal aéreo e que estão em construtiva discussão com o governo federal.

O setor tem apresentado, por meio de dados, estudos e levantamentos realizados, os principais desafios enfrentados pela aviação brasileira, com o objetivo de desenvolver o mercado aéreo doméstico e, portanto, desenvolver o país econômica e socialmente. Dentre os pontos de relevância para atingir tal objetivo, se destacam o acesso ao crédito doméstico, com a criação de linhas de crédito direcionadas ao setor e a revisão na atual política de preços praticada para o combustível da aviação (QAV), com vistas a reduzir a elevada diferença entre o preço do QAV no Brasil e o preço observado nos demais países do mundo, resultando em um menor custo para se operar aeronaves no mercado doméstico, permitindo aumento de investimentos das empresas.

Ao contrário do que tem sido veiculado, as empresas aéreas brasileiras estão empenhadas no diálogo com o Governo Federal para melhorar o ambiente do setor e o acesso ao transporte aéreo, o que inclui os compromissos como o Programa Voa Brasil.

Reconhecemos o empenho que o governo federal tem desprendido em relação aos pontos acima apresentados e se mostrado sensível às pautas do setor, se dispondo a trabalhar em soluções conjuntas para estes temas, bem como a compreensão sobre o valor estratégico da aviação brasileira como vetor importante para a geração de empregos, o desenvolvimento das regiões menos conectadas e dinamização de setores da economia, como a exemplo do turismo, resultando no desenvolvimento socioeconômico do país como um todo”.

O documento é assinado por Jurema Monteiro (ABEAR), José Ricardo Botelho (ALTA), Dani Oliveira (IATA) e Robson Bertolussi (JURCAIB)

Maria Fumaça em MG terá viagens extras ao longo do Carnaval

Maria Fumaça que sai de São João del Rei fará 20 passeios que poderão ser feitos nos dias 9 e 12 de fevereiro

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Os turistas brasileiros e de todo o mundo que forem curtir a folia carnavalesca em São João del-Rei e Tiradentes, no Campo das Vertentes (Minas Gerais), terão 20 passeios à disposição para viajar na tradicional Maria Fumaça, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que é a mais antiga em operação no Brasil. Ela foi inaugurada por Dom Pedro II em 28 de agosto de 1881. Serão oito viagens extras, sendo quatro saídas de São João del-Rei e quatro de Tiradentes, realizadas entre os dias 9 e 12 deste mês.

Serão 10 passeios com saída de São João del-Rei e outros 10 partindo de Tiradentes, nos quais os passageiros podem contemplar, em um percurso de 12 km de extensão, belíssimas paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX e uma rica diversidade ecológica. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui.

Passagens

A tarifa inteira é de R$ 86 e a meia-entrada é de R$ 43, em cada trajeto. A venda de passagens é feita por meio das bilheterias, nas estações de São João del-Rei e Tiradentes, bem como pela internet. Pela web, basta clicar no link do Guichê Virtual, para ser direcionado ao site responsável pela venda de passagens do trem turístico. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (32) 3371-8485, de quarta-feira a domingo.

A entrada é gratuita para crianças de 0 a 5 anos (no colo), mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade. Têm direito à meia-entrada (50%)crianças de 6 a 12 anos, com a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade; estudantes a partir de 13 anos com carteirinha válida no período e identidade com foto; pessoas com deficiência portando carteirinha ou laudo médico; e pessoas a partir de 60 anos, apresentando documento de identidade com foto.

Preço especial

Quem mora em São João del-Rei e seu entorno em até 50 quilômetros paga meia tarifa. Para ter direito ao benefício, basta levar o comprovante de residência em seu nome.

