Início Site Página 254

‘Encontros à Francesa’ abre calendário de ações promocionais do destino em 2024

0

Objetivos do Encontros à Francesa é a aproximação comercial, entre fornecedores franceses e o trade nacional, ampliar a oferta e difundir o turismo de imersão

por Cecília Fazzini – especial para o DIÁRIO


Evento anual realizado pela Atout France, agência de desenvolvimento turístico da França, acontece de 27 a 29 de fevereiro próximo, em sua terceira edição integralmente online, desde a pandemia. Para o encontro já está confirmada a participação de 120 compradores nacionais, entre agentes de viagens e operadoras turísticas. Caroline Putnoki, diretora América do Sul do órgão de promoção do destino, trabalha com a expectativa de dobrar a adesão, uma vez que as inscrições para o agendamento das reuniões se encontram abertas no link:encontrosafrancesa.com

Fornecedores e parceiros

Outro recorde do ‘Encontros à Francesa’ destinado aos buyers de todo o Brasil é o número de fornecedores que, de acordo com a diretora do Atout France, somam 30 empresas, que incluem nomes como Air France/KLM, hotéis, receptivos locais (DMC) e destinos inusitados na apresentação ao trade brasileiro. Entre as localidades, que fazem o avant premier ao mercado de intermediação de viagem do País, estão Antibes Juan Les Pins na Côte D´Azur e Biarritz; nomes relacionados ao entretenimento como Château de Chantilly e Cité du Vin, além dos centros de esqui, atualmente com acentuada demanda por parte do brasileiro. “O objetivo do evento é apresentar a França ao viajante muito além de Paris, para intensificar a experiência e apresentar localidades ainda pouco conhecidas”, acentua Putnoki.

Encontros à Francesa

França Sustentável

Em 2024 o evento, que une as pontas de vendedores de produtos e serviços turísticos da França com compradores brasileiros ganha dimensão maior por tratar-se do ano das Olimpíadas, que serão realizadas em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto. “Isso cria um clima de maior procura e otimismo dos negócios que têm o destino como alvo”, sintetiza ela. Os brasileiros já ocupam a 5ª. posição nas compras de tickets dos jogos olímpicos.

Para a dirigente, o mercado internacional para os brasileiros enfrenta tempos de alta competitividade, com o viajante querendo conhecer tudo, em todas as partes. A França aposta em sua vertente de destino sustentável e que promove um encontro mais efetivo do turista com a natureza, a exemplo das viagens de bicicleta, que se difundem no território francês.

Encontros à Francesa

Em busca do inusitado

O mercado emissivo se mostra muito convidativo para a França, na avaliação da executiva, por conta do crescente interesse do turista do Brasil em explorar inusitadas opções, antes mais restritas e com pacotes clássicos concentrados em Estados Unidos e Europa em geral. Tal movimento faz com que o brasileiro ocupe a terceira posição no ranking de viajante de longa distância, perdendo nos ingressos registrados na França apenas para os viajantes dos Estados Unidos e Canadá, o que anima ainda mais a networking. “E os asiáticos se retraíram e buscam menos os embarques rumo à Europa, o que aumenta o interesse dos fornecedores e valoriza ainda mais a intenção do brasileiro de percorrer as localidades alternativas da França”, considera a diretora do Atout France.

Voos regionais na mira 

Também sobre o fluxo aéreo favorável para a França, Putnoki ressalva o retorno do patamar de 2019, um outro ponto que estimula as perspectivas de crescimento no número de visitantes brasileiros. Manuel Flahault, diretor geral América do Sul da Air France/KLM adianta que o crescimento de 15% no exercício passado, comparado a 2022 já reequilibram os níveis de antes da pandemia. Mas avisa que não constam dos planos da companhia aumentar frequências – hoje são 2 voos diários, a partir de São Paulo; 1 voo/dia, do Rio e Fortaleza 3 vezes por semana. A estratégia para 2024, segundo ele, é aprimorar a experiência à bordo, com melhorias no conforto nas classes business e econômica da aeronave. Até 2026, o projeto é descentralizar os voos, que atualmente convergem para o Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle. A meta é minimizar o tempo de movimentação dos passageiros e incrementar as rotas regionais, criando facilidades para o acesso a destinos diversos dentro da França.

