A partir de agora, o Castelo Saint Andrews passa a ter completa Gestão em ESG, baseada no modelo de excelência internacional ISO
O Castelo de Saint Andrews lançou o seu primeiro programa de Carbono Neutro durante a abertura do Festival de Turismo de Gramado, simbolizando o início da gestão em ESG do Saint Andrews.
De acordo com a comunicação do hotel, a ação é devidamente certificada com a concessão do Selo Prima Consciência Climática, conferido por organizações internacionais, como a OCRE – Associação para Valorização do Ambiente, Cultura Patrimônio e Lazer, de Portugal, assim como o movimento latino-americano SIMAAS – Sistema de Integração Municipal América Área Sul.
Em nota enviada ao DIÁRIO, o Selo é concedido apenas para iniciativas dedicadas à revalorizar a identidade sociocultural de patrimônios naturais no território do Cone Sul, em especial Argentina, Brasil, Chile e Bolívia.
O Saint Andrews realizou um evento para anunciar seu programa de Carbono Neutro e celebrar esse marco histórico, com o plantio de uma muda. A partir desta iniciativa, o Castelo passa a ter completa Gestão em ESG, baseada no modelo de excelência internacional ISO, o que permitirá ao empreendimento acompanhar indicadores ESG de forma permanente e ampliar a geração de impacto positivo no entorno.
“Convido a iniciativa privada, empresários e demais articuladores da Serra Gaúcha, a juntarem-se a nós, para construirmos um futuro mais verde e sustentável para todos, para as gerações atuais e futuras. Desejo que o Saint Andrews seja lembrado não apenas por sua beleza histórica e excelência em hospitalidade e luxo, mas também por seu compromisso com a sustentabilidade da região mais promissora do Brasil”, declarou Guilherme Paulus, proprietário do Saint Andrews.
Práticas sustentáveis
Segundo a nota recebida pelo DIÁRIO, o projeto visa neutralizar as emissões de carbono geradas pelas operações do castelo em Gramado, investindo em práticas sustentáveis como projetos de reflorestamento na região e conscientização ambiental climática para públicos estratégicos.
Este investimento está alinhado com a missão do empreendimento em potencializar a geração de riquezas, implementando ESG em sua gestão de ponta a ponta, até e etapa de conservação ambiental e conscientização.
“O Castelo Saint Andrews é o primeiro Relaix Chateau do Brasil a cumprir a metodologia climática internacional e conquistar a certificação Carbono Neutro. Essa conquista do Selo Prima será um incentivo para distintos setores de Gramado se envolverem na urgente temática associada ao clima”, observa Ricardo Harduim, biólogo responsável pelo projeto.
O programa foi construído com apoio de consultorias e técnicos renomados na questão ambiental, como a GESCAP – Gestão e Capacitação de Alta Performance e a OSCIP Prima Mata Atlântica e Sustentabilidade , que integra a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, e tem a chancela do GBV – Grupo Brasil Verde, IFEC – Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência, ACA – Aliança pela Ação Climática e REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental.
A rede hoteleira Accor é uma das empresas que patrocinou e recepcionou o navio Energy Observer aqui em Fortaleza em sua breve parada de volta ao mundo. Ela alia-se à Qair Brasil uma produtora independente de energia limpa que se dedica a soluções baseadas em fontes renováveis.
por Paulo Atzingen, de Fortaleza (CE)*
O Energy Observer, um catamarã adaptado, é o primeiro navio de hidrogênio verde (H2V) e de emissão zero carbono, que chegou ao Brasil para cumprir sua odisseia de conscientização para a transição energética. O barco experimental chegou esta semana em águas nacionais e ficará ancorado de 16 a 24 de novembro, no Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE).
O navio completará no ano que vem sete anos de viagens pelo planeta (2017 França; 2018 Mediterrâneo; 2019 Norte da Europa; 2020 Oceano Atlântico; 2021 Oceano Pacífico; 2022 Ásia; 2023 África e América do Sul), chegando em 2024 ao seu ponto de partida, o porto de Saint-Malo (França).
