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Juliana Salles, diretora de Operações da Resorts Brasil: ‘entendendo o poder do coletivo’

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A Resorts Brasil participou ativamente da edição de 2023 da Feira Internacional de Turismo, o FESTURIS, que aconteceu nos dias 9 a 11 de novembro em Gramado, no Rio Grande do Sul. Dentre as atividades, a associação realizou o Connect-Agente, uma ação paralela com os Agentes de Viagens que compareceram em peso ao evento.

REDAÇÃO DO DIÁRIO (por Cecília Fazzini – entrevista)


A Resorts Brasil esteve representada por Juliana Salles diretora de Operações da entidade e, durante o Festuris, teve a participação de 26 associados de um total de 68. 

Segundo a executiva, a associação termina 2023 com um balanço muito positivo. “A entidade conseguiu desenvolver muito bem seus projetos e isso só foi possível porque os associados participaram”, comemorou.

“Toda a ação da associação depende de um número grande de associados para que seja possível viabilizar e este ano ficamos surpresos com a participação de todos, inclusive a nossa participação no Festuris depois de muitos anos sem vir à Gramado”, contou à reportagem.  Confira a seguir, entrevista concedida à jornalista Cecília Fazzini:

DIÁRIO – Você falou de engajamento maior dos associados, eles acolheram mais a proposta de vocês? Eles estão mais pró-ativos? O que move esta roda? 

Juliana Salles – O nosso sentimento é que os associados estão cada vez mais entendendo o poder do coletivo. É muito interessante quando a gente está em uma feira como essa e a gente vê o movimento que o estande tem. Isso é resultado da força que cada Resort que está aqui tem também. É uma união de esforços para que todo mundo ganhe mais no final do dia. A gente entende que esse trabalho coletivo tem beneficiado a todos e cada vez mais eles têm buscado essa troca de experiências, essa possibilidade de interagir também com os pares e entender como está o movimento em cada resort. Eles são concorrentes, mas cooperam entre si para o crescimento do setor.

“A gente entende que esse trabalho coletivo tem beneficiado a todos e cada vez mais eles têm buscado essa troca de experiências, essa possibilidade de interagir”

DIÁRIO – Representar os resorts é importante?

Juliana Salles – A gente acredita que o que faz eles estarem aqui é justamente isso e eles estão cada vez mais satisfeitos de estarem representando o Resorts Brasil, o segmento de resorts. E por isso acreditamos que o próximo ano também será positivo nesse sentido. Isso na área comercial, mas vale frisar que em 2023 tivemos entregas importantes em outras áreas, fizemos o nosso primeiro encontro de gerentes gerais dos resorts, em abril deste ano no Tauá em Atibaia, e foi um marco da associação. Foi o primeiro evento que fizemos para os gestores de operações e tivemos aí quase 40 gestores participando.Vamos agora para nossa segunda edição em fevereiro de 2024, no Costão do Santinho.

DIÁRIO – Você pode falar de outras ações da Resorts Brasil?

Juliana Salles – Estamos bem animados com esse início de engajamento da área de operações, e temos trabalhado muito forte o tema de inovação na Resorts Brasil através do Turistech Hub, que é um projeto em parceria com outras associações. Também temos trabalhado intensamente o tema do ESG (Environmental, Social and Governance) junto aos associados. Vários eventos que a gente faz na área comercial tem esse tema.

Lançamos esse ano dois projetos importantes nessa perspectiva. O primeiro é o programa de formação de talentos de ESG para hotelaria. Estamos formando a primeira turma em ESG para que possam ser agentes de transformação nos seus resorts também. Essa primeira turma se forma agora no final de novembro. São aproximadamente 50 profissionais.

Criamos um outro projeto ligado ao ESG que foi o Programa de Diagnóstico do setor em parceria com a GKS consultoria e com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Ministério do Turismo. Fizemos esse programa para entender o grau de maturidade do nosso setor em relação às práticas ESG e foi super bacana. A gente conseguiu ter uma visão um pouco melhor de onde ainda podemos evoluir. E os resorts que tiveram interesse em evoluir para uma próxima etapa desse Programa de Diagnóstico estão passando agora por uma assessoria especializada para montar um plano de ação para o ano que vem. 