A tradição de comer a torta típica, que na França se estende por todo o mês de janeiro, guarda relação com o cristianismo

Tradição em fatias

Na tarde desta terça-feira (30), na sede da Atout France, em São Paulo foi a vez de compartilhar com operadores e agentes de viagens convidados a Galette des Rois. A tradição de comer a torta típica, que na França se estende por todo o mês de janeiro, guarda relação com o registro do cristianismo que marca a visita dos Reis Magos a Jesus recém-nascido, (dia 6 de janeiro no calendário).

Caroline Putnoki, diretora América do Sul do Atout France conta que a prática é compartilhar com familiares e amigos a torta do tipo mil folhas, com recheio de um creme suave de amêndoas, que guarda alguns brindes em seu interior. Quem tiver a sorte de pegar o pedaço, com essa espécie de amuleto, é condecorado com a coroa de rei ou rainha, conforme do gênero do agraciado, que indica entre os presentes, na oportunidade, o seu par.

LEIA TAMBÉM:

Atout France atualiza ferramenta para capacitação online oferecida ao trade

Executivo da United Airlines destaca perda de habilidades em crise da Boeing

0

Opinião de Gerry Laderman chamou a atenção. United Airlines é uma das maiores compradoras de jatos da Boeing


REDAÇÃO DO DIÁRIO

Gerry Laderman, executivo sênior da United Airlines, destacou a perda generalizada de experiência na indústria da aviação desde a pandemia de covid-19. Segundo ele, em matéria publicada pela Reuters nesta terça-feira (30), isso pode ter contribuído para problemas recentes na Boeing.

“A experiência conta e eles precisam ter uma equipe experiente para endireitar o navio”, disse Laderman, que é vice-presidente executivo de finanças da companhia aérea, durante conferência Airline Economics em Dublin, conforme noticiado na Reuters.

“Parte do problema para muitas empresas industriais é que ninguém percebeu as dificuldades que todos nós enfrentaríamos quando saíssemos da COVID”, disse Laderman.

Aeronave da Boeing Foto Divulgação
Aeronave da Boeing (Foto Divulgação)

“Principalmente a cadeia de fornecimento, mas também a falta de funcionários seniores e muitas aposentadorias: a base de conhecimento. Isso afeta a todos, e acho que isso é parte do que aconteceu na Boeing e… vai levar tempo”, disse. Laderman afirmou que não comentaria se deveria haver mudanças na gestão da fabricante de aviões.

A Boeing disse na segunda-feira (29) que estava retirando um pedido de isenção de segurança importante que poderia ter permitido aos reguladores acelerar a certificação de seu próximo 737 MAX 7.

Os legisladores vinham pressionando a fabricante de aviões a retirar a petição após uma explosão na cabine em pleno ar, em 5 de janeiro, em um 737 MAX 9, que expôs inúmeras preocupações de segurança e controle de qualidade em uma das duas maiores fabricantes de jatos do mundo.

Os investigadores estão examinando se havia parafusos faltando ou instalados incorretamente no jato da Alaska Airlines.

Desembarque do Boeing 737 da Aerolineas Argentinas que fez o voo inaugural entre São Paulo e Salta (foto: Diário do Turismo - Paulo Atzingen)
Desembarque do Boeing 737 da Aerolineas Argentinas (foto: Diário do Turismo – Paulo Atzingen)

As reações de executivos influentes como Laderman, que é visto como um dos mais prolíficos compradores de jatos Boeing, tendo começado na Continental antes de esta se fundir com a United em 2010, estão sendo observadas de perto na reunião de financiamento aéreo desta semana.

Os delegados da conferência disseram que a decisão da Boeing levantou questões sobre o momento do lançamento do maior e mais vendido MAX 10, cuja certificação era esperada um ano após o MAX 7.

United Airlines se esquiva de pergunta

A United é uma operadora líder do MAX 9, que ficou parcialmente aterrado por três semanas após a explosão. Também encomendou 277 do maior MAX 10, para o qual também se espera que a Boeing solicite uma isenção.

Segundo a Reuters, Laderman desviou da pergunta sobre os esforços da United para garantir mais A321neos concorrentes depois que a Reuters informou que o CEO Scott Kirby visitou recentemente a Airbus para abrir negociações.

“Eu não acompanho mais suas viagens… eu sei que ele está na conferência de liderança (da United) hoje”, disse Laderman, que está prestes a se aposentar após recentemente deixar o cargo de diretor financeiro.

O A321neo está em forte demanda, com poucos disponíveis em breve. Laderman disse que a Airbus também tem sua cota de problemas de entrega. “Sim, há um problema com a Boeing. Mas tenha em mente que, por razões muito diferentes, a Airbus também tem problemas, relacionados principalmente, digamos, à cadeia de abastecimento.