Durante sua ancoragem em Fortaleza, o catamarã experimental receberá visitas guiadas e exposições que abordam a transição energética. Esse projeto, que propõe revolucionar a logística, a indústria e o modo de vida das pessoas no globo terrestre foi abraçado por vários empresas e parceiros, uma delas é a Accor.
Parceria começou em 2017
Presente na recepção do barco em Fortaleza, a vice-presidente sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Accor América, Antonietta Varlese, conversou com o DIÁRIO.
A parceria com a Energy Observer começou em 2017 (ano que o barco lançou-se ao mar, primeiramente no Mediterrâneo) e a Accor é uma das patrocinadoras master. Segundo Antonietta, o encontro das empresas se deu pela paixão pelo mar e pelo gosto de velejar. “Nosso CEO, Sébastien Bazin, que é um velejador apaixonado pelo oceano, conheceu o Victorien Erussard, velejador famoso e o criador do projeto. Ele encampou a ideia, já que o propósito da Accor é sempre olhar o futuro, implantar práticas que inovam e que fazem a diferença, ações de sustentabilidade que impactam na hotelaria. Ele resolveu também participar e apoiar esse projeto”, falou Antonietta ao DT
A executiva lembra que a Accor trabalha com ativações nos destinos onde o catamarã aporta e onde a rede possui hotéis, dando suporte à equipe. “Isso mostra a nossa missão de ser uma empresa sempre avant-garde em relação à sustentabilidade”.
Antonietta destaca que a Accor não só quer ser integrante desse processo de transição energética, mas já realiza em seus hotéis pelo mundo ações nesse sentido.
“Temos várias iniciativas e práticas que nos referencia como empresa preocupada com a sustentabilidade e a transição energética. Nós já eliminamos 57 itens de plástico de uso único das nossas operações e cada vez mais a gente quer diminuir o uso deste material. Temos uma meta bastante ambiciosa que é chegar a 2050 a ser uma operação Net-Zero. (Net-zero carbon emissions by 2050)
Para Antonietta, chegar a essa meta ambiciosa são necessários ajustes e principalmente um plano de gestão de informações. “Para reduzir é preciso que se entenda o processo da pegada de carbono e o que estamos gerenciando. Estamos mensurando nossos gastos energéticos, de água, de diesel, de outros plásticos. Então tudo isso vai compor a nossa matriz com o objetivo de alcançarmos a descarbonização até 2050”, enumerou.
Sustentabilidade ligada ao Financeiro
A executiva reforça que essas metas estão muito além das novas fronteiras geográficas assumidas no início deste ano, quando a administração dos hotéis no Brasil passou a ser nas Américas. (Veja matéria). “Na verdade o desafio é global, já que somos uma empresa global, temos uma matriz francesa e europeia, a meta é global. Temos um compliance e devemos seguir uma série de regulamentações focadas em sustentabilidade, que estão muito em linha com as regulamentações financeiras. Então, hoje, todos os esforços em sustentabilidade já se conectam com o recortes financeiros. As regulamentações do mercado de negócio estão atreladas aos índices de ESG (Environmental, Social and Governance) das empresas. Seguiremos, portanto, a nova diretriz europeia que passará a valer ainda este ano”, antecipou.
Antonietta cita, ao final, a 30ª Conferência ONU sobre Mudança do Clima (COP 30) confirmada para ser realizada em Belém, no Pará, em 2025. “Com a ampliação do escopo, de Brasil para América, as regulamentações cresceram também. Os eventos que vão acontecer com a gente (com o Brasil) sediando a COP 30, em 2025, virão de contrapeso as regulamentações, apesar do Brasil, já ter uma matriz energética bastante limpa, muito alternativa. Isso, no entanto, não significa que a gente não possa trabalhar melhor ainda o uso e a produção dessa energia e contribuir com inovações”, afirmou.
Ela conclui reforçando que a parceria com o Energy Observer é antes de tudo um grande aprendizado.
Além da Accor, o Governo do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza, a Air Liquid e a Toyota participam da estapa brasileira do Energy Observer.
Confira o Vídeo:
Revolucionário
O dono da ideia do primeiro barco do mundo movido a hidrogênio verde e CEO da Energy Observer, Victorien Erussard, também falou ao DIÁRIO.