DIÁRIO – Este programa está inserido no protocolo da ONU já que ela tem um figurino traçado para que as empresas se adequem, correto?

Juliana Salles – Na verdade, a gente sempre tenta se basear nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). E durante todas as ações esses objetivos são passados. O Programa de Diagnóstico leva em conta esses objetivos, o programa de formação de talentos leva em conta esses objetivos. 

A associação tem trabalhado muito na sensibilização dos associados para que a gente seja um setor cada vez mais sustentável e inovador. Através do Turistech Hub temos feito também vários projetos de inovação, uma parceria entre várias associações que estão participando para trabalhar a experiência do cliente. No site do Turistech Hub vocês conseguem acessar mais detalhes sobre o programa. Para nós é uma uma grande conquista ter conseguido trabalhar esses dois temas tão profundamente esse ano.  

“Os resorts que tiveram interesse em evoluir para uma próxima etapa desse programa de Diagnóstico estão passando agora por uma assessoria especializada para montar um plano de ação para o ano que vem”

DIÁRIO – Capital humano foi o tema do Festuris, vocês estão nesse caminho? 

Juliana Salles – A gente sentiu não só com o ESG mas também com outros temas que precisamos ter uma postura de realmente ajudar as pessoas a se desenvolverem e a se qualificarem. No ano que vem está nos nossos planos aumentar as ações de capacitação e atualização dos associados.

DIÁRIO – Com um olhar mais refinado para despertar talentos? 

Juliana Salles – Temos alguns programas que vão atingir mais a base da hotelaria e outros programas que vão ser mais para os líderes. A gente vai trabalhar em diferentes temas o ano que vem, ainda não posso dar muitos detalhes, mas vamos investir bastante na formação de pessoas, até porque o setor vive hoje uma dificuldade de mão de obra. Por isso estamos puxando os associados para unir forças, como que a gente pode tornar o setor mais atrativo, como que a gente retém as pessoas por mais tempo e a capacitação é uma das formas para conseguirmos isso coletivamente. A diretoria da Resorts Brasil tem esse viés de capacitação.  


Juliana Salles
Juliana Salles é a Diretora de Operações da Resorts Brasil. Ela é formada em Hotelaria pelo Senac-SP e pós-graduada em Marketing pela ESPM-SP. Possui vasta experiência no mercado hoteleiro, com foco na área de desenvolvimento de novos produtos, hotéis e análises de mercado.

 

 

Ministro de Porto e Aeroportos: ‘não aceitará preços abusivos de passagens aéreas’

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O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, voltou a afirmar nesta quarta-feira, 15, que o governo brasileiro não aceitará preços abusivos de passagens aéreas. “Os preços das passagens subiram mais de 12% na Europa, mais de 15% nos Estados Unidos e mais de 20% no Brasil, mas não vamos aceitar aumentos injustificados. Em média, o trecho no Brasil é de R$ 580, não se justifica ir para R$ 3 mil a cinco dias da viagem”, disse, em entrevista à Globo News.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Na terça-feira, 14, após reunião com as companhias aéreas, Costa Filho afirmou que as empresas irão apresentar um plano para redução dos preços das passagens em até dez dias.

O ministro afirmou que o governo quer inserir mais de 30 milhões a 35 milhões de passageiros na aviação até o fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Temos dois problemas que preocupam a aviação: o custo do querosene de aviação e a judicialização”, apontou.

Segundo ele, no Brasil, o combustível representa de 30% a 35% do custo das companhias, enquanto na Europa é em média de 18%. “O governo busca reduzir o custo do querosene de aviação. Já caiu 14%”, disse.