Vila Galé Isla Canela: rede chega à Espanha em grande estilo

Além desta unidade na Costa de la Luz, o Vila Galé tem seis projetos em curso, dois têm abertura prevista para abril de 2024, um para o final de 2024 e três em abril de 2025


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O Vila Galé chega à Espanha em abril com o Vila Galé Isla Canela, junto à praia com o mesmo nome, na Costa de la Luz, Huelva, edifício com arquitetura e decoração de influência árabe.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, trata-se de um resort all inclusive, na primeira linha da praia, com 300 quartos, duas piscinas, dois restaurantes – o Versátil, com buffet, e uma pizzaria Massa Fina -, três bares (Fidélio, Soul & Blues e Splash), Satsanga Spa & Wellness, Clube Nep para as crianças, salas de eventos e lojas. A oferta gastronômica e de animação será direcionada para famílias e casais.

Espanha é o quarto país onde a marca portuguesa se fará presente, depois de Portugal, Brasil e Cuba, país que recebeu sua primeira unidade em 2023. Recentemente, a Vila Galé assumiu a gestão do Vila Galé Jardines d’el Rey, em Cayo Paredón Grande, um resort all inclusive a abrir, com 638 quartos, quatro piscinas e sete restaurantes, numa parceria com a Gaviota – Grupo de Turismo, empresa estatal cubana, em cima de uma deslumbrante praia caribenha de águas azuis e cristalinas.

Além do projeto em Isla Canela, onde decorrem obras de renovação em parceria com a Saint Croix HI, proprietária do imóvel, a Vila Galé tem vários outros empreendimentos em curso, tanto em Portugal como no Brasil.

Empreendimentos da Vila Galé que abrirão as portas

– Vila Galé Collection Figueira da Foz (Portugal): Em abril, voltará a funcionar o emblemático Grande Hotel da Figueira, agora com gestão da Vila Galé e após uma renovação profunda de quartos e áreas públicas. Contará com 102 quartos, dois restaurantes, bar, piscina exterior e Satsanga Spa & Wellness.

Vila Galé Collection Paço do Curutelo (Portugal)

Em Ponte de Lima, a Vila Galé irá investir 20 milhões de euros para reconstruir o Paço do Curutelo, um castelo de 1126, e lançar um projeto de hotel, enoturismo e produção de vinhos verdes. O Vila Galé Collection Paço do Curutelo será uma unidade com 87 quartos, piscinas exteriores para adultos e crianças, Satsanga Spa & Wellness, salão de eventos para 600 pessoas, dois restaurantes, biblioteca, capela e um espaço museológico dedicado à história do local, além de adega.

Vila Galé Casas de Elvas (Portugal)

Na cidade alentejana, surgirá mais um hotel Vila Galé decorrente da reabilitação de patrimônio histórico. Aqui, o grupo vai recuperar as casas da antiga fábrica da ameixa e os ex-edifícios do aljube eclesiástico e do conselho de guerra. Com um investimento de 10 milhões de euros, serão transformadas num hotel com 43 quartos, piscina panorâmica, restaurante/bar e salão de eventos, com abertura prevista para abril de 2025;

Vila Galé Collection Ouro Preto

Historic Family Resort hotel, Conference & Spa (Brasil): Em Cachoeira do Campo, Minas Gerais, a Vila Galé vai recuperar o espaço histórico onde funcionou o primeiro regimento de cavalaria de Portugal no Brasil (em 1775) e, posteriormente, o colégio salesiano Dom Bosco. A futura unidade, cuja conclusão está prevista para abril de 2025, terá 298 quartos, dois restaurantes, dois bares, sete salas de convenções, auditório, capela, biblioteca, sala de jogos, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior aquecida, clube infantil NEP com parque aquático, quinta e horta pedagógica, lago e slide e ainda plantações de vinha e olival. Este projeto representa um investimento de mais de 120 milhões de reais;

Vila Galé Collection Sunset Cumbuco (Brasil)

No Cumbuco, Ceará, onde já tem um resort – Vila Galé Cumbuco -, está em construção mais um hotel da marca, com 124 quartos, três restaurantes e bares, Satsanga Spa & Wellness, campo polidesportivo, centro náutico e clube infantil NEP com piscinas e escorregas, num investimento estimado de 80 milhões de reais, numa localização superprivilegiada sobre a Lagoa de Cauipe e ‘pé na areia’, na maravilhosa praia do Cumbuco. A Lagoa de Cauipe é o paraíso do Kitesurf, onde decorre o campeonato internacional desta modalidade.