“Me propus ao desafio de construir um catamarã que retira sua energia da natureza sem agredi-la e realizar uma viagem de 7 anos ao redor do mundo para validar e otimizar todas as tecnologias a bordo, sem emitir gases de efeito estufa, partículas finas ou ruído”, disse.
Ainda, segundo Victorien, a empresa criou o Energy Observer Foundation que reúne conhecimentos especializados para conscientizar a transição energética, sensibilizar para o potencial do hidrogênio e promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“Estamos desenvolvendo o Energy Observer 2, embarcação que medirá em torno de 160 metros de comprimento e utilizar 40 mil quilos de H2V líquido embarcado”, esse projeto visa sua invenção experimental a um nível global de aproveitamento”, falou.
Confira nas próximas edições do DIÁRIO DO TURISMO reportagem especial sobre o Energy Observer
*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Fortaleza convidado pela Accor
A charmosa Vila de Caraíva é ótima para curtir na companhia dos pets. Mais ainda em uma hospedagem pet friendly à beira mar.
Embora o turismo pet friendly venha crescendo rapidamente no Brasil, ainda não é muito fácil encontrar boas hospedagens para viajar com quatro pets, ainda mais se forem quatro vira-latas de porte médio.
Mas com uma boa pesquisa, muita paciência e um pouco de sorte, é possível encontrar opções muito boas.
Com bastante pesquisa e planejamento, nas últimas férias consegui fazer uma ótima viagem pet friendly de São Paulo até Caraíva na Bahia.
A viagem teve algumas paradas bem legais, como Tiradentes e Alto Caparaó, em Minas Gerais, mas a estrela da viagem era mesmo a Bahia, onde ficamos primeiro alguns dias em Cumuruxatiba, para depois chegar ao destino final, Caraíva.
Nossa hospedagem pet friendly
No quesito hospedagem, o destaque da viagem foi Caraíva, onde ficamos hospedados de frente para o mar, em uma casa ótima, pé na areia, e com mega quintal todo cercado, perfeito para os cães brincarem e correrem de montão.
O Oca Caraíva, que na verdade não fica na vila de Caraíva, e sim localizada na Aldeia Xandó, há alguns minutos da vila, foi uma verdadeira descoberta. Durante a pesquisa de hospedagens, e algumas recusas por serem quatro cães, o que me chamou atenção foram as fotos de pets e o carinho com que falavam deles nas redes sociais.
Michelle, a proprietária do Oca Caraíva, é apaixonada por animais, pra ela receber pets não é só uma forma de abocanhar uma fatia de mercado, é algo que aconteceu de forma natural. Ela tem oito cães, além de gatos, todos adotados e cuidados com muito carinho e cuidados. A dedicação da Michelle aos pets é lindo de ver, e isso obviamente reflete na recepção com os hóspedes caninos. Ficamos encantados em conhecer essa turminha linda que ficava do outro lado da cerca.
O Oca é uma mistura de camping, pousada, hostel e casa para locação. Você pode escolher se hospedar no hostel, em quartos compartilhados, na Suíte Dendê, que fica a apenas 300 metros da praia, com um quintal cercado, mas sem cozinha, ou na Casa Baião.
Todas as acomodações são pet friendly, aceitando não apenas cães, mas também gatos, desde que sejam sociáveis.
Nós optamos pela Casa Baião, que é uma casa completa, com cozinha equipada, ar condicionado, rede na varanda, e um amplo quintal gramado e pé na areia. Era só abrir a porta, dar alguns passos e cair no mar.
Pensa num nascer do sol maravilhoso! Vale a pena acordar bem cedinho para ver o sol nascer, são daquelas memórias que a gente leva pra vida, sabe?
Caraíva com os pets
Caraíva é uma vila encantadora onde carros não circulam, o que dá um charme pitoresco ao local. A maioria dos turistas chega atravessando de barco pelo Rio Caraíva. Quem fica na Aldeia Xandó, como nós ficamos, pode ir até a entrada da vila de carro e seguir a pé o passeio.