Sobre a chamada “judicialização” do setor no País, Costa Filho destacou que o Brasil concentra 70% de todos os processos contra companhias aéreas no mundo. “A judicialização afeta o custo das companhias aéreas no Brasil em R$ 1 bilhão. Conversamos com presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e já pedi para as companhias apresentarem uma proposta para vermos como podemos combater ou diminuir a judicialização no Brasil”, afirmou Costa Filho.

Salão Nacional do Turismo será dividido entre “sol e praia, ecoturismo, turismo rural, aventura e grandes rotas”

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Ministro do Turismo apresentou a estrutura do Salão Nacional do Turismo em videoconferência a representantes do setor de estados e municípios

Nesta terça-feira (14), o ministro do Turismo, Celso Sabino, se reuniu com secretários estaduais e municiais de Turismo para divulgar a organização da estrutura do Salão Nacional do Turismo, que acontecerá no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), entre os dias 15 e 17 de dezembro de 2023.

De acordo com nota do MTur enviada à imprensa, o evento irá compor um espaço com cerca de 25 mil m², coseguindo reunir experiências turísticas de todo o Brasil, apresentando a brasileiros e estrangeiros a diversidade dos destinos nacionais e toda a pluralidade do país.

Divisão em áreas temáticas

Durante uma videoconferência com representantes de estados e municípios, Celso Sabino, explicou que o Salão Nacional do Turismo será dividido em áreas temáticas, que contemplarão opções de cinco grandes eixos do turismo: sol e praia, ecoturismo, turismo rural, aventura e grandes rotas.

“Imagine que você vai levar para o Salão a sua praia, o seu atrativo de sol e mar, por exemplo, e ao lado estará uma outra praia, mas de outro estado. Esses locais disputarão o interesse do visitante do Salão que, muito provavelmente, vai tomar sua decisão ali”, detalhou o ministro.

Indicações para o Salão Nacional do Turismo

As localidades que estarão no Salão estão sendo indicados pelas Unidades da Federação, por meio do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), e após articulação com municípios, representados pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo.

“É um evento de construção coletiva, que nos levará ao patamar que o nosso turismo merece estar”, enfatizou o presidente do Fornartur, Fabrício Amaral.

O ministro do Turismo ressaltou que o evento será uma vitrine do que pode ser encontrado em todo o país. “Estaremos com diferentes segmentos turísticos, que representarão toda a nossa diversidade natural, cultural, histórica, gastronômica. Por isso, é essencial a participação de todos. Vamos construir, juntos, esse momento essencial para o turismo brasileiro”, concluiu Celso Sabino.

EDIÇÃO DO DT

Salvador (BA) descentraliza o Natal e reduz evento no Campo Grande

Diretor de Turismo de Salvador anunciou a transferência da decoração para o Centro Histórico e a descentralização do Natal


EDIÇÃO DO DT com informações do Correio

A tradicional celebração do Natal no Campo Grande, em Salvador, na Bahia, será bem reduzida em 2023. Quem confirmou a informação foi o diretor de Turismo, Gegê Magalhães, em entrevista para a rádio Metrópole nesta terça-feira (14), conforme publicado no jornal Correio.

De acordo com o representante da secretaria de Turismo, a prefeitura da capital baiana fará uma decoração muito menos pomposa do que os anos anteriores no local. A grandiosidade do Natal soteropolitano será transferida o Centro Histórico.

A razão para a alteração da festividade, segundo o diretor, é uma grande reestruturação as ruas em torno da praça do Campo Grande. Com isso, além do destaque ao Centro Histórico, a prefeitura de Salvador distribuirá os eventos para outros pontos do município.

“Teremos alguma coisa no Campo Grande, mas não vai ser da grandiosidade do que tinha nos outros anos. O Prefeito realmente está descentralizando o Natal, levando para vários bairros da cidade e apoiando eventos que já aconteciam nos bairros”, declarou Gegê Magalhães.

Outras atrações de Natal em Salvador

“Além de uma grande decoração de Natal, teremos uma casa de papai noel fantástica, em um local icônico que é a Faculdade de Medicina de Salvador. A primeira Faculdade de Medicina do Brasil, naquele prédio lindíssimo no Terreiro de Jesus”, garantiu o diretor de Turismo de Salvador.