“O ano que passou foi bastante intenso, de muito trabalho e até algum risco, mas ultrapassámos os desafios. E continuámos o nosso desígnio de investir no interior do país, de reabilitar imóveis históricos e de ter hotéis temáticos. Este crescimento vai permitir-nos ganhar escala e massa crítica. E, dessa forma, ter mais capacidade para melhorar a vida de todos os que trabalham na Vila Galé, que é, afinal, o nosso maior objetivo. Continuaremos a apostar na maior valorização profissional e pessoal dos colaboradores”, ressalta o presidente e fundador da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.

“Foi graças ao esforço e empenho das mais de 4.500 pessoas que trabalham na Vila Galé que superamos as expectativas e que, quer em Portugal, quer no Brasil, alcançamos o melhor ano de sempre”, adianta.

Passeio noturno e open bar deixam Trem Republicano mais carnavalesco

O Expresso Stazione, evento noturno e temático, é o ponto alto do Carnaval no Trem Republicano


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O Trem Republicano terá um trajeto rodoferroviário entre as cidades de Itu e Salto, no interior de São Paulo, com preços especiais na terça-feira de Carnaval. Além disso, inovará com um trem noturno e uma festa temática no dia 10 de fevereiro.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o Trem Republicano tem 4 saídas diárias, às 9h e às 14h, partindo de Itu, e às 11h e às 16h, saindo de Salto. No dia 13, os bilhetes únicos (apenas um trecho) vão custar R$ 35, ida e volta R$ 70 e os pacotes com passeio mais almoço, a partir de R$ 105.

“É uma oportunidade para aproveitar o feriado de um jeito diferente, com a família. O trem encanta passageiros de todas as idades”, afirma Lilian Sanches, gerente do Trem Republicano.

Festa open bar

A empresa informa na nota que, para os foliões maiores de 18 anos, o Expresso Stazione, evento noturno e temático, é o ponto alto do Carnaval no Trem Republicano. Será no dia 10 de fevereiro, sábado, e promete surpreender.

“Além do passeio de trem à noite, que por si só já é um programa diferenciado, teremos welcome drinks, finger foods e música a noite toda. E para quem vier fantasiado, tem open bar durante todo o trajeto do trem”, explica Lilian.

Carnaval (Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

O Expresso Stazione de Carnaval começa às 18h30, custa R$199 por pessoa e inclui os bilhetes de ida e volta Itu – Salto, festa na plataforma com bebidas, finger foods, sobremesas, welcome drink e open bar no vagão, para os fantasiados. Informações e reservas pelo site.

Trem Republicano aberto todos os dias do Carnaval

Saídas de Itu: 9h e 14h

Saídas de Salto: 11h e 16h

Ingressos e informações: www.tremrepublicano.com.br

Expresso Stazione de Carnaval

Trem noturno e festa na plataforma do Trem Republicano

Data: 10 de fevereiro

Horário: a partir das 18h30

Ingressos e informações: www.tremrepublicano.com.br

Número passageiros afetados por cancelamentos de voos no Brasil cresce em 2023

0

1 em cada 29 passageiros foi afetado por cancelamentos no ano passado ante 1 em cada 64 em 2022, e 1 em cada 114, em 2021

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Em nota enviada pela plataforma AirHelp ao DIÁRIO, a proporção de passageiros afetados por cancelamento de voos no Brasil obteve uma nova alta em 2023 e superou os índices registrados nos dois anos anteriores. A AirHelp é líder mundial na defesa dos direitos dos passageiros de companhias aéreas.

No ano passado, 1 em cada 29 passageiros teve seus voos cancelados em embarques realizados no país. Em 2022, o índice foi de 1 em cada 64. Já em 2021, ano ainda marcado por reflexos da pandemia, o índice foi de 1 em cada 114.

Em números absolutos, 3,1 milhões de passageiros foram afetados por cancelamento no Brasil no ano passado, de um total de 94,6 milhões de passageiros atendidos pelas companhias aéreas. Em 2022, foram 1,3 milhão, num universo de 85,3 milhões de passageiros. Em 2021, o levantamento da AirHelp apontava que 516,3 mil tiveram voos cancelados, de um total de 59,3 milhões de passageiros que passaram pelos aeroportos do país. Este tipo de ocorrência, quando não provocado por questões meteorológicas ou de força maior, pode originar pedidos de indenização às companhias aéreas.