Há placas na vila indicando que os pets são bem-vindos e que devem circular sempre na guia. Embora, na prática, muitos cães circulem soltos pela vila. Muitos dos cães que vi pela vila parecem ter tutor. Vi muitos deles usando coleira, plaquinha de identificação e coleira antipulgas. A questão ali, como em muitos locais do país, é cultural.
Em Caraíva é comum as pessoas terem cães e deixarem que tenham livre acesso à rua. Nós sabemos que não é o cenário ideal, os animais sozinhos ainda estão sujeitos a acidentes, brigas e outros perigos.
Os cães são bem recebidos por toda vila, alguns dos charmosos restaurantes têm potinhos de água para os cães da região aliviarem a sede, e alguns exibem seu apoio a uma ONG local que cuida de animais abandonados.
Não tivemos nenhuma dificuldade em passear nem comer, mesmo acompanhada de quatro cães.
Pude passear por toda a vila, curtir o pôr do sol no rio Caraíva, e principalmente, curtir os dias de sossego em frente ao mar. Na ótima companhia dos meus cães.
Profissional experiente assumiu cargo do Ramada By Wyndham Brasília Alvorada e do Tryp By Wyndham Brasília Nações
Daniel Oliveira assume agora a posição de Gerente de Operações no Ramada By Wyndham Brasília Alvorada e Tryp By Wyndham Brasília Nações, ambos empreendimentos administrados pela Hotelaria Brasil.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, o envolvimento de Oliveira com o setor turístico começou em 2006, no Rio Quente Resorts, onde atuou no desenvolvimento do marketing e comunicação, modernizando a identidade visual da empresa.
Em 2008, o profissional retornou ao Distrito Federal com o objetivo imediato de integrar o time comercial do Sonesta Brasília. Em 2011, recebeu um convite da Meliã Hotels, deixando a Superclubs para ingressar na equipe comercial de três hotéis em Brasília e outros doze em diferentes regiões do Brasil. Ao longo de quatro anos, consolidou parcerias com embaixadas, órgãos internacionais, governo federal e grandes empresas do setor corporativo, alcançando notável sucesso no competitivo mercado local.
Após essa fase, Daniel Oliveira ingressou na Hotelaria Brasil assumindo a gerência comercial do Ramada By Wyndham Brasília Alvorada e, posteriormente, do Tryp By Wyndham Brasília Nações. Oliveira liderou esses estabelecimentos para alcançar, em apenas três meses de operações, os melhores indicadores de diária média, ocupação e RevPar da cidade no segmento upper-midscale.
Com sua recente promoção para Gerente de Operações, Daniel continua dedicando-se com afinco e determinação, visando os melhores resultados e mantendo a excelência no atendimento. Suas expectativas estão alinhadas com a visão da Hotelaria Brasil, buscando consolidar os hotéis como referências importantes nos padrões de qualidade da capital federal, seguindo os renomados critérios internacionais da gigante americana, Wyndham Hotels and Resorts.
Representantes do governo federal, estadual e municipal participam do evento, que visa atrair competições para a cidade
Para consolidar a vocação esportiva e atrair mais competições para o Rio de Janeiro, o Visit Rio Convention Bureau promove, na terça-feira (21), a 1ª Conferência Rio Cidade Olímpica, no Teatro Copacabana Palace.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o encontro vai reunir representantes do governo federal, estadual e municipal, comitês olímpicos, ex-atletas e especialistas para discutir estratégias e modelos de negócios. Jornalistas credenciados poderão acompanhar o evento.
Apenas em 2023 o Rio de Janeiro foi palco de 46 eventos esportivos que foram responsáveis por injetar US$ 169 milhões (R$ 827 milhões) na economia local. As atividades atraíram cerca de 280 mil pessoas, o que representa 24% do público total dos eventos realizados na cidade no período.
Para o presidente-executivo do Visit Rio Convention Bureau, Carlos Werneck, a lei estadual de incentivo ao esporte e o legado da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos são elementos que conferem ao Rio vantagens competitivas como sede para eventos dessa categoria.
