Luzes e uma grande árvore de Natal compõem a decoração da Galeries Lafayette que toma conta do edifício do Boulevard Haussmann
A Galeries Lafayette inaugurou na quarta-feira (15), em Paris, uma imponente decoração natalina, que encantará público até o último dia de 2023. A informação foi divulgada em nota oficial sobre o evento, a qual o DIÁRIO teve acesso.
Sob o tema “O Natal dos Meus Sonhos”, a ambientação foi conduzida pelo designer e artista Charles de Vilmorin. Atualmente, o profissional apontado como um dos nomes mais promissores da alta-costura francesa.
Inspiradíssimo sobretudo por ter nascido em um 25 de dezembro, Vilmorin concebeu todo o décor que conta a história de uma pequena menina e seu pincel mágico que viajam em seu mundo particular para realizar o sonho de ter uma celebração colorida e feliz.
De acordo com a nota enviada ao DIÁRIO, a decoração de Natal da Galeries Lafayette foi montada no edifício do Boulevard Haussmann, garantindo a exuberância das vitrines.
O ponto alto dessa cenografia especial, segundo o informativo, é a Grande Árvore de Natal, posicionada estrategicamente sob a cúpula neobizantina da icônica loja de departamentos parisiense.
Além da presença de Vilmorin, a inauguração também contou com show da cantora e compositora francesa Juliette Armanet, um dos nomes em evidência na cena musical local. A decoração pode ser admirada por clientes e visitantes até 31 de dezembro.
Essa foi a primeira vez que a Atrio estruturou um evento do tipo voltado para a equipe de vendas
A primeira edição da Convenção de Vendas da Atrio Hotel Management aconteceu no ibis Styles Piracicaba na primeira semana de novembro. O tema escolhido para o evento foi “Sucesso no passado não garante sucesso no futuro”.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, aproximadamente 60 colaboradores de todo o Brasil estiveram nos dois dias de treinamento. No local eles puderam acompanhar palestras, workshop, debates e, ao final, participaram de uma dinâmica com foco em negociação, gestão estratégica de tempo e raciocínio lógico.
“De um lado, nós acreditamos que os acertos do passado, além de lastro, nos dão algum conforto porque temos histórico e podemos tomar decisões com base em experiências já vividas e não em achismo. De outro, nós sabemos que nossa indústria está vivendo um amplo processo de mudança e, inquietos que somos, queremos ser parte da mudança. Trabalhamos para isso, inclusive. Somos e queremos continuar sendo protagonistas”, diz César Nunes, VP de Marketing e Vendas da empresa.
Para conduzir os processos de capacitação de gerentes de Vendas, executivos de Contas e equipes de Marketing e Revenue Management, entre os participantes, os executivos contaram com o suporte de profissionais como Ana Artigas, que ministrou um treinamento sobre Inteligência Relacional, e Claudio Diego, que construiu e apresentou um storytelling, buscando trazer a narrativa como estratégia de vendas.
De acordo com César Nunes na nota enviada ao DIÁRIO, a realização, pela primeira vez, de uma convenção focada na equipe de vendas deve-se ao fato do crescimento da equipe ao longo dos últimos anos. “A força de vendas ganhou tamanho e envergadura, sendo ampliada em todo o Brasil, assumindo uma representatividade ainda mais importante em nosso dia a dia. Com isso, vimos a necessidade de criar uma agenda exclusiva para estes profissionais. Foram dois dias muito intensos e saímos desta primeira edição bastante satisfeitos”, finaliza o executivo.
Restaurantes especializados de Curitiba combinam arte, chefs criativos e elevam a experiência hoteleira
POR ZAQUEU RODRIGUES
A gastronomia de alto nível é uma das especialidades do hotel Grand Mercure Curitiba Rayon, no centro de Curitiba (PR). O restaurante Hai Yo, comandado pelo chef Lucas Coelho Varaschin, é uma referência em cozinha asiática na cidade.
A poucas quadras dali, no vizinho bairro Batel, o Novotel Curitiba Batel é outro hotel festejado pela gastronomia. No piso térreo, o restaurante QCeviche!, conduzido pelo chef peruano Isidoro Troyes, inspira uma viagem pela tradicional gastronomia peruana.