Somados, atrasos e cancelamentos superiores a 15 minutos afetaram 18,4 milhões de passageiros em 2023 (1 em cada 5). Em 2022, os atingidos pela somatória das duas ocorrências foram 13,2 milhões (1 em cada 6). Já em 2021 os prejudicados por esses transtornos totalizaram 6,6 milhões (1 em cada 8).

Atrasos superiores a 2 horas afetaram 814,7 mil passageiros (1 em cada 116) em 2023. Em 2022, foram 590,2 mil (1 em cada 144) e, em 2021, foram 148,9 mil (1 em cada 398).

Segundo levantamento da AirHelp, 1 em cada 23 passageiros, em 2023, preencheu aos requisitos de elegibilidade para solicitar indenização financeira às companhias aéreas por transtornos causados por atrasos e cancelamentos.

Compensação de passageiro 

Para reivindicar uma indenização, os passageiros devem estar cientes de certas condições. A primeira é verificar se o atraso ou cancelamento realmente causou sofrimento, estresse ou lesão ao usuário. Acontecimentos como faltar a uma consulta médica importante, cancelamento de contrato, demissão, afastamento de um acontecimento de grande relevância emocional, são situações que podem dar lugar a um pedido de indenização perante a companhia aérea. Se o passageiro já sofreu os chamados “danos morais” e pode prová-los, os passageiros têm boas chances de obter uma indenização financeira de até R$ 10.000 por pessoa.

O passageiro tem mais chance de obter uma compensação financeira se a companhia aérea for a responsável direta pela interrupção do voo, por problemas técnicos ou falta de tripulação, por exemplo. A interrupção do serviço devido a condições climáticas extremas pode ser usada como justificativa e aceita pelos tribunais, como estando fora do controle da companhia aérea. No entanto, nesta situação, os passageiros continuam a ter direito ao serviço e à informação.

“O conjunto de direitos dos passageiros aéreos que temos no Brasil é orientado para o cliente e oferece aos passageiros aéreos uma grande consideração, especificando exatamente quais os cuidados que as companhias aéreas devem oferecer e quando em caso de problemas de voo. No entanto, a lei é muito vaga quando se trata de critérios de compensação e pode ser um desafio para um único indivíduo sem conhecimento especializado interpretar a lei corretamente. Entre os principais motivos pelos quais os passageiros brasileiros não reivindicam seus direitos em caso de problemas de voo, podemos encontrar: falta de conhecimento sobre como fazer uma reclamação, mas também falta de consciência dos direitos dos passageiros”, diz Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.

Leis de passageiros no Brasil 

Quem voa no Brasil está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor e pela legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que são os instrumentos jurídicos mais relevantes para o passageiro. Essas leis definem claramente as responsabilidades das companhias aéreas para com seus passageiros sempre que houver problemas de voo.

A legislação brasileira abrange voos domésticos dentro do Brasil, voos internacionais com partida ou chegada em aeroportos brasileiros, bem como voos com conexão em um aeroporto brasileiro.

A legislação brasileira protege os passageiros, desde que seus voos atendam aos 4 critérios a seguir:

● O voo pousou ou decolou em um aeroporto brasileiro

● O voo foi cancelado com aviso tardio, o voo estava com mais de 3 horas de atraso ou estava com overbook

● Os passageiros não foram atendidos adequadamente pela companhia aérea

● O problema ocorreu nos últimos 5 anos (2 anos para voos internacionais)

Para mais informações, visite link: www.airhelp.com/pt-br/

Metodologia 

Todos os dados da pesquisa AirHelp são baseados em voos regulares em aeroportos brasileiros, contidos no banco de dados global de voos da AirHelp. Para garantir dados precisos, AirHelp usa uma variedade de fontes e as combina em um banco de dados global.

BWT seleciona 100 agentes de viagem para treinamentos e imersões

0

Evento da BWT pré-Expo Turismo Paraná vai reunir grupo seleto agentes de viagem em uma semana de imersão sobre destinos paranaenses


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A semana que antecede a Expo Turismo Paraná, maior feira do setor no Estado, contará com um encontro entre público qualificado com marcas e tendências para o turismo 2024: o 2º Integra da BWT Operadora.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a ocasião vai ser repleta de treinamentos e imersões para um grupo seleto de 100 agentes e profissionais do turismo.