De acordo com Gegê Magalhães, o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, já confirmou nomes como Simone, Thiago Arancam e Fat Family para a grade de atrações.

Em relação ao restante da programação, o jornal Correio publicou que tentou entrar em contato com a Secom da Prefeitura para mais informações. O órgão declarou que o Natal Salvador 2023 está em fase final de definição. Assim que o projeto estiver fechado, a Prefeitura anunciará as demais atrações.

Ethiopian Airlines pede 31 aeronaves ultramodernas da Boeing

A Boeing e a Ethiopian Airlines também assinaram colaboração para a realização de serviços de modernização da cabine do 787 para melhorar a experiência dos passageiros

A Boeing e a Ethiopian Airlines anunciaram um acordo para um pedido de 11 aeronaves 787 Dreamliner e 20 737 MAX, com oportunidade, respectivamente, para 15 e 21 unidades adicionais de cada um dos modelos.

Em nota enviada ao DIÁRIO, o acordo foi assinado durante o Dubai Airshow e representa a maior compra de aeronaves da Boeing já realizada por uma companhia aérea da África.

“Temos o prazer de anunciar que a Ethiopian Airlines chegou a um acordo com a Boeing e fez um pedido para 31 aeronaves ultramodernas, com oportunidade para 36 unidades adicionais”, disse Mesfin Tasew, CEO do Grupo Ethiopian Airlines. “Este pedido nos permitirá modernizar e aumentar nossa frota em apoio ao plano de crescimento da Ethiopian Airlines e ao plano estratégico Vision 2035. Com este acordo, solidificamos a nossa parceria comercial de décadas com a Boeing. A escolha do 787 Dreamliner e o 737 MAX demonstram as decisões ambientalmente conscientes da Ethiopian Airlines e seu compromisso em oferecer aos passageiros as aeronaves mais avançadas tecnologicamente.”

De acordo com a Ethiopian, a companhia está adquirindo o modelo 787-9, pertencente à família Dreamliner que reduz o consumo de combustível e emissões em 25% em comparação com aeronaves que substitui. A companhia aérea também está adquirindo o modelo 737-8, que reduz o consumo de combustível e emissões em 20%, além de diminuir a pegada de ruído em 50% em comparação com aeronaves mais antigas. Ambas oferecem melhor desempenho ambiental e mais conforto aos passageiros nos respectivos mercados em que atuam.

O novo acordo permite também à Ethiopian Airlines – operadora da maior frota de aviões Dreamliner na África, com os modelos 787-8 e 787-9 – fortalecer e diversificar ainda mais a sua frota, que atualmente inclui mais de 80 aeronaves da Boeing. O novo pedido de 737 MAX, que aumentará para 50 a carteira de pedidos da companhia aérea para essa aeronave de baixo consumo de combustível, será publicado no site de Orders & Deliveries (Pedidos e Entregas) da Boeing quando finalizado.

A Boeing e a Ethiopian Airlines também vão trabalhar juntas na modernização da cabine de passageiros dos 787 Dreamliners atuais da companhia aérea. A abrangente modernização vai melhorar a experiência do passageiro com entretenimento a bordo de última geração e novos assentos em todas as classes de serviço, incluindo assentos reclináveis na classe executiva. Os serviços serão realizados pela Adient Aerospace, joint-venture da Boeing.

“A Ethiopian Airlines mantém sua liderança como uma das principais companhias aéreas da África com esse compromisso histórico de expandir suas frotas de aeronaves 787 e 737 MAX”, disse Brad McMullen, vice-presidente sênior de vendas comerciais e marketing da Boeing. “A Ethiopian foi a primeira companhia aérea da África a receber o 787, e a família Dreamliner continua desempenhando um papel fundamental na sua frota de longo alcance. Com décadas de experiência operando nossos jatos de corredor único e de fuselagem larga, apreciamos a confiança da Ethiopian Airlines em nossos produtos e a solidez do nosso relacionamento após mais de 75 anos de colaboração.”