Com cozinhas especializadas de alto nível, ambientes inspiradores, atendimentos de excelência e chefs que vivenciam a gastronomia como expressão de afeto, Grand Mercure Curitiba Rayon e Novotel Curitiba Batel renovam a gastronomia do destino e conquistam hóspedes e visitantes.
Fernando Kanbara, gerente geral do hotel Grand Mercure Curitiba Rayon, observa que os restaurantes de hotéis vivem um bom momento. “Havia muito preconceito com os restaurantes de hotéis. Hoje eles são destaques pela alta qualidade, inovação e experiências que entregam”, sublinha.
O Grand Mercure está investindo em sua gastronomia. Neste mês o hotel abre ao público o novo Garbo, restaurante de alta gastronomia especializado em cozinha indígena com influências amazônicas. O menu também é assinado pelo chef Lucas Coelho.
“Enquanto o restaurante Hai Yo celebra as cozinhas da Coreia, China, Vietnã, Japão, Tailandia, Índia… o Garbo apresenta a cozinha brasileira de origem. Ele vai servir jacaré, pirarucu, manteiga de urucum, criações à base de mandioca e outros ingredientes indígenas”, explica o chef Lucas Coelho.
Assim como o café da manhã de hotel é uma paixão celebrada mundialmente como padrão de qualidade e fartura, o restaurante de hotel é redescoberto e persegue o caminho da consagração junto aos viajantes.
A arte é ingrediente permanente na cozinha do chef Lucas Coelho, que desenha os pratos durante o processo de criação. “Crio na minha cabeça e passo ao papel cada ingrediente para iluminar onde o prato é doce, amargo, crocante, quente… Cada prato contém a nossa alma como cozinheiro. Ver as pessoas felizes comendo a minha comida me deixa feliz e realizado”.
Uma das estrelas do Hai Yo é a Tokubtsuna Kaki, ostra eleita a terceira melhor do mundo e a melhor do Brasil. Ela é servida in natura e é temperada com molho ponzu, ovas de salmão, tobiko black e gema de ovo de codorno. A sua degustação é feita em um único shot.
O aroma do Pato ao estilo de Sichuan, confitado na própria gordura por 16h e frito por imersão, ressalta a alquimia dos sentidos. O pato é desfiado na mesa e acompanha pepino e alho poró frescos, panquecas artesanais, um molho agridoce e outro a base de gengibre e pimenta dedo de moça.
O menu degustação do Hai Yo também inclui shake nuta, sashimi de salmão maçaricado ao molho Ama-missô; Kinoko missô Udon, massa de Udon, servida com molho a base de manteiga missô, cogumelos tostados e um toque de frutas; e Cheese cake de tofu, que acompanha um sorbet de frutas vermelhas com pimenta togarashi e uma calda artesanal de frutas vermelhas.
Cozinha peruana
No restaurante QCeviche!, no piso térreo do hotel Novotel Curitiba Batel, o chef peruano Isidoro Troyes compreende a gastronomia como um instrumento para compartilhar a cultura e a história do seu país.
O chef diz que o restaurante passeia pelos sabores autênticos da tradicional gastronomia peruana. “A gente faz a comida da maneira tradicional. Se você for ao Peru e entrar na casa de um morador, encontrará comida igual essa”.
Luiz Daniel Briceno Urbina, subgerente do Novotel Curitiba Batel e gerente do restaurante QCeviche!, ressalta que a gastronomia tem como essência cuidar das pessoas. “Em nosso cardápio temos os pratos mais representativos da gastronomia do Peru”.
O chef Isidoro conta que muitos ingredientes, como as pimentas, são importados do Peru. “A gastronomia peruana tem bastante molhos de pimentas vermelhas, amarelas, verdes… e muitas delas não encontramos aqui. Essa diversidade de sabores de pimentas é herança dos Incas e é mantida até hoje”.
No menu do restaurante peruano estão ceviches variados, Parrilha Criolla [churrasco a moda peruana] mini porções Causa limeña, lomo saltado, ají de gallina, arroz ají panca, arroz chaufa e chicharrón de pescado, e bebidas como Chicha Morada, feita com milho roxo, frutas e especiarias; e Chilcano de Pisco, feito com pisco acholado, suco de limão e refrigerante de gengibre.