“Nós selecionamos um grupo de profissionais de várias partes do país para oito dias de programação intensa, com palestras, capacitações, vivências culturais, passeios e networking, que culminam com os dois dias de Expo Turismo Paraná”, explica Gabriel Cordeiro, diretor geral da BWT Turismo.

De acordo com o executivo, o Integra 2024 foi planejado para oferecer um intensivo sobre os principais roteiros na região de Curitiba. As atividades incluem passeios na capital, o trem da Serra Verde Express para Morretes, tour pelo litoral, Ilha do Mel e também visita a Vila Velha e Buraco do Padre.

Crédito Divulgação BWT Operadora
Crédito: Divulgação BWT Operadora

Diversidade de sotaques com foco no Paraná

Os 100 agentes e profissionais convidados pela BWT vêm de nove cidades brasileiras, com aéreo, hospedagem e tours subsidiados pela operadora. O grupo sai de Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Vitória (ES), Campinas (SP), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG).

“Junto com o Governo do Estado do Paraná, queremos mostrar as belezas do estado, que é onde fica a sede da BWT Operadora. Os participantes do Integra 2024 vão sair daqui experts e surpresos com o que o Paraná tem a oferecer”, completa Cordeiro.

O evento bianual que veio para ficar

O primeiro Integra da BWT aconteceu em 2022, no Mato Grosso do Sul. “Por trazer uma oportunidade única de imersão em um destino, entrou para ficar em nosso calendário e é disputado por nossos parceiros”, garante Cordeiro. A ideia é que o evento ocorra em um destino brasileiro a cada dois anos.

Para o executivo, fazer uma programação integrada com a maior feira de turismo do Paraná foi um grande upgrade. “Os participantes vão ter a oportunidade de vivenciar o destino, conhecer a cultura e depois fazer parte de um encontro da indústria do turismo, com oportunidades de negócios e networking. O melhor dos mundos para profissionais que não têm tempo a perder”, finaliza.

Robôs e cenários futuristas são destaque de novo parque de Olímpia (SP)

Novo parque de Olímpia, no interior de São Paulo, apresenta ao público diversas atrações de Realidade Virtual


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O parque temático de realidade virtual Orionverso abre suas portas para o público nesta quinta-feira (1), às 15h, em Olímpia, interior de São Paulo.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a abertura ocorrerá em sistema soft opening, período no qual o parque consolidará o treinamento das equipes e fará os ajustes finais de toda a operação.

A área total do complexo é de 6 mil m² e estará recheada de atrações. O Orionverso contará com 20 experiências de realidade imersiva nunca antes experimentadas em proporções tecnológicas, em toda a América Latina.

Atrações e expectativas

Entre as diversas opções de diversão no novo parque de Olímpia, será possível mergulhar no cenário de “Avatar” e explorar o mundo fantástico de Pandora. Equipado com óculos de realidade virtual e outros dispositivos, o visitante irá acessar outras dimensões e poderá não só ver, mas interagir com personagens no universo futurista.

Tanto turistas quanto a população de Olímpia poderão sentir a descarga de adrenalina pilotando motos e carros em alta velocidade, com gráficos surpreendentes e jogabilidade realista. Encarar a simulação de um salto de paraquedas em queda livre. Ou desafiados a usarem todos sentidos para combater inimigos imaginários em uma simulação de combate. Entre outras atrações.

Uma novidade que deve fazer sucesso, especialmente com as crianças, é o garçom-robô que irá preparar e entregar sorvete para os visitantes. Os pedidos são feitos por meio de menu digital, em que é possível personalizar o pedido: tamanho, sabor e coberturas. No final, o robô toca uma campainha, acena para o cliente e entrega a sobremesa.

A expectativa é que o parque receba até 2 mil pessoas por dia. Os visitantes terão um passaporte recarregável onde poderão inserir “créditos” para curtir as experiências.

Orionverso: parque de Olímpia diferente

O novo parque de Olímpia recebeu investimentos de R$ 38 milhões. “Tanto os turistas quanto os moradores de Olímpia e de cidades da região irão viver experiências únicas no Orionverso, explorar diferentes dimensões e mundos surreais. Tratam-se de atrações de realidade virtual em imersão total para todos os públicos”, diz Paulo Henrique Borges, idealizador e gestor do Orionverso.

Ele atribui a escolha de Olímpia pelo potencial turístico da cidade e pelo entretenimento que ela oferece. Com 55 mil habitantes, a cidade, localizada a 430 km de São Paulo, é famosa pelas águas termais, sua rede hoteleira, parques aquáticos e temáticos, tanto que ganhou o sugestivo apelido de Orlando brasileira.