EDIÇÃO DO DT.

United Airlines inaugura loja física no coração de São Paulo

Companhia aérea United Airlines já tem outras duas unidades, mas estão localizadas no Rio de Janeiro

A United Airlines inaugurou nesta segunda-feira (13) sua terceira loja física no Brasil, desta vez em São Paulo, na Avenida Paulista, considerada o coração da cidade.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, com uma nova unidade, a companhia aérea visa receber os clientes que preferem atendimento mais personalizado para considerar sua viagem.

Trata-se da terceira unidade da companhia no Brasil, sendo que as outras duas estão localizadas no Rio de Janeiro, sendo uma no Centro e outra em Ipanema.

“Queremos estar onde nosso cliente está. E isso significa investir e expandir nossa estratégia multicanal no Brasil. Tanto de forma física quanto digital. Nossas lojas, inclusive, fazem atendimento via WhatsApp, permitindo atender nossos clientes onde quer que estejam e no canal mais conveniente para eles”, comenta Jacqueline Conrado, Country Manager da United Airlines no Brasil.

EDIÇÃO DO DT.

Hilton anuncia Cedric Nubul como novo gerente de área para o Brasil

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Experiente, Cedric Nobul vem de uma longa jornada na rede, sendo a última parada no Hilton de Singapura

Hilton anunciou Cedric Nubul como gerente de área para o Brasil. Além disso, ele foi nomeado como gerente geral do Hilton Rio de Janeiro Copacabana e do Hilton Barra Rio de Janeiro. Como gerente de área, Nubul será responsável por liderar e inspirar as equipes em um portfólio de cinco hotéis multimarcas Hilton gerenciados no Brasil, além de gerenciar as operações dos dois hotéis no Rio de Janeiro.

Veterano da indústria hoteleira com 22 anos de experiência, Nubul atuou recentemente como gerente geral do Hilton Singapore Orchard, o maior Hilton na Ásia-Pacífico. Na unidade, liderou a inauguração e renovação bem-sucedida do principal hotel de 1.080 quartos do Sudeste Asiático.

Nubul começou sua carreira no setor hoteleiro como atendente de contas a receber no Hilton Paris. A sua experiência abrange tudo, desde finanças e vendas até operações em marcas de serviço completo e de luxo na França, Espanha, Itália, Maldivas, Malásia, Curaçao e Colômbia.

O profissional ganhou vários prêmios ao longo de sua carreira de sucesso, incluindo Gerente Geral do Ano e President’s Excellence in Leadership Award na região das Américas, Prêmio de Excelência de Melhor Abertura e Desempenho de Hotel na região Ásia-Pacífico e Prêmio Stella Best New Meetings Hotel Asia.

“Estou emocionado por retornar à América Latina e me juntar a uma equipe incrível que continua a oferecer experiências excepcionais a todos os hóspedes”, disse Cedric Nubul. “Ao trazer minha inspiração, otimismo e paixão ao meu estilo de gestão, espero liderar minha equipe pelo exemplo e receber os hóspedes com nossa renomada hospitalidade em nossos hotéis no Brasil.”

Nubul possui mestrado em Gestão Hoteleira pela IUP Marne La Vallee e foi incluído na lista “GMs to Watch” da Hotel Management Magazine em 2018.

Para obter mais informações sobre Hilton Hotels & Resorts, visite stories.hilton.com.

Com foco no turista estrangeiro, Embratur debate ações da Política Nacional da Cultura Exportadora

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Embratur visa ajudar estados brasileiros a enxergarem o setor de turismo como uma indústria estratégica e promover seus destinos e serviços no exterior

A fim de estreitar relações com o Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora do Governo Federal, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres, nesta segunda-feira (13).

O MDIC instituiu o Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora e a Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) em julho de 2023.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a intenção é ajudar empresas a venderem seus produtos no exterior, aumentando a exportação e favorecendo o Brasil na balança comercial. A lógica é que o turismo internacional é exportação de serviços. O turista estrangeiro vem ao Brasil, investe nas experiências do destino escolhido e nos bens que levará ao fim da viagem, aquecendo a economia da região.