Brasilidade
O Grand Mercure Curitiba Rayon é um hotel inspirado na identidade brasileira. A cultura do país é encontrada no hotel desde o aroma de capim-limão, plantas Espada de São Jorge e Costela de Adão e livros de escritores brasileiros no lobby, passando pelas obras decorativas, até traços e produtos que compõem os ambientes do hotel.
Nos quartos, os amenities em frascos ecológicos são da linha da L’Occitane inspirada na identidade brasileira; há mimos que são da Boticário, que é uma empresa curitibana. Agora, o novo restaurante Garbo especializado em cozinha indígena reforça a identidade brasileira.
A brasilidade é encontrada em todo o hotel sob diferentes formas. No café da manhã com bolinho de chuva, bolinho da saudade e bolinho de fubá. Às cinco da tarde no ritual do café. O Grand Mercure é hotel um intimista, conceitua Fernando Bankara.
Curitiba Múltipla
A presidente do Instituto de Turismo Municipal de Curitiba, Tatiana Turra, diz que a cidade inspira uma viagem pelos sabores do mundo. “Essa riqueza gastronômica é encontrada tanto nas charmosas feiras de rua quanto nos restaurantes sofisticados”, explica Tatiana, que indica a famosa ‘carne de onça’, prato típico da cidade feito com broa e carne de vaca.
Uma cidade a cada esquina. É assim que os moradores de Curitiba definem a cidade. A identidade multicultural da capital paranaense expressa as riquezas de diferentes povos. Poloneses, ucranianos, italianos, árabes, alemães entre outras comunidades compõem o destino de raiz indígena.
Tatiana Turra diz que a cidade é diversa. “Temos uma cidade plural que oferece atrações variadas em museus, teatros, cinemas, parques, praças e vivências na natureza”, diz ela, ressaltando que Curitiba está na rota de grandes festivais e concertos nacionais e internacionais.
No alto da Torre Panorâmica, de onde é possível contemplar Curitiba de uma perspectiva ampliada, ela conversou com o Diário do Turismo e explicou que a cidade já está preparada para a temporada natalina, uma festividade com ampla programação realizada gratuitamente em parques e ruas da cidade. “É o maior natal do Brasil”, avisa.
Tatiana explica que Curitiba trabalha para reforçar as experiências em seus cartões postais. “Os turistas encontram muitas vivências nesses atrativos que vão além da contemplação. No Jardim Botânico, por exemplo, além da majestosa estufa, encontrará atividades educativas e culturais sobre a vegetação, espaços de convivência, exposição, gastronomia…”.
Na Torre Panorâmica de 100 metros de altura o turista conhece desenho urbanístico de Curitiba. Em uma obra grandiosa esculpida no mirante pelo renomado artista Poty Lazzarotto aprende-se a história da cidade. As obras de Poty estão espalhadas por Curitiba e exibem as personagens e fatos que moldam a vida curitibana.
Acordo de cooperação técnica entre Azul e ANAC é inédito, de acordo com nota enviada à imprensa, e assim também ao DIÁRIO
A Azul Linhas Aéreas e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) fecharam um acordo de cooperação técnica com a participação da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA).
Em nota enviada ao DIÁRIO, com a parceria, inspetores da ANAC que têm experiência como pilotos poderão compor os treinamentos da Azul, conferindo mais qualidade às capacitações.
De acordo com Guilherme Holtmann, gerente Geral de Flight Standards e Treinamentos da Azul, este é um acordo de colaboração inédito no Brasil. “O treinamento inclui não apenas as partes de instrução teórica em solo e em simuladores, mas também dá a oportunidade aos inspetores de voar nas aeronaves da Azul, acompanhados por instrutores da companhia. Esta imersão visa elevar o nível de conhecimento dos inspetores, proporcionando uma compreensão prática das operações da empresa e uma compreensão mais profunda dos desafios e benefícios da legislação vigente.”
Para o diretor da ANAC, Luiz Ricardo Nascimento, a parceria inédita entre a Agência Reguladora e a Azul, conforme estruturada, é uma iniciativa louvável e cujo potencial de desenvolvimento de habilidades técnicas e regulatórias pode aumentar o patamar de excelência da aviação civil no Brasil, colocando o país na vanguarda da inovação no setor aéreo no mundo. “Estamos muito animados com esse intercâmbio em razão da ampliação do conhecimento e do ganho de eficiência técnica para a nossa aviação”, afirmou o diretor.