CVC Multimarcas divulga iniciativas e projetos para 2024

0

Entre as novidades está a participação da CVC Multimarcas em 12 feiras do segmento até o momento


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O canal multimarcas CVC atingiu resultados expressivos em 2023 graças a um período de reestruturação bem-sucedido, segundo informa a própria marca em nota enviada ao DIÁRIO.

Liderada por Rogério Mendes, diretor do Canal Multimarcas, e Emerson Belan, diretor de Vendas Nacional da CVC, a reestruturação abre portas para novos projetos. De acordo com a empresa, o foco deve ser para a valorização dos agentes de viagens e melhorias na equipe de atendimento em todo o Brasil, inclusive com oportunidades de emprego em algumas bases.

No ano passado, as estratégias adotadas pela nova gestão beneficiaram significativamente os agentes de viagens autorizados, com um aumento notável nas oportunidades de vendas ao longo de 2023. Isso incluiu a introdução de novos produtos e voos exclusivos, cobrindo localidades por todo o Brasil, além de investimentos em mídia, promoções, entre outras iniciativas.

Rogério Mendes lembra também que, nesta nova fase do canal multimarcas, realizaram melhorias substanciais no Portal Atlas e ações que fortaleceram a relação com os agentes de viagens. “Tudo isso fez com que a CVC se reposicionasse no merecido lugar de destaque neste mercado, solidificando a base para começarmos 2024 com força total”, comemora.

CVC anuncia projetos para 2024

Para 2024, a CVC confirmou sua presença em 12 importantes feiras de turismo, incluindo tanto eventos nacionais quanto regionais, a exemplos de ABAV, WTM, Festuris, Avirrp, Abav Travel SP, Expo Paraná, Ugart e BTM, entre outras.

Para reforçar a valorização dos profissionais, a empresa lançou, em meados de janeiro, o “Capacita CVC Premiado”. Esta iniciativa, mantida online para alcançar profissionais em todo o Brasil, tem como destaque uma abordagem interativa, incluindo quiz com prêmios, incentivando a participação e o aprendizado. Os treinamentos acontecem semanalmente às quartas-feiras, às 15h. Para inscrições e informações sobre a agenda, acesse o site CVC Agentes (https://cvcagentes.com/treinamentos-capacita-cvc/).

“Estamos empenhados em não apenas crescer em vendas, mas também em fortalecer a comunidade de agentes de viagens, que são fundamentais para o nosso setor. A reestruturação de 2023 e nossos projetos para 2024 refletem nosso compromisso em oferecer as melhores oportunidades e recursos para eles”, destaca Mendes.

Outra iniciativa é a continuação do “Capacita CVC no Destino” (Famtours), consagrado como uma fórmula de sucesso, com um critério seletivo focado nos agentes que demonstram desempenho consistente nas vendas da CVC. Ainda como novidade, em breve, o “Clube Amigo Agente” fará seu retorno. Desenvolvido por Mendes e bem aceito no passado, o projeto volta com a dinâmica reformulado, incorporando mais parceiros e espaço para promovê-los e, claro, fortalecer relacionamento com os agentes de viagens.

“Agradeço o voto de confiança dos agentes de viagens e todo o trabalho desenvolvido pelo nosso time que já reflete positivamente nos resultados deste importante canal para a CVC. Em 2024, investiremos ainda mais, realizando eventos, fornecendo materiais promocionais e lançando campanhas de incentivo para impulsionar as vendas dos agentes”, comemora Mendes.

Para suportar o crescimento e a expansão de operações, a CVC também segue recrutando executivos de vendas em diversas regiões do Brasil, como Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraná e São Paulo, além de vendedores para o escritório da matriz, em Santo André (SP).

 

Turismo Alemão promove primeira capacitação em Manaus

0

Encontros como este, promovidos pelo Turismo Alemão, estão no escopo da entidade para divulgar o destino europeu no Brasil


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Com a proposta de promover a Alemanha em todos os seus seguimentos, o Turismo Alemão realizou seu primeiro encontro de capacitação. O evento ocorreu no último dia 29 de janeiro no hotel Adrianópolis All Suites, em Manaus.

Com a participação de 35 agentes de viagens, o 1º Encontro de Capacitação da entidade teve o comando de Carlos Henrique Dezen.

