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Grupo Decolar registra receitas recordes de US$ 178 milhões

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O Grupo Decolar, por meio de sua assessoria informa que obteve uma receita de 178,1 milhões de dólares, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias


Segundo a nota, enviada à redação do DIÁRIO nesta manhã de segunda-feira (13), as reservas brutas totalizaram quase 1,4 bilhão de dólares, 25% a mais que no mesmo período do ano passado, marcando um novo recorde histórico desde que foi fundada há 23 anos.

“A receita e o EBITDA ajustado, que cresceu 106% ano a ano, aumentaram em níveis exponenciais como resultado de nossa estratégia, mostrando que o desejo de viajar permanece intacto. Com a premissa de que viajar é possível, temos orgulho de continuar integrando alternativas de pagamento para que cada vez mais pessoas possam realizar esse desejo”, disse Alex Todres, diretor-geral da Decolar no Brasil.

Com o objetivo de estarmos presentes em todos os momentos, continuamos a concentrar esforços em nossos Apps, que continuam a ser um eixo central do negócio e grandes aliados no planejamento de viagens, atingindo 40,1% do total de transações online no trimestre, um recorde, com crescimento de 558 pontos-base em relação ao ano anterior.

O negócio B2B e as soluções white label cresceram de forma expressiva. Juntos, representaram 15% das reservas brutas, um aumento de 435 pontos-base ano a ano.

“Como parte de nossa estratégia omnichannel, estamos muito animados com o lançamento de nossas lojas físicas no Brasil. Isso leva a marca Decolar a um novo patamar, adicionando um novo ponto de venda que nos permite estar mais próximos e oferecer consultoria personalizada aos clientes que optam por comprar suas viagens pessoalmente”, comenta Alex.

Mais sobre a Decolar

A Decolar tem 23 anos e se destaca no mercado de viagens da América Latina por meio da tecnologia e, com seu contínuo compromisso com o desenvolvimento do setor. Formou uma empresa consolidada, que integra BestDay, HotelDO, BDExperience, Viajes Falabella, Koin, ViajaNet e Stays.Net, tornando-se uma das empresas mais relevantes do setor. A companhia atua em 19 países.

Brasileiros que estavam em Gaza já estão voltando para o Brasil

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O grupo de 32 pessoas (22 brasileiros e 10 palestinos) que estava na Faixa de Gaza embarcou por volta de 6h50 desta 2ª feira (13) em Cairo, no Egito, em um avião em direção ao Brasil.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

A aeronave, cedida pela Presidência da República, deve pousar na Base Aérea de Brasília por volta de 23h30 desta 2ª feira. Antes, fará escala em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e na Base Aérea de Recife (PE). No Brasil, os repatriados ficarão em um alojamento da FAB (Força Aérea Brasileira), em Brasília, por duas noites.

 

Cade abre inquérito para investigar GOL e LATAM: combinação de preços

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De acordo com o site Poder360, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu inquérito administrativo na última 5ª feira (9) para investigar a GOL e a LATAM por suposta combinação no preço de passagens aéreas.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Caso seja comprovada a prática de cartel, as empresas podem ser multadas. Veja a íntegra do despacho (PDF – 149 kB), assinado pelo superintendente-geral da autarquia, Alexandre Barreto.:

Na matéria assinada pelo jornalista Eric Napoli, na 4ª feira (8), a PGR (Procuradoria Geral da República) enviou ofício ao Cade com denúncias de que as duas companhias aéreas vêm praticando valores idênticos nos principais trechos aéreos do país. Segundo a entidade, o Ministério Público observa essa prática desde 2019. Neste ano, o MPF (Ministério Público Federal) apresentou uma representação ao Cade, que negou a abertura do inquérito por entender que não havia indícios suficientes.

Na representação, a PGR afirma ter realizado pesquisas de preços de passagens em datas aleatórias, com embarque para o dia seguinte e para 6 dias depois nos trechos mais movimentados do Brasil, em especial na ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro.

Os demais trajetos analisados foram 1) São Paulo-Brasília, 2) São Paulo-Belo Horizonte (MG) e 3) São Paulo-Curitiba (PR).