O projeto representa uma contribuição significativa para a segurança da aviação. “Além de fortalecer os laços entre a Agência e a Companhia Aérea, fundada em 2008, e o compromisso em promover a mais alta qualidade e segurança na aviação. O acordo deve contribuir para a evolução contínua do setor, elevando os padrões de segurança e eficiência operacional.”
A parceria firmada tem duração de um ciclo completo de treinamentos, até que os inspetores estejam 100% capacitados. Depois disso, o objetivo da empresa é renová-la por mais tempo. Os inspetores da ANAC atuarão como segundo em comando em voos nas rotas comerciais da companhia, sempre em companhia da tripulação completa, que inclui o comandante e o primeiro oficial.
Evento, que acontece nos dias 4 e 5 de dezembro em Porto de Galinhas, reunirá representantes da cadeia produtiva do turismo nacional e internacional
A 5ª edição do Visit Pernambuco – Travel Show foi lançada nesta quinta-feira (16), na sede do Sebrae Pernambuco. O evento ocorre nos dias 4 e 5 de dezembro no Convention Center do Armação Resort, em Porto de Galinhas, e tem foco no fomento de negócios e divulgação dos atrativos do Estado e Região.
Em nota ao DIÁRIO, a entidade disse que o lançamento contou com a presença do Presidente do Porto de Galinhas CVB, Otaviano Maroja, do Presidente da Associação dos Hotéis, Eduardo Tiburtius, do presidente da Empetur, Eduardo Loyo, do secretário de Turismo do Ipojuca, Mário Pilar e dos representantes do Sebrae/PE, Débora Guerra, diretora de Administração e Finanças, Alexandre Alves, gerente da Unidade Zona da Mata e Katia Georgina, gestora de Projetos, além do trade turístico.
“Chegamos na 5ª edição do Visit PE com um evento que vem se consolidando a cada ano e que se tornou uma grande vitrine para Porto de Galinhas e toda a região Nordeste no mercado internacional. Neste ano contaremos com cerca de 50 participantes da América Latina e Europa e contaremos mais uma vez com o Summit que trará palestras e mesas redondas com temáticas importantes”, comenta o presidente do Porto de Galinhas CVB, Otaviano Maroja, na nota oficial.
“Todos os anos, a Prefeitura do Ipojuca é um dos principais patrocinadores do Visit PE, pois acreditamos que o evento é uma excelente oportunidade de receber todos os profissionais do setor para debatermos e criarmos novos negócios para o ano seguinte (2024). Em 2023, realizamos muitos trabalhos em parceria com o trade local e de Pernambuco, o que resultou em até o momento um cenário positivo para o destino”, explana o Secretário de Turismo do Ipojuca, Mário Pilar.
Expectativas para o Visit Pernambuco – Travel Show 2023
Mais de 130 profissionais do setor (buyers e suppliers) são esperados e a expectativa é que sejam gerados cerca de R$ 100 milhões em negócios. Todos os buyers são convidados pela organização que espera contar com participantes do Brasil, da América Latina e da Europa.
De acordo com Eduardo Loyo, presidente da Empetur, Pernambuco tem apresentado bons resultados no turismo em 2023 e a expectativa é de mais crescimento. “O turismo de Pernambuco vem em uma crescente nos últimos meses e isso reflete diretamente na ocupação hoteleira. Porto de Galinhas é um dos destinos mais buscados pelos turistas nacionais, com ênfase para o público de São Paulo e temos trabalhado continuamente para que o nosso estado se mantenha entre os mais procurados do Brasil. Também estamos focados em ampliar o nosso público internacional. Hoje, somos um dos principais destinos do mercado argentino e estamos investindo para atrair os turistas de países como Uruguai, Portugal e Estados Unidos”, explica.