“Temos uma geografia que oferece o cenário ideal para uma ampla gama de atividades ao ar livre e nos beneficiamos de complexos esportivos construídos para eventos. A lei estadual que concede vantagens fiscais a empresas que pagam ICMS no Estado e têm interesse em investir em iniciativas culturais e esportivas no Rio de Janeiro também desempenha um papel crucial para o estímulo desse setor. Vale destacar que a cidade conquistou nove vezes consecutivas o prêmio de melhor destino para esportes pelo World Travel Awards, considerado o Oscar do turismo”, afirmou.
Programação iniciativas do mundo esportivo
A abertura da Conferência será marcada por um debate sobre Políticas Públicas de Turismo para o Esporte, com a participação de Guilherme Schleder, secretário municipal de Esporte do Rio de Janeiro; Ronnie Costa, presidente da Riotur; Daniela Maia secretária municipal de Turismo; Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio; Bernardo Fellows, chefe executivo de eventos e grandes Eventos do município, e Pedro Guimarães, diretor-presidente da Apresenta Rio.
Para discutir a relevância das competições esportivas internacionais no desenvolvimento do esporte brasileiro, haverá uma mesa redonda com representantes das Confederações Brasileiras de Vôlei (CBV), Atletismo (CBAt), Vela (CBVela) e Canoagem (CBca). Já iniciativas como Instituto UEVOM (Maré), Projeto Grael e Instituto Yduqs vão debater o impacto do esporte na inclusão e transformação social em conjunto com a Superintendência de Desportos do Estado do Rio De Janeiro (SUDERJ) e Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor.
A programação ainda conta com uma apresentação de cases de sucesso e um bate-papo sobre modelos de negócios empresariais para eventos esportivos e captações reunirá representantes de projetos consagrados, como Rei e Rainha do Mar, Maratona do Rio, XTERRA, Rally dos Sertões e Sou do Esporte.
O evento gratuito começa às 9 horas e é aberto ao público. As inscrições via sympla podem ser feitas neste link.
São Luís, passará a integrar um grupo de destinos que disponibilizará de um dashboard com diversos dados, gráficos e tabelas sobre o turismo da cidade.
Esta iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Tecnologia permitirá acesso em tempo real de informações sobre o perfil do visitante, taxa de ocupação hoteleira, Cadastur, ISS, fluxo de visitantes e muito mais.
As equipes de ambas secretarias se reuniram ao longo deste ano para que pudessem criar um dashboard de fácil manuseio aos usuários. Com esta plataforma on-line, São Luís avança ainda mais no conceito de destino turístico inteligente, possibilidade que a informação seja eficiente e transparente.
Além do Atenas, a Secretaria Municipal de Turismo também fará o lançamento do Anuário do Turismo que contêm diversos dados do turismo de São Luís referente ao ano de 2022. O anuário ficará disponível no portal da Prefeitura na aba da Secretaria Municipal de Turismo.
De acordo com Saulo Santos, secretário municipal de turismo, “o Atenas é um grande avanço para que São Luís esteja cada mais vez avançando no processo de transformação em destino turístico inteligente”.
Nesse período, o aeroporto de Viracopos espera receber um total de 1.479 pousos e decolagens de aeronaves de passageiros
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), terá movimentação intensa de passageiros neste feriado prolongado do Dia da Consciência Negra, que será no dia 20/11. O terminal deve receber aproximadamente 210 mil passageiros entre os dias 17/11 (sexta-feira) e 21/11 (terça-feira), abrangendo a véspera e o retorno do feriado em viagens nacionais e internacionais. Nesse período, espera-se um total de 1.479 pousos e decolagens de aeronaves de passageiros.
Os dias de maior movimentação de passageiros previstos são para sexta-feira (17/11), com 41,1 mil pessoas, na segunda-feira (20/11), com 45,8 mil pessoas, e terça-feira (21/11), com 45,2 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.
No que se refere ao movimento de aeronaves, os dias de pico são esperados para segunda-feira (20/11), com 323 pousos e decolagens, e na terça-feira (21/11), com 325 pousos e decolagens.
O horário de pico de movimento de pessoas esperado para esta sexta-feira é entre 18h e 23h30. Na terça-feira (21/11), durante o retorno do feriado, os horários de maior movimento de passageiros devem ficar entre 5h e 10h.
Entre os destinos mais procurados durante o feriado estão as capitais do Nordeste, do Centro-Oeste e do Norte do país, assim como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória e cidades do interior de São Paulo. Além destes destinos nacionais, há também uma demanda significativa para voos internacionais com destinos como Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA).