Segundo a entidade, foram identificados preços idênticos em pelo menos 3 voos das duas companhias. A PGR disse que as tarifas iguais podem ser o resultado do uso de algoritmos de precificação, que utilizam diversos dados para composição dos preços.

No entendimento do MP, essa prática pode configurar infração na ordem econômica, principalmente por se tratar as empresas com a maior participação no mercado doméstico.

Veja abaixo os preços praticados pelas empresas no trajeto Rio-São Paulo em 26 de maio:

O jornalista Eric Napoli – do Poder360 procurou as companhias aéreas:  a Latam informou que tomou conhecimento do processo na 6ª feira (1) e que irá responder a todos os questionamentos dentro dos prazos estabelecidos. Já a GOL declarou que não comentará o assunto.

Vinicius Lummertz, presidente do Conselho do Grupo Wish: “temos que pensar como um império!”

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Vinicius Lummertz é o presidente do conselho de administração (chairman) do Grupo Wish. Em um acolhedor brunch realizado pelo grupo na manhã desta sexta-feira (10), no Wish Serrano em Gramado, para comemorar os 18 anos do grupo na hotelaria, a jornalista Cecília Fazzini conversou com o executivo. Lummertz é formado em Ciências Políticas pela Universidade de Paris, já ocupou diversos cargos em conselhos de grandes empresas e foi vice-presidente do Global Summit do World Travel & Tourism Council no Brasil. No setor público, foi ministro do Turismo, presidente da Embratur e, até o fim do ano passado, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Acompanhe a entrevista apresentada em tópicos:

Diferencial competitivo da marca Wish 

Na minha vinda (fevereiro de 2023), junto com o presidente do conglomerado que é o Marcos Jorge, nós caminhamos para utilizar a marca mais forte dos hotéis e a marca mais forte avaliada era a Wish. É um nome simples e breve e isso ajuda a inspirar a condução de uma marca porque os hotéis são de ótima qualidade.

Importância do centro de convenções

Nós temos o um dos maiores centros de convenções do Rio Grande do Sul, com uma capacidade superior a 1.500 pessoas podendo participar de eventos simultaneamente. Então, hoje temos alguns projetos em andamento para aproveitar nossa área disponível e implementar ainda mais natureza e artes. 

Mercado da América do Sul

O nosso grupo hoje visa ampliar a marca Wish, fazer com que ela ganhe mais musculatura, ampliando o número de hotéis em nossa gestão, isso está sendo encaminhado, pelo menos mais 10 hotéis com a marca Wish no Brasil todo. Temos terrenos importantes que serão objetos para desenvolvimentos de produtos, então o crescimento vai ser digno da necessidade de um mercado brasileiro que está amadurecendo e na pós pandemia ficou muito claro que havia esta tendência de fazer uma substituição competitiva de importações. Ou seja, nós temos que ter no Brasil a qualidade que o brasileiro busca em uma viagem no exterior, com melhores resorts, com melhores hotéis, com serviços à brasileira que é o maior calor humano do planeta. Nós vivemos em um país em que o garçom abraça o cliente e isso é normal, não é considerado uma intromissão e nós temos condições de expandir para outros países em um processo natural que venha a acontecer. No entanto, o que precisa mudar no Brasil é o ambiente de negócios que é muito inóspito, o Brasil ainda não dá importância para o turismo. A importância política, institucional é baixa em relação à importância que o turismo tem e que pode ter como grande vetor de crescimento neste país. 

Excesso de Tributos 

Hoje temos a luta do Marcelo Freixo (presidente da Embratur), do Celso Sabino (ministro do Turismo), além do G20. Como o turismo é desconcentrado, ele acabava tendo uma certa dificuldade que hoje não tem mais, então acho que essa união blindou. 