História da Maria Fumaça

Durante o Carnaval também será possível visitar o Museu Ferroviário e a Rotunda, localizados na Estação de São João del-Rei. O museu, que é o maior centro de preservação da história ferroviária do Brasil, foi inaugurado em 28 de agosto de 1981, devido ao centenário da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Ele reúne peças que foram utilizadas na EFOM e em outras da mesma época. A visitação é gratuita e pode ser feita até a próxima segunda-feira (12), das 8h às 17h, exceto no domingo (11), dia em que as visitas ocorrerão das 8h às 12h.

Já a Rotunda tem uma arquitetura em forma circular e 25 linhas em seu interior convergindo para o girador manual localizado no centro do prédio. Ela faz parte do Museu Ferroviário e, nos dias de circulação do trem, há visita guiada às 9h e às 16h. O valor do ingresso é de R$ 20 por visitante e a meia-entrada custa R$ 10, mediante apresentação de documento de identidade com foto ou certidão de nascimento para as crianças. Ele pode ser adquirido nas bilheterias de São João del-Rei e Tiradentes.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

LEIA TAMBÉM:

Novo marco legal das ferrovias pretende impulsionar investimentos no setor

Universal Assistance: passageiro pode ganhar 100% de desconto

0

A promoção lançada pela Universal Assistance começa neste sábado (10) e se encerra em 29 de fevereiro


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Universal Assistance lança neste sábado (10) a campanha 2×1, em que o passageiro compra um seguro-viagem e recebe outro gratuito.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a promoção é válida até o dia 29 de fevereiro para compras realizadas por meio das agências de viagens e corretores de seguro. Já as viagens podem acontecer em qualquer data deste ano e para qualquer destino do mundo.

A Universal Assistance, antiga Travel Ace, oferece assistência aos viajantes há mais de 40 anos. A empresa possui mais de 10 milhões de viajantes assistidos pelo mundo todo. No Brasil, são mais de 3 mil agências e operadoras de turismo espalhados por 17 estados.

As coberturas incluem assistência médica, assistência jurídica, assistência em caso de cancelamento, assistência odontológica, cobertura Covid-19, telemedicina, cobertura de bagagem em casos de perda/extravio ou atraso, app completo com dicas úteis para as viagens e acesso às salas VIP em caso de voo atrasado. A seguradora é uma das empresas da Zurich Seguros, que está presente em 21 países e é líder em seguro-viagem internacional.

Quer saber mais sobre a campanha? Então acesse o site oficial da Universal Assistance.

Leia mais: Alexandre Lança, da Affinity Seguro Viagem, fala sobre o Prêmio Reclame Aqui

Hotelaria em SP: Carnaval deve movimentar R$ 105 milhões, diz entidade

0

Taxa de ocupação na hotelaria em SP pode chegar até 90% no período, segundo projeções da entidade que representa o setor de Hotéis, Bares e Restaurantes


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Os quatro dias de Carnaval de 2024 vão movimentar quase R$ 105 milhões na hotelaria em São Paulo. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, os hotéis do estado devem ter taxa de ocupação de até 90%, no período.

Os dados são de um estudo realizado pela Federação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-CEMA). A análise engloba a capital, o litoral paulista e as cidades do interior do estado paulista.

Segundo a nota, as projeções têm como base o total de Unidades Habitacionais na Hotelaria (UHs) – que chega a 191 mil em solo bandeirante. A partir deste número, aplicam-se os valores médios das diárias a serem cobrados entre sábado (10) e terça-feira (13).

Setor em alta

A estimativa do setor hoteleiro no estado segue tendência do País. De acordo com Bruno Omori, diretor de Hospitalidade e Jogos da Fhoresp, o Carnaval deste ano poderá injetar R$ 9 bilhões na Economia, o que representa aumento de 10% em relação ao ano passado:

“Tivemos um ótimo Carnaval em 2023 no setor de Hotelaria. Por isso, acreditamos num crescimento contínuo, que pode chegar a 3%, neste ano. Tudo indica que isso vai acontecer diante do movimento ocorrido no segmento, nos últimos dias”, pontua.