A Embratur entrou para o comitê no fim de setembro, a convite da Secretaria de Comércio Exterior do ministério, justamente com a missão de contribuir na elaboração dos planos de trabalho e implementação da PNCE, ajudando os estados a promoverem seus destinos turísticos e atraírem turistas internacionais. “O turismo é uma indústria. É a grande economia do Século XXI. O petróleo vai acabar, mas o turismo, não. Ao invés de destruir a floresta, o turismo gera emprego e renda enquanto preserva nossa biodiversidade”, comentou Freixo na reunião.

“Quando a gente coloca o turismo na pauta de exportação, temos a mesma dimensão de produtos importantes, como o café. Todo turista consome, por exemplo, cultura e gastronomia. Nos dois casos, esse consumo ativa uma cadeia enorme da economia”, completou o presidente da Embratur. Freixo lembrou ainda que, em setembro, turistas internacionais deixaram cerca de R$ 2,3 bilhões no país, recorde histórico para o mês.

Na nota enviada ao DIÁRIO, Tatiana Prazeres diz que a Embratur no PNCE impulsiona a exportação de produtos tradicionais locais e, com eles, a cultura, os destinos e a biodiversidade. “O apoio e o engajamento da Embratur à Política Nacional de Cultura Exportadora é fundamental para ampliar a exportação de serviços e produtos como os da sociobiodiversidade brasileira”, explicou a secretária. “O setor de turismo exporta muito serviço, e serviço é o futuro da indústria. É fundamental para a neoindustrialização”, acrescentou.

Aurora boreal raríssima é contemplada por expedição brasileira

Fenômeno pode ser acompanhado por brasileiros em expedição liderada pelo ‘Caçador de Aurora Boreal’

Desde o início do mês de novembro, moradores e viajantes do Ártico relatam a visualização da “aurora sangue”, uma aurora boreal raríssima, intensa, em tom de vermelho vivo. De acordo com material enviado ao DIÁRIO, um dos privilegiados é o curitibano Marco Brotto, que liderava sua 131 expedição pelo Norte da Finlândia neste exato período.

Os participantes da caçada de Brotto puderam contemplar a rara aurora vermelha. O fenômeno também foi visto em regiões da Itália e da Romênia.

Brasileiros na Finlândia registram aurora boreal raríssima (Foto: Marco Brotto)
Brasileiros na Finlândia registram aurora boreal raríssima (Foto: Marco Brotto)

A aurora boreal vermelha, embora mais rara do que suas contrapartes de tonalidades verde, rosa e roxa, ocorre devido a algumas variações importantes na atmosfera terrestre. Em geral, as auroras são resultado da interação de partículas provenientes do vento solar com a atmosfera da Terra.

“No caso da aurora vermelha que visualizamos, houve o rompimento de um filamento gigantesco no sol. Esse filamento fica ancorado pelas suas duas pontas e, por um motivo natural, de concentração de plasma, pressão e movimentação do sol, ele rompeu e fez um chicote, causando uma ejeção de massa coronal igualmente gigantesca”, explica Brotto.

Brasileiros na Finlândia registram aurora boreal raríssima
Brasileiros na Finlândia registram aurora boreal raríssima (Foto: Marco Brotto)

Em nota encaminhada ao DIÁRIO, o especialista detalha que esse fenômeno enviou uma enorme quantidade de prótons e elétrons ao campo magnético da Terra, que se abriu. Então, a “queima” de todo esse material aconteceu numa altura maior do que o comum, gerando a tonalidade vermelha. Pela altura que aconteceu pode ser vista em locais mais ao sul do hemisfério Norte.

“É como se o universo tivesse jogado ‘muita pólvora’ numa fogueira. Essa analogia explica bem o que aconteceu”, diz o especialista, que já vinha estudando esse filamento solar desde antes do rompimento e vivia a expectativa do fenômeno.