Estamos falando de um setor abrangente, pulverizado, com mais de 50 setores, diretos e indiretos. Trata-se de uma cadeia complexa e ela é basicamente uma economia de visitantes. Se você pegar Gramado, a cidade tem 7 milhões e meio de visitantes para 40 mil habitantes. Então essa riqueza alavanca e tudo vira uma plataforma. O importante é entender o turismo como uma plataforma. Hoje temos uma indústria imobiliária aqui graças ao turismo, o turismo brasileiro está de vento em polpa e vai crescer mais. O Brasil é um dos poucos países do mundo que tem um mercado interno e uma demanda altíssima. Mas, falta melhorar as condições empreendedoras, o licenciamento ambiental…

Vocação 

Temos mercado, temos vocação, temos atrativos, temos diversidade, somos um dos países mais diversos do planeta, sobretudo em tamanho, somos maiores que os outros países da América do Sul. Não dá para comparar o Brasil com a Colômbia, com o Peru, dá para comparar a Bahia, Minas Gerais com esses países. Somos um continente e temos que ter ambição de um império e responsabilidade proporcionais ao nosso tamanho. Temos que parar de reclamar e fazer as mudanças necessárias. 

Fundadoras do Festuris são eternizados no Parque Mini Mundo, em Gramado

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As fundadores do Festuris, Marta Rossi e Silvia Zorzanello, foram homenageadas durante a 35ª Edição do Festuris com suas miniaturas no Parque Mini Mundo.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Por todos os corredores onde os diretores do evento passavam, muitas homenagens eram feitas pelas 35 edição do evento que é o mais querido do Brasil. Uma das mais emocionantes foi a do Parque Mini Mundo de Gramado.

Marta Rossi e Silvia Zorzanello, fundadoras do Festuris, agora estão eternizadas no primeiro parque temático de Gramado. As empresárias viraram miniaturas! Eduardo recebeu a homenagem em nome de Silvia, falecida em 2010.

Festuris
Marta Rossi e Silvia Zorzanello agora estão eternizadas no primeiro parque temático de Gramado como miniaturas. Eduardo recebeu a homenagem em nome da mãe, que morreu em 2010 (Crédito Gustavo Merolli)

O Mini Mundo também inaugurou uma nova réplica do parque durante o Festuris, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, conhecida como Palácio Pedro Ernesto.

 

Brasileiros devem deixar Egito nesta segunda-feira (13)

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O Itamaraty informou neste domingo que os 32 brasileiros e familiares resgatados de Gaza deverão embarcar em um voo para o Brasil nesta segunda-feira (13).

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais

Como veiculado pela imprensa mundial, em especial ao do Brasil, os brasileiros chegaram ao Cairo no domingo (12), em uma viagem de cerca de seis horas. Os resgatados ficarão na capital egípcia até esta segunda para o voo de retorno ao Brasil na aeronave presidencial VC-2 (Embraer 190).

O grupo inclui 22 brasileiros, 7 palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM, documento para residência temporária ou permanente de estrangeiros no Brasil) e 3 palestinos familiares próximos. São ao todo 9 mulheres, 6 homens e 17 crianças.

Quando eles chegarem ao Brasil, o total de repatriados subirá para 1.477 pessoas, além de 53 animais domésticos.

A retirada do grupo de Gaza foi realizada depois de uma série de tentativas frustradas. Na 6ª feira (10.nov), a passagem dos brasileiros foi autorizada, mas eles não puderam cruzar a fronteira em Rafah, no Egito, porque o posto permaneceu fechado.  Eles aguardavam pela repatriação em um alojamento próximo ao posto fronteiriço de Rafah.

No Brasil, os repatriados ficarão em um alojamento da FAB (Força Aérea Brasileira), em Brasília, por duas noites. Como nem todos têm casa no país e alguns são palestinos, o governo deve oferecer apoio e documentação.

 

Festuris encerra com o saldo de conexões e deve crescer na próxima edição

Depois do crescimento de 23% apresentado na área de exposição, o 35º Festuris Gramado encerra com perspectiva de maior interesse de expositores para a próxima edição.

Por: Cecília Fazzini, de Gramado (RS)


Marta Rossi, fundadora e organizadora do Festuris, falou com exclusividade ao DIÁRIO DO TURISMO e revelou já encarar o desafio de obter espaço para abrigar produtos e serviços do turismo. Este ano, pela primeira vez em 3 pavilhões, a área ocupada no espaço Serra Park foi de 27 mil metros quadrados. No ano que vem o Festuris acontece de 7 a 10 de novembro.