Além disso, a reunião contou com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amazonas – Abav-AM, através do seu presidente Jaime Mendonça; do Affinity Seguro-Viagem; da consolidadora digital Tailor Travel Services; e da Manaus Hotéis.

Turismo Alemão: conheça a iniciativa

Lançado no dia 26 de outubro, na Câmara Brasil – Alemanha de São Paulo, o TURISMO ALEMÃO supre a lacuna deixada pelo Centro de Turismo Alemão (DZT), que encerrou suas atividades no Brasil após a pandemia. A iniciativa é de Carlos Henrique Dezen e Thomas Timm, profissionais com vasta experiência e especialistas no país germânico.

A proposta do TURISMO ALEMÃO é promover a Alemanha em todos os segmentos: lazer, negócios, religioso, cultural, LGBT, gastronômico e outros. Também realizará capacitações para agentes de viagens juntamente com alguns parceiros, que serão presenciais e através de treinamentos online e podcasts.

Feiras e congressos também estão no radar do TURISMO ALEMÃO. Afinal, a Alemanha há anos explora com sucesso o segmento MICE, inclusive sendo sede de grandes eventos do Turismo, como é o caso da ITB Berlin, maior feira de turismo do mundo, a IMEX em Frankfurt e a Germany Travel Mart – GTM que é realizada pelo Conselho Nacional de Turismo da Alemanha.

MTur certifica comunidades Indígenas e Quilombolas

Comunidades certificadas pelo Ministério do Turismo (MTur) são integrantes do projeto Experiências do Brasil Original


EDIÇÃO DO DIÁRIO

O Ministério do Turismo entregou a certificação às Comunidades Quilombolas e Indígenas participantes do “Experiências do Brasil Original” de modo virtual. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, nesta edição, foram selecionadas quatro comunidades: duas indígenas, no Pará e em Roraima e duas quilombolas, no Pará e Goiás, contemplando os biomas Amazônia e Cerrado.

Realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Projeto dá mais visibilidade a esses importantes biomas brasileiros e também expande os debates sobre a valorização dos povos originários brasileiros e do turismo étnico e comunitário, valorizando, sobretudo, a história e a cultura, a partir da oferta turística.

A live reuniu o Secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi, a Diretora Barbara Blauti e sua equipe Técnica, o Professor Doutor André Brandão, Coordenador de Integração Acadêmica da Universidade Federal Fluminense representando o Reitor da Universidade Federal Fluminense, o Coordenador-Geral do Projeto, Professor Osiris Marques e toda sua equipe de professores da UFF, além dos representantes das Comunidades certificadas e demais parceiros dos estados e municípios.

Milton Zuanazzi explicou que o projeto veio para agregar valor aos serviços e produtos turísticos ofertados por povos Indígenas e comunidades Quilombolas no Brasil, por meio da criação ou aprimoramento de experiências turísticas memoráveis que envolvam agricultura familiar, extrativismo, artesanato, etnoturismo e/ou ecoturismo.

“Vamos estimular renda, gerar empregos e, especialmente, dar condições para manter nossa gente nos seus locais de origem, com qualidade de vida, sustentabilidade econômica e ambiental. Precisamos agradecer a essas comunidades que foram pioneiras em participarem do projeto, de uma forma organizada, pela UFF e tantos outros parceiros envolvidos nos estados e nos municípios. Conseguimos conquistar esse primeiro produto para que essas comunidades possam abrir suas portas ao turismo responsável”, ressaltou.

Acompanhamento do Ministério do Turismo

De acordo com o MTur, ao longo da validação do projeto Experiências do Brasil Original, as comunidades selecionadas foram acompanhadas pela equipe técnica do ministério e da UFF em atividades de diagnóstico, capacitação, mentorias, oficinas para formatação de experiências turísticas e de validação.

“Nós tivemos como resultado um total de 40 experiências memoráveis e transformativas formatadas, mais de 170 pessoas qualificadas, dentro dessas 170, a gente pode fazer um recorte de mais de 30 jovens e mais de 50 mulheres envolvidas nesse projeto. E ao todo, foram 90 famílias beneficiadas com o projeto hoje dentro das comunidades”, explicou Anna Modesto, Coordenadora de Produção Associada ao Turismo.

Com o projeto Experiências do Brasil Original foi possível ainda, gerar a aproximação das comunidades e roteiros com receptivos e agências de turismo, o fortalecimento do mercado turístico interno, além da oportunidade do aumento do fluxo de visitantes nas comunidades e territórios contemplados pelo projeto.