Com o objetivo de atender à demanda, a infraestrutura do aeroporto está sendo reforçada, incluindo um aumento no número de colaboradores em áreas como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção, limpeza e plantão gerencial. As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes do aeroporto também estão se preparando para a esperada ampliação na demanda durante os dias de maior movimento de passageiros.
Com essas ações, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos busca garantir uma operação tranquila e eficiente para todos os passageiros que escolherem o aeroporto para suas viagens durante o feriado prolongado.
Voos internacionais
Os voos internacionais também terão uma parcela significativa de movimentação, totalizando 44 pousos e decolagens entre 17/11 e 21/11, sendo 22 voos de partida e 22 de chegada. Estima-se que esses voos transportarão 12,7 mil passageiros pelo terminal internacional.
Os dias de maior movimentação para voos internacionais estão previstos para quinta-feira (17/11), com 25 mil pessoas embarcando ou desembarcando do exterior, e na terça-feira (21/11), com 2,6 mil passageiros.
Luzes e uma grande árvore de Natal compõem a decoração da Galeries Lafayette que toma conta do edifício do Boulevard Haussmann
A Galeries Lafayette inaugurou na quarta-feira (15), em Paris, uma imponente decoração natalina, que encantará público até o último dia de 2023. A informação foi divulgada em nota oficial sobre o evento, a qual o DIÁRIO teve acesso.
Sob o tema “O Natal dos Meus Sonhos”, a ambientação foi conduzida pelo designer e artista Charles de Vilmorin. Atualmente, o profissional apontado como um dos nomes mais promissores da alta-costura francesa.
Inspiradíssimo sobretudo por ter nascido em um 25 de dezembro, Vilmorin concebeu todo o décor que conta a história de uma pequena menina e seu pincel mágico que viajam em seu mundo particular para realizar o sonho de ter uma celebração colorida e feliz.
De acordo com a nota enviada ao DIÁRIO, a decoração de Natal da Galeries Lafayette foi montada no edifício do Boulevard Haussmann, garantindo a exuberância das vitrines.
O ponto alto dessa cenografia especial, segundo o informativo, é a Grande Árvore de Natal, posicionada estrategicamente sob a cúpula neobizantina da icônica loja de departamentos parisiense.
Além da presença de Vilmorin, a inauguração também contou com show da cantora e compositora francesa Juliette Armanet, um dos nomes em evidência na cena musical local. A decoração pode ser admirada por clientes e visitantes até 31 de dezembro.
Essa foi a primeira vez que a Atrio estruturou um evento do tipo voltado para a equipe de vendas
A primeira edição da Convenção de Vendas da Atrio Hotel Management aconteceu no ibis Styles Piracicaba na primeira semana de novembro. O tema escolhido para o evento foi “Sucesso no passado não garante sucesso no futuro”.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, aproximadamente 60 colaboradores de todo o Brasil estiveram nos dois dias de treinamento. No local eles puderam acompanhar palestras, workshop, debates e, ao final, participaram de uma dinâmica com foco em negociação, gestão estratégica de tempo e raciocínio lógico.
“De um lado, nós acreditamos que os acertos do passado, além de lastro, nos dão algum conforto porque temos histórico e podemos tomar decisões com base em experiências já vividas e não em achismo. De outro, nós sabemos que nossa indústria está vivendo um amplo processo de mudança e, inquietos que somos, queremos ser parte da mudança. Trabalhamos para isso, inclusive. Somos e queremos continuar sendo protagonistas”, diz César Nunes, VP de Marketing e Vendas da empresa.
Para conduzir os processos de capacitação de gerentes de Vendas, executivos de Contas e equipes de Marketing e Revenue Management, entre os participantes, os executivos contaram com o suporte de profissionais como Ana Artigas, que ministrou um treinamento sobre Inteligência Relacional, e Claudio Diego, que construiu e apresentou um storytelling, buscando trazer a narrativa como estratégia de vendas.