O Sebrae/PE apoia a participação de 250 empresas de turismo no Visit Pernambuco Travel Show 2023. “Esse é um importante evento de promoção e atração de novos mercados, que diversifica, ao máximo, o perfil do público consumidor do turismo do estado de Pernambuco. Fazer a conexão entre os pequenos empreendedores do turismo e os compradores de diversas regiões do Brasil e também de outros países representa um grande impacto no desenvolvimento desses negócios”, destaca o gerente da Unidade Zona da Mata do Sebrae-PE, Alexandre Alves.
A temporada de 2025-2026 da Celebrity Cruises terá a comercialização por etapas para facilitar trabalho dos agentes de viagens
A Celebrity Cruises resolveu ousar na temporada de 2025-26 ao criar um programa com 800 viagens para 290 destinos em 70 países. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, serão 16 navios da empresa, incluindo um que ainda irá inaugurar.
Na nota, o CEO da R11 Travel, Ricardo Amaral, informa que o lançamento da temporada será escalonado a fim de proporcionar “mais tempo aos agentes para distribuir materiais de marketing e lidar com a demanda dos clientes”.
“Sabemos que a demanda será significativa, então queremos garantir que os agentes possam lidar com isso em etapas”, acrescentou.
Celebrity Cruises na Europa
Na Europa, o Celebrity Apex mais uma vez terá Southampton como porto de origem, oferecendo itinerários para o Círculo Ártico e Fiordes Noruegueses, enquanto o Celebrity Ascent navega em uma seleção de itinerários de 7 a 11 noites para Montenegro a partir de Barcelona e Roma.
Juntando-se ao Celebrity Ascent no Mediterrâneo estará o Celebrity Equinox, que oferecerá itinerários de 9 e 10 noites na Riviera Italiana, Ilhas Gregas, França, Espanha e Portugal.
O Celebrity Infinity e o Celebrity Constellation operarão viagens de 7 noites pela Grécia e Turquia a partir de Atenas, além de cruzeiros de 10 e 11 noites pela Itália e Croácia a partir de Roma e Ravenna, respectivamente.
A empresa retornará a Amsterdã em 2025 com o Celebrity Eclipse, que navegará em cruzeiros de 12 e 13 noites pelo Melhor da Escandinávia, incluindo destinos como Estônia e Finlândia.
Pela primeira vez, a Celebrity Cruises oferecerá uma “mini temporada” de quatro novos cruzeiros de 7 noites navegando pela Islândia em julho e agosto de 2025 a bordo do Celebrity Silhouette.
Caribe, Alasca e Ásia
No Caribe, a empresa terá nove navios em quatro portos da Flórida durante a temporada de inverno, e três navios durante a temporada de verão, incluindo o Celebrity Xcel, que fará sua estreia oferecendo itinerários de 7 noites saindo de Fort Lauderdale.
A Celebrity Cruises terá três navios no Alasca para a temporada 2025-26, com o Celebrity Edge partindo de Seattle para sua segunda temporada de verão, e o Celebrity Solstice e Celebrity Summit navegando de Vancouver ou Seward.
O Celebrity Millennium e o Celebrity Solstice navegarão na Ásia, sendo que o primeiro oferecerá um itinerário de 12 noites pelo Melhor do Japão e o último operará cruzeiros de 12 noites por Hong Kong, Vietnã e Tailândia.
América do Sul
Retornando à América do Sul em 2025-26, o Celebrity Equinox partirá de Buenos Aires, enquanto o Celebrity Edge estará de volta à Austrália com cruzeiros para a Nova Zelândia.
Os itinerários europeus para 2025-26 já estão à venda, enquanto os itinerários do Alasca e Austrália estarão disponíveis em 28 de novembro, os cruzeiros no Caribe, América do Sul, Bermuda e Islândia estarão disponíveis em 5 de dezembro, e os itinerários na Ásia estarão à venda em 12 de dezembro.
Até o final de novembro, Aena terá sob sua gestão 17 aeroportos em nove estados brasileiros, que respondem por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional
A Aena assumiu à 0h desta quinta-feira (16) a administração do aeroporto de Montes Claros (MG). O primeiro voo sob a nova gestão foi o GOL 1336. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o pouso ocorreu às 2h, proveniente de São Paulo-Guarulhos (SP). A primeira decolagem foi o voo Azul 4421, às 5h49, com destino a Belo Horizonte (MG).