Segundo pesquisa da Fhoresp e do IDT-CEMA, hotéis de regiões denominadas “de Interior e de Lazer” devem movimentar a maior fatia dos quase R$ 105 milhões previstos – R$ 41,6 milhões, o que corresponde a 57,3 mil unidades de hospedagem.

Nestas localidades, a projeção é de taxa de ocupação de 85% no Carnaval. Omori, que, além de ser diretor de Hospitalidade e Jogos da Fhoresp é presidente do IDT-CEMA, cita, entre as cidades que se encaixam neste cenário, Campos do Jordão-SP, Olímpia-SP, Serra Negra-SP, Socorro-SP e Águas de Lindóia-SP.

Hotelaria em SP: movimentação na capital

Na cidade de São Paulo, o segmento hoteleiro tem estimativa de faturar R$ 32,7 milhões na folia do momo, em razão dos desfiles das escolas de samba e, também, dos tradicionais blocos carnavalescos.

Apesar do montante ser expressivo, o setor espera, porém, uma taxa de ocupação de 57%, de acordo com o diretor-executivo da Fhoresp, Édson Pinto:

“As atividades no Sambódromo (do Anhembi) são as que mais impactam, positivamente, a hotelaria na capital. Para se ter ideia, este equipamento tem capacidade para abrigar, de uma só vez, 45 mil pessoas. Ocorre que, aproximadamente 20% desse total vêm de fora da capital e se hospedam nos hotéis e em endereços similares da cidade. É uma dinâmica diária quê indiscutivelmente movimenta a Economia do setor”.

Litoral com 90% de ocupação hoteleira

O litoral paulista terá a maior taxa de ocupação durante o Carnaval de 2024, de acordo com o estudo da Fhoresp / IDT-CEMA. A Baixada poderá alcançar 90%, já que muitos turistas devem procurar as praias como destino para os dias de folia. No entanto, trata-se de região com menor participação em valores: R$ 18 milhões do total a ser movimentado no setor hoteleiro, no período.

Leia mais:

Distrito Federal-Pará é a nova rota direta da Azul; veja quando começa

Nova rota da Azul ligará o Distrito Federal com Belém, oferecendo mais uma conexão direta com oferta de 1 mil assentos por semana entre as duas cidades


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Azul vai começar uma nova rota entre Brasília, no Distrito Federal, e Belém, no Pará. Com início previsto para 19 de fevereiro, de acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a operação visa atender à crescente demanda por viagens entre duas importantes o Centro-oeste e a região Norte do país.

Operando voos diários com aeronaves Embraer E2, esta nova rota oferecerá uma capacidade de 1 mil assentos por semana. Com horários convenientes, os voos partirão de Brasília às 22h50, chegando a Belém às 01h05, e partirão de Belém às 03h15, chegando à capital federal às 05h35.

“Ao lançar esta nova rota entre Brasília e Belém, estamos fortalecendo nossa presença no mercado nacional e proporcionando aos clientes uma opção conveniente e direta para viajar entre estas duas importantes cidades”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Malha e Planejamento Estratégico da Azul Linhas Aéreas.

Conexão rápida

Além de atender à demanda corporativa, esta rota visa facilitar o acesso dos passageiros a ambas as regiões, proporcionando uma conexão rápida e eficiente. “Com a nova rota, reforçamos o nosso compromisso em oferecer uma experiência de viagem de qualidade e diferenciada”, complementa o executivo.

Os passageiros que escolhem voar com a Azul desfrutarão de uma experiência de viagem completa, com serviços como wi-fi gratuito a bordo, TV ao vivo e um serviço de bordo completo com snacks e bebidas à vontade.

As vendas para esta nova rota já estão disponíveis no site da Azul, na Central de Vendas ou por meio das agências de viagens parceiras. Para mais informações sobre horários de voos e reservas, acesse nosso site: https://www.voeazul.com.br/br/pt/home.

Leia mais: Nova rota Brasília-Santiago: LATAM prevê 20 mil passageiros por ano