Segundo Brotto, o vermelho visualizado se assemelha a uma grande luz de freio automotivo no céu. “Sem dúvida, essa foi a maior tempestade  do ciclo solar atual , porém essa atividade não tem relação com o pico do ciclo que ainda não sabemos se atingiu o seu máximo ”, avisa.

As cores que cada pessoa vê a aurora sempre causa surpresa. “Algumas pessoas conseguem ver o verde já de início, além das outras cores. Outra necessitam da nossa ajuda e de algumas dinâmicas que auxiliam a primeira observação”.

Após 130 expedições ao Ártico, o Caçador de Aurora Boreal , Marco Brotto relata ter visto pela primeira vez a “aurora sangue” (Foto: Marco Brotto)

Brotto explica que cada pessoa tem uma condição visual específica. Segundo ele, alguns têm mais ou menos capacidade de enxergar certas cores. Isso está relacionado ao funcionamento de cones, bastonetes, entre outros fatores que compõem a nossa visão.

“Captar a beleza de uma aurora vermelha demanda não apenas a ocorrência rara desse espetáculo natural, mas também a capacidade de perceber sutilezas de cor que desafiam nossa visão”, relata ele.

Nesta expedição da Marco Brotto Expeditions, estava uma criança de 13 anos que foi a primeira a conseguir visualizar a cor vermelha no céu. Só depois de algum tempo todos conseguiram ver também. “Foi a primeira vez que vi um vermelho tão forte, cor de sangue, brilhante”, frisa Brotto.

“A cada expedição e a cada contato com a aurora, tenho ainda mais certeza de que o ser humano tem muitas descobertas e entendimentos pela frente. Temos que compreender melhor o nosso papel neste planeta e evoluir como parte dele”, emociona-se.

Dois eventos transformam Curitiba na Capital Nacional da Felicidade

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Tradicionais encontros de bem-estar movimentam Curitiba entre os dias 18 e 19 de novembro

Curitiba será novamente considerada a Capital Nacional da Felicidade no próximo final de semana (18 e 19 de novembro), quando ocorrem dois grandes eventos de bem-estar, qualidade de vida e autoconhecimento: a sexta edição do Congresso Internacional de Felicidade e o Festival da Felicidade.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o Congresso acontece novamente no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui – e ainda é possível se inscrever pelo site oficial.

Os palestrantes abordarão a felicidade sob os aspectos científico, espiritual, artístico e filosófico. Dentre os estrangeiros, um dos destaques é Luís Gallardo, fundador da World Happiness Foundation, diretor do programa Gross Global Happiness da ONU e consultor de líderes globais e transformadores políticos.

Segundo a organização do evento que ocorre em Curitiba, haverá também a presença psicoterapeuta britânica Sunita Patani, especialista em Estudos da Consciência, Espiritualidade e Psicologia Transpessoal, e o físico indiano Amit Goswami, conhecido por sua pesquisa pioneira na integração entre ciência e espiritualidade.

Congresso Internacional de Felicidade, Curitiba
Congresso Internacional de Felicidade (Foto Divulgação)

O evento conta ainda com importantes painelistas nacionais, como o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella; a cantora Daniela Mercury; a escritora e colunista Martha Medeiros; a apresentadora, atriz e psicóloga Maria Paula; o mestre espiritual Sri Prem Baba; a Monja Coen; o psicólogo Rossandro Klinjey; e o doutor em Filosofia Jorge Trevisol. O idealizador do congresso, Gustavo Arns, fará a palestra de abertura.

Atrações do Festival da Felicidade em Curitiba

Em paralelo, também sábado e no domingo no Parque Barigui, o Festival de Felicidade reúne milhares de pessoas para promover o bem-estar, as artes e a paz, oferecendo gratuitamente uma série de atividades culturais, artísticas e práticas saudáveis.

Nas cinco primeiras edições, mais de 30 mil pessoas já passaram por esse evento, que oferece atrações ininterruptas desde a manhã até a noite, revezando no palco com arte, música, meditação, yoga, teatro.

A programação completa está no site do Festival da Felicidade.