Vale ressaltar que o aeroporto de Montes Claros recebe voos da Azul, Gol, Latam e VoePass. As operações incluem voos para Belo Horizonte, São Paulo-Guarulhos (SP), Salvador (BA) e Porto Seguro (BA). O terminal do norte de Minas Gerais é o terceiro mais movimentado do Estado, com uma demanda crescente. Em 2019, último ano antes da pandemia, o aeroporto mineiro recebeu 219 mil passageiros. Em 2022, a movimentação subiu para 244 mil passageiros. Até setembro deste ano, já passaram pelo terminal 260 mil passageiros.
Melhorias no aeroporto de Montes Claros
O aeródromo de Montes Claros receberá melhorias, a fim de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável aos passageiros. A Aena planeja uma ampliação que irá quase dobrar o tamanho do terminal de passageiros, passando dos atuais 2.000 metros quadrados para 3.700 metros quadros. A superfície disponível na área pública do terminal será 3,5 vezes maior que a atual.
Para aumentar a segurança, a Aena irá instalar áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras. Haverá um novo pátio de aeronaves para a aviação comercial, com quatro posições de estacionamento tipo C, além de um novo pátio para a aviação geral e uma nova pista de táxi para as aeronaves.
A Aena entrega até dezembro o anteprojeto à Anac com os planos para a modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.
Outras concessões
Em agosto do ano passado, a Aena venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir 11 aeroportos nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará. O aeroporto de Montes Claros é o sétimo dessa rodada a passar para o controle da Aena. A empresa assumirá a operação dos demais aeroportos, de forma escalonada, até o dia 30 de novembro.
Antes mesmo de iniciar as operações, a Aena já realizou pagamentos iniciais de R$ 3,3 bilhões para assumir a administração dos 11 aeroportos. Durante a primeira fase do processo, foram feitas a elaboração e aprovação dos planos de transferência operacionais. Para isso, a companhia fez visitas técnicas aos 11 aeroportos com uma equipe de mais de 60 profissionais, que participaram de 40 reuniões com cerca de 100 stakeholders diferentes. A Aena também promoveu quase 14 mil horas de treinamento a mais de 170 profissionais que vão atuar nesses aeroportos.
Atualmente, a companhia opera os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).
Nos aeroportos do Nordeste, sob administração da Aena desde 2020, a empresa já investiu cerca de R$ 2 bilhões em obras, equipamentos e sistemas para melhorar tecnologia, segurança e conforto, implantando o padrão Aena nestes equipamentos, com ampliação dos espaços e acréscimo de capacidade operacional.
Ao final do processo da nova rodada, a Aena estará presente em nove estados do país, com a gestão de 17 equipamentos que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.
Zero em emissão de gases poluentes e autossuficiente em energia. Essas são as principais características do Energy Observer o primeiro navio de hidrogênio que chegou ao Brasil esta semana, e fica ancorado em Fortaleza de 16 a 24 de novembro.
por Paulo Atzingen (de Fortaleza)*
O Energy Observer é o nome do primeiro navio de hidrogênio autônomo e de emissão zero carbono, funcionando como um laboratório para a transição energética. O Barco experimental chega ao Brasil, com uma parada inédita em Fortaleza, no Ceará, ficando ancorado de 16 a 24 de novembro, no Marina Park Hotel.
Como parte do 6º ano de sua expedição global, esta será a primeira vez do EO na
América do Sul. Incluindo visitas guiadas e exposições que abordam a transição
energética, o evento é organizado pela Qair com apoio do Governo do Estado do
Ceará, Prefeitura de Fortaleza, CSI, Grupo Accor e de outros patrocinadores como Air
Liquide e Toyota.
Esta escala aqui em Fortaleza integra uma volta ao mundo iniciada em 2017, partindo de Saint-Malo, na França. Esta é a 83ª escala de sua jornada de oito anos ao redor do mundo.
O sistema energético do Energy Observer abrange três fontes de energia renováveis (solar fotovoltaica, energia eólica e hidrelétrica) e dois tipos de armazenamento (baterias de íons de lítio e hidrogênio). O navio produz hidrogênio diretamente a bordo, por eletrólise da água do mar. As soluções são experimentadas, testadas ao limite e otimizadas para tornar a energia limpa uma realidade concreta e acessível a todos.