De acordo com César Nunes na nota enviada ao DIÁRIO, a realização, pela primeira vez, de uma convenção focada na equipe de vendas deve-se ao fato do crescimento da equipe ao longo dos últimos anos. “A força de vendas ganhou tamanho e envergadura, sendo ampliada em todo o Brasil, assumindo uma representatividade ainda mais importante em nosso dia a dia. Com isso, vimos a necessidade de criar uma agenda exclusiva para estes profissionais. Foram dois dias muito intensos e saímos desta primeira edição bastante satisfeitos”, finaliza o executivo.
Restaurantes especializados de Curitiba combinam arte, chefs criativos e elevam a experiência hoteleira
POR ZAQUEU RODRIGUES
A gastronomia de alto nível é uma das especialidades do hotel Grand Mercure Curitiba Rayon, no centro de Curitiba (PR). O restaurante Hai Yo, comandado pelo chef Lucas Coelho Varaschin, é uma referência em cozinha asiática na cidade.
A poucas quadras dali, no vizinho bairro Batel, o Novotel Curitiba Batel é outro hotel festejado pela gastronomia. No piso térreo, o restaurante QCeviche!, conduzido pelo chef peruano Isidoro Troyes, inspira uma viagem pela tradicional gastronomia peruana.
Com cozinhas especializadas de alto nível, ambientes inspiradores, atendimentos de excelência e chefs que vivenciam a gastronomia como expressão de afeto, Grand Mercure Curitiba Rayon e Novotel Curitiba Batel renovam a gastronomia do destino e conquistam hóspedes e visitantes.
Fernando Kanbara, gerente geral do hotel Grand Mercure Curitiba Rayon, observa que os restaurantes de hotéis vivem um bom momento. “Havia muito preconceito com os restaurantes de hotéis. Hoje eles são destaques pela alta qualidade, inovação e experiências que entregam”, sublinha.
O Grand Mercure está investindo em sua gastronomia. Neste mês o hotel abre ao público o novo Garbo, restaurante de alta gastronomia especializado em cozinha indígena com influências amazônicas. O menu também é assinado pelo chef Lucas Coelho.
“Enquanto o restaurante Hai Yo celebra as cozinhas da Coreia, China, Vietnã, Japão, Tailandia, Índia… o Garbo apresenta a cozinha brasileira de origem. Ele vai servir jacaré, pirarucu, manteiga de urucum, criações à base de mandioca e outros ingredientes indígenas”, explica o chef Lucas Coelho.
Assim como o café da manhã de hotel é uma paixão celebrada mundialmente como padrão de qualidade e fartura, o restaurante de hotel é redescoberto e persegue o caminho da consagração junto aos viajantes.
A arte é ingrediente permanente na cozinha do chef Lucas Coelho, que desenha os pratos durante o processo de criação. “Crio na minha cabeça e passo ao papel cada ingrediente para iluminar onde o prato é doce, amargo, crocante, quente… Cada prato contém a nossa alma como cozinheiro. Ver as pessoas felizes comendo a minha comida me deixa feliz e realizado”.
Uma das estrelas do Hai Yo é a Tokubtsuna Kaki, ostra eleita a terceira melhor do mundo e a melhor do Brasil. Ela é servida in natura e é temperada com molho ponzu, ovas de salmão, tobiko black e gema de ovo de codorno. A sua degustação é feita em um único shot.
O aroma do Pato ao estilo de Sichuan, confitado na própria gordura por 16h e frito por imersão, ressalta a alquimia dos sentidos. O pato é desfiado na mesa e acompanha pepino e alho poró frescos, panquecas artesanais, um molho agridoce e outro a base de gengibre e pimenta dedo de moça.
O menu degustação do Hai Yo também inclui shake nuta, sashimi de salmão maçaricado ao molho Ama-missô; Kinoko missô Udon, massa de Udon, servida com molho a base de manteiga missô, cogumelos tostados e um toque de frutas; e Cheese cake de tofu, que acompanha um sorbet de frutas vermelhas com pimenta togarashi e uma calda artesanal de frutas vermelhas.
Cozinha peruana
No restaurante QCeviche!, no piso térreo do hotel Novotel Curitiba Batel, o chef peruano Isidoro Troyes compreende a gastronomia como um instrumento para compartilhar a cultura e a história do seu país.
