A Resorts Brasil participou ativamente da edição de 2023 da Feira Internacional de Turismo, o FESTURIS, que aconteceu nos dias 9 a 11 de novembro em Gramado, no Rio Grande do Sul. Dentre as atividades, a associação realizou o Connect-Agente, uma ação paralela com os Agentes de Viagens que compareceram em peso ao evento.
REDAÇÃO DO DIÁRIO (por Cecília Fazzini – entrevista)
A Resorts Brasil esteve representada por Juliana Salles diretora de Operações da entidade e, durante o Festuris, teve a participação de 26 associados de um total de 68.
Segundo a executiva, a associação termina 2023 com um balanço muito positivo. “A entidade conseguiu desenvolver muito bem seus projetos e isso só foi possível porque os associados participaram”, comemorou.
“Toda a ação da associação depende de um número grande de associados para que seja possível viabilizar e este ano ficamos surpresos com a participação de todos, inclusive a nossa participação no Festuris depois de muitos anos sem vir à Gramado”, contou à reportagem. Confira a seguir, entrevista concedida à jornalista Cecília Fazzini:
DIÁRIO – Você falou de engajamento maior dos associados, eles acolheram mais a proposta de vocês? Eles estão mais pró-ativos? O que move esta roda?
Juliana Salles – O nosso sentimento é que os associados estão cada vez mais entendendo o poder do coletivo. É muito interessante quando a gente está em uma feira como essa e a gente vê o movimento que o estande tem. Isso é resultado da força que cada Resort que está aqui tem também. É uma união de esforços para que todo mundo ganhe mais no final do dia. A gente entende que esse trabalho coletivo tem beneficiado a todos e cada vez mais eles têm buscado essa troca de experiências, essa possibilidade de interagir também com os pares e entender como está o movimento em cada resort. Eles são concorrentes, mas cooperam entre si para o crescimento do setor.
“A gente entende que esse trabalho coletivo tem beneficiado a todos e cada vez mais eles têm buscado essa troca de experiências, essa possibilidade de interagir”
DIÁRIO – Representar os resorts é importante?
Juliana Salles – A gente acredita que o que faz eles estarem aqui é justamente isso e eles estão cada vez mais satisfeitos de estarem representando o Resorts Brasil, o segmento de resorts. E por isso acreditamos que o próximo ano também será positivo nesse sentido. Isso na área comercial, mas vale frisar que em 2023 tivemos entregas importantes em outras áreas, fizemos o nosso primeiro encontro de gerentes gerais dos resorts, em abril deste ano no Tauá em Atibaia, e foi um marco da associação. Foi o primeiro evento que fizemos para os gestores de operações e tivemos aí quase 40 gestores participando.Vamos agora para nossa segunda edição em fevereiro de 2024, no Costão do Santinho.
DIÁRIO – Você pode falar de outras ações da Resorts Brasil?
Juliana Salles – Estamos bem animados com esse início de engajamento da área de operações, e temos trabalhado muito forte o tema de inovação na Resorts Brasil através do Turistech Hub, que é um projeto em parceria com outras associações. Também temos trabalhado intensamente o tema do ESG (Environmental, Social and Governance) junto aos associados. Vários eventos que a gente faz na área comercial tem esse tema.
Lançamos esse ano dois projetos importantes nessa perspectiva. O primeiro é o programa de formação de talentos de ESG para hotelaria. Estamos formando a primeira turma em ESG para que possam ser agentes de transformação nos seus resorts também. Essa primeira turma se forma agora no final de novembro. São aproximadamente 50 profissionais.
Criamos um outro projeto ligado ao ESG que foi o Programa de Diagnóstico do setor em parceria com a GKS consultoria e com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Ministério do Turismo. Fizemos esse programa para entender o grau de maturidade do nosso setor em relação às práticas ESG e foi super bacana. A gente conseguiu ter uma visão um pouco melhor de onde ainda podemos evoluir. E os resorts que tiveram interesse em evoluir para uma próxima etapa desse Programa de Diagnóstico estão passando agora por uma assessoria especializada para montar um plano de ação para o ano que vem.
DIÁRIO – Este programa está inserido no protocolo da ONU já que ela tem um figurino traçado para que as empresas se adequem, correto?
Juliana Salles – Na verdade, a gente sempre tenta se basear nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). E durante todas as ações esses objetivos são passados. O Programa de Diagnóstico leva em conta esses objetivos, o programa de formação de talentos leva em conta esses objetivos.
A associação tem trabalhado muito na sensibilização dos associados para que a gente seja um setor cada vez mais sustentável e inovador. Através do Turistech Hub temos feito também vários projetos de inovação, uma parceria entre várias associações que estão participando para trabalhar a experiência do cliente. No site do Turistech Hub vocês conseguem acessar mais detalhes sobre o programa. Para nós é uma uma grande conquista ter conseguido trabalhar esses dois temas tão profundamente esse ano.
“Os resorts que tiveram interesse em evoluir para uma próxima etapa desse programa de Diagnóstico estão passando agora por uma assessoria especializada para montar um plano de ação para o ano que vem”
DIÁRIO – Capital humano foi o tema do Festuris, vocês estão nesse caminho?
Juliana Salles – A gente sentiu não só com o ESG mas também com outros temas que precisamos ter uma postura de realmente ajudar as pessoas a se desenvolverem e a se qualificarem. No ano que vem está nos nossos planos aumentar as ações de capacitação e atualização dos associados.
DIÁRIO – Com um olhar mais refinado para despertar talentos?
Juliana Salles – Temos alguns programas que vão atingir mais a base da hotelaria e outros programas que vão ser mais para os líderes. A gente vai trabalhar em diferentes temas o ano que vem, ainda não posso dar muitos detalhes, mas vamos investir bastante na formação de pessoas, até porque o setor vive hoje uma dificuldade de mão de obra. Por isso estamos puxando os associados para unir forças, como que a gente pode tornar o setor mais atrativo, como que a gente retém as pessoas por mais tempo e a capacitação é uma das formas para conseguirmos isso coletivamente. A diretoria da Resorts Brasil tem esse viés de capacitação.