Aumentar sensibilização
Uma das missões deste projeto – que integram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas – é aumentar a sensibilização para as questões de transição ecológica e explorar soluções que provem que outra matriz
energética para o futuro é possível. A rede hoteleira Accor segue essa linha apoiando e patrocinando o Energy Observer.
“Os nossos hotéis procuram economizar energia e reduzir custos operacionais, e esta parceria abre acesso privilegiado a novas tecnologias. Estamos em sintonia com o pioneirismo do grupo”, afirmou Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de
Comunicação e Sustentabilidade da Accor Américas na divisão Premium, Midscale &
Economy.
Nesta quinta-feira (16) após uma coletiva de imprensa com tripulação, entidades e empresas patrocinadoras, jornalistas e convidados farão uma visita guiada ao Energy Observer,
Acompanhe no DIÁRIO DO TURISMO outras matérias sobre o Energy Observer.
Dado consta na Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, que também aponta um avanço de 6,4% no setor na comparação entre setembro deste ano e o mesmo mês de 2022
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Dados divulgados na terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçam o bom desempenho do turismo nacional ao longo de 2023. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o índice de atividades turísticas soma alta de 7,9% de janeiro a setembro frente ao mesmo período de 2022, com destaque para o transporte de passageiros (+1,8%).
Regionalmente, todos os 12 locais do país investigados na análise do Instituto registraram dados positivos, com mais força nos estados de São Paulo (6,3%), Rio de Janeiro (11,8%), Minas Gerais (17,5%), Bahia (13,9%) e Paraná (12,9%). Na comparação entre setembro de 2023 e o mesmo mês de 2022, o ramo apresenta um avanço de 6,4%, a 30ª taxa positiva seguida.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebra os resultados e reforça o empenho do governo federal pelo fortalecimento do ramo. “Esses números comprovam o excelente momento do turismo nacional, que conta com várias ações do governo para ampliar seu crescimento e, consequentemente, contribuir com a crescente abertura de postos de trabalho e a geração de renda à população”, comenta.
Somente em setembro de 2023, o índice de atividades turísticas apresenta uma expansão de 1,5% frente a outubro. Com isso, o segmento de turismo se encontra 6,1% acima do patamar de fevereiro de 2020 – mês que marcou o início da pandemia de Covid-19 – e apenas 1,4% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em fevereiro de 2014.
Ações de fomento ao turismo
O desenvolvimento do setor é o foco de programas lançados recentemente pelo Ministério do Turismo. Um deles foi o Conheça o Brasil: Voando, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas para facilitar viagens no país. A estratégia envolveu ações como a criação de 94 novas rotas aéreas, que chegarão a 43 destinos de 17 Unidades da Federação.
Outra iniciativa organizada pelo MTur é o Programa Conheça o Brasil: Realiza, uma parceria também junto ao Ministério de Portos e Aeroportos e ao Banco do Brasil. O trabalho conjunto proporciona a disponibilidade de crédito facilitado a correntistas da instituição financeira para a realização de viagens.
Quais foram os avanços
Os números do IBGE corroboram outros indicadores do bom momento do turismo nacional. Também em setembro deste ano, visitantes estrangeiros fizeram gastos totais de US$ 566 milhões no Brasil, o maior valor no mês desde 1995, quando o Banco Central começou a contabilizar dados do tipo. No acumulado do ano, as despesas deste público superam R$ 24,6 bilhões.
Em 2023, até setembro, mais de 4,4 milhões de turista internacionais desembarcaram no país de acordo com um levantamento conjunto realizado pelo Ministério do Turismo, a Embratur e a Polícia Federal. O resultado representa um crescimento de 79% na comparação com o número alcançado durante todo o ano de 2022.
A onda de calor que atinge principalmente as regiões Sudeste e Centro-Oeste deve durar até sexta-feira (17). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão federal vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
AGÊNCIA BRASIL
Em boletim atualizado, foram listados 2.707 municípios afetados. Além de todas as cidades situadas no Centro-Oeste, no Sudeste e no estado de Rondônia, a relação inclui aquelas localizadas no sul do Piauí, do Maranhão, de Tocantins, do Pará e do Amazonas, no sudoeste da Bahia e no norte do Paraná.