O chef diz que o restaurante passeia pelos sabores autênticos da tradicional gastronomia peruana. “A gente faz a comida da maneira tradicional. Se você for ao Peru e entrar na casa de um morador, encontrará comida igual essa”.
Luiz Daniel Briceno Urbina, subgerente do Novotel Curitiba Batel e gerente do restaurante QCeviche!, ressalta que a gastronomia tem como essência cuidar das pessoas. “Em nosso cardápio temos os pratos mais representativos da gastronomia do Peru”.
O chef Isidoro conta que muitos ingredientes, como as pimentas, são importados do Peru. “A gastronomia peruana tem bastante molhos de pimentas vermelhas, amarelas, verdes… e muitas delas não encontramos aqui. Essa diversidade de sabores de pimentas é herança dos Incas e é mantida até hoje”.
No menu do restaurante peruano estão ceviches variados, Parrilha Criolla [churrasco a moda peruana] mini porções Causa limeña, lomo saltado, ají de gallina, arroz ají panca, arroz chaufa e chicharrón de pescado, e bebidas como Chicha Morada, feita com milho roxo, frutas e especiarias; e Chilcano de Pisco, feito com pisco acholado, suco de limão e refrigerante de gengibre.
Brasilidade
O Grand Mercure Curitiba Rayon é um hotel inspirado na identidade brasileira. A cultura do país é encontrada no hotel desde o aroma de capim-limão, plantas Espada de São Jorge e Costela de Adão e livros de escritores brasileiros no lobby, passando pelas obras decorativas, até traços e produtos que compõem os ambientes do hotel.
Nos quartos, os amenities em frascos ecológicos são da linha da L’Occitane inspirada na identidade brasileira; há mimos que são da Boticário, que é uma empresa curitibana. Agora, o novo restaurante Garbo especializado em cozinha indígena reforça a identidade brasileira.
A brasilidade é encontrada em todo o hotel sob diferentes formas. No café da manhã com bolinho de chuva, bolinho da saudade e bolinho de fubá. Às cinco da tarde no ritual do café. O Grand Mercure é hotel um intimista, conceitua Fernando Bankara.
Curitiba Múltipla
A presidente do Instituto de Turismo Municipal de Curitiba, Tatiana Turra, diz que a cidade inspira uma viagem pelos sabores do mundo. “Essa riqueza gastronômica é encontrada tanto nas charmosas feiras de rua quanto nos restaurantes sofisticados”, explica Tatiana, que indica a famosa ‘carne de onça’, prato típico da cidade feito com broa e carne de vaca.
Uma cidade a cada esquina. É assim que os moradores de Curitiba definem a cidade. A identidade multicultural da capital paranaense expressa as riquezas de diferentes povos. Poloneses, ucranianos, italianos, árabes, alemães entre outras comunidades compõem o destino de raiz indígena.
Tatiana Turra diz que a cidade é diversa. “Temos uma cidade plural que oferece atrações variadas em museus, teatros, cinemas, parques, praças e vivências na natureza”, diz ela, ressaltando que Curitiba está na rota de grandes festivais e concertos nacionais e internacionais.
No alto da Torre Panorâmica, de onde é possível contemplar Curitiba de uma perspectiva ampliada, ela conversou com o Diário do Turismo e explicou que a cidade já está preparada para a temporada natalina, uma festividade com ampla programação realizada gratuitamente em parques e ruas da cidade. “É o maior natal do Brasil”, avisa.
Tatiana explica que Curitiba trabalha para reforçar as experiências em seus cartões postais. “Os turistas encontram muitas vivências nesses atrativos que vão além da contemplação. No Jardim Botânico, por exemplo, além da majestosa estufa, encontrará atividades educativas e culturais sobre a vegetação, espaços de convivência, exposição, gastronomia…”.
Na Torre Panorâmica de 100 metros de altura o turista conhece desenho urbanístico de Curitiba. Em uma obra grandiosa esculpida no mirante pelo renomado artista Poty Lazzarotto aprende-se a história da cidade. As obras de Poty estão espalhadas por Curitiba e exibem as personagens e fatos que moldam a vida curitibana.
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