Na classificação do Inmet, as ondas de calor se configuram quando a temperatura se mantém, ao longo de pelo menos cinco dias, 5ºC acima da média esperada para o mês. A marca de 40ºC tem sido superada nos últimos dias no Rio de Janeiro, em Cuiabá e também em muitas cidades do interior, como Corumbá e Água Clara, em Mato Grosso do Sul, São Romão e Coronel Pacheco, em Minas Gerais, Seropédica, no Rio de Janeiro, e Ibotirama, na Bahia.
Diversos recordes foram registrados pelo Inmet na terça-feira (14). Com máxima de 39,2ºC, Goiânia teve a tarde mais quente de sua história para o mês de novembro. Em Campos do Jordão, no interior de São Paulo, a marca de 31ºC superou os 30,5ºC medidos em setembro 1961, até então considerada a maior temperatura da cidade. O Distrito Federal também alcançou um recorde com 37,3ºC: foi o dia mais quente do ano até o momento.
Conforme a previsão do Inmet, estados que estão enfrentando a onda de calor devem receber chuvas intensas na próxima semana. Na Região Sudeste, a queda da temperatura na sexta-feira (17) já deve vir acompanhada de precipitações.
Para o período de 21 a 29 de novembro, algumas localidades devem receber um grande volume de chuva, podendo ultrapassar 40 milímetros, especialmente em Mato Grosso e Goiás, no Distrito Federal, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nas demais áreas, o Inmet não descarta a possibilidade de pancadas de chuvas.
No Rio de Janeiro, cariocas e turistas lotaram as praias nesta quarta-feira (15), feriado da proclamação da República.
Rio de Janeiro (RJ), 15/11/2023 – Cariocas e turistas lotam praia de Ipanema, na zona sul, em dia de forte calor no Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Calor não impede prática de jogos em Ipanema – Tomaz Silva/Agência Brasil
Efeito El Niño
A onda de calor que atinge boa parte do país está fortemente associada ao fenômeno El Niño, apontam pesquisadores. O fenômeno é caracterizado pelo enfraquecimento dos ventos alísios (que sopram de leste para oeste) e pelo aquecimento anormal das águas superficiais da porção leste da região equatorial do Oceano Pacífico. As mudanças na interação entre a superfície oceânica e a baixa atmosfera têm consequências no tempo e no clima em diferentes partes do planeta. Isso porque a dinâmica de circulação das massas de ar adota novos padrões de transporte de umidade, afetando a temperatura e a distribuição das chuvas.
“Estamos enfrentando um El Niño forte”, diz o géografo Marcos Freitas, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que chama a atenção para medições realizadas pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, ligada ao governo dos Estados Unidos. Esse órgão monitora a temperatura da água na chamada Zona 3.4, localizada na porção equatorial central do Oceano Pacífico. “Estamos chegando a quase 2ºC de anomalia. Em geral, temos um El Niño médio ou fraco a cada dois anos, que é quando se tem uma anomalia de 1ºC, no máximo. Quando passa de 1ºC, consideramos um El Niño forte. Isso altera as massas de ar em cima do nosso continente.” De acordo com Freitas, o que ocorre, então, é um bloqueio das entradas de massas de umidade em parte do Sudeste e um pouco no Centro-Oeste”.
Segundo o pesquisador, a tendência é de um verão muito quente. “Esse El Niño não vai se dissipar agora”, acrescenta. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) estima que os efeitos do fenômeno devem ser sentidos pelo menos até abril do próximo ano. Marcos Freitas observa que um El Niño forte ocorre mais ou menos a cada sete anos, mas destaca que o grau de intensidade vem aumentando em função do aquecimento global.
A avaliação do pesquisador da UFRJ é corroborada pelo coordenador da Rede Clima da Universidade de Brasília (UnB), Saulo Rodrigues Pereira Filho. Ele vê possibilidade de novas ondas de calor ainda neste verão. Saulo Rodrigues explica que, no Brasil, além de influenciar a onda da calor no Sudeste e no Centro Oeste, o fenômeno provoca seca nas regiões Norte e Nordeste, bem como chuvas torrenciais e ciclones extratropicais no Sul.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está de acordo. Política de privacidade LGPDOK, de acordo.