Somado ao interesse dos players do turismo, enquanto o business do setor se depara com a emergente necessidade de assimilar, na prática, os recursos da inteligência artificial, o Festuris seguiu em outra direção. Elegeu como valor maior o capital humano. De acordo com Marta Rossi, a escolha da bandeira de valorizar pessoas foi acertada, porque correspondeu ao que a empresa organizadora professa desde o nascimento da feira. “Antes e depois da 35ª. edição brota a noção da importância do que representa uma pessoa dentro do nosso sistema, da cadeia do Turismo”, frisou.

Festuris
O sucesso da feira se deve, no entender da organizadora, ao engajamento de todo o trade (Crédito: Barbara Sega – DT)

Engajamento do trade

E o sucesso da feira se deve, no entender da organizadora, ao engajamento de todo o trade, responsável pela maior movimentação no recinto do Serra Park, chamamento entendido por todos os atores da atividade turística que convergiu para o evento.

Ela relata que ao falar com mídia de Portugal que cobriu o evento, percebeu a preocupação com limitação do espaço confrontado com o interesse crescente em torno do evento. Em determinado momento, ao lado do sócio Eduardo Zorzanello, chegaram em tom de brincadeira a propor a realização do Festuris em Lisboa, num espaço de eventos de 7 pavilhões.

Conhecimento em alta

Se o mundo está robotizado e o conhecimento se tornou commoditie, o Festuris, valorizou o saber. Para comprovar o objetivo de disseminar o conhecimento combinado com a demanda, a previsão inicial era contemplar cerca de 300 pessoas em palestras e esse número triplicou para 900 pessoas, confirma Marta Rossi.

Festuris
. Este ano, pela primeira vez em 3 pavilhões, a área ocupada no espaço Serra Park foi de 27 mil metros quadrados (Crédito: Gustavo Merolli )

Força econômica do Turismo

O maior interesse pela área de exposição, no entender da idealizadora do Festuris, é fruto do Turismo, enquanto atividade econômica. “Estamos falando de uma potência que, após a pandemia, passou a ser olhada de outra forma, as pessoas enxergaram um valor diferenciado no lazer e em como fazer esse lazer”, sentencia Marta Rossi. Para ela, conexão é a palavra que traduz com fidelidade a edição 2023 do Festuris.

Bancorbrás prevê crescer 30% este ano e vai ampliar portfólio de clientes corporativos

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Operadora comemora crescimento das viagens nacionais no atual exercício e retomada vigorosa do segmento corporativo, que já inspira lançamento de novos produtos. A parceria com número maior de agências de viagens está no topo das decisões que norteiam a frente da distribuição da Bancorbrás.

por Cecília Fazzini, de Gramado


Represadas no revés da pandemia, as viagens corporativas apresentaram um salto de três dígitos (128%) nos resultados da empresa, em 2023.

Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo, adianta que será ampliada a oferta para o cliente empresa, dada a demanda aquecida. A expansão para mercados potenciais como Sul do País e Interior de São Paulo estão na mira da operadora no projeto de expandir seu principal canal de vendas, as agências de viagens.

O passageiro de lazer anima igualmente os planos da Bancorbrás, com viagens nacionais em ascensão. “Vivenciamos o atípico movimento de compra dos pacotes encima do laço, com reservas realizadas pelos clientes muito próximas à data do embarque”, considera Pereira.

De acordo com o executivo, o turista analisa as condições comerciais até a efetiva tomada de decisão. “O viajante está pagando pra ver”, frisa. Ainda na preferência do viajante, os destinos mais próximos de sua origem tem sido privilegiados, forma de evitar maiores deslocamentos.

Custo do aéreo altera rotas

O alto custo do aéreo tem confrontado, de acordo com o diretor da Bancorbrás, as saídas internacionais versus os roteiros dentro do País, com a primeira alternativa superando em vantagem financeira, o que define a escolha. A preferência pelos destinos no exterior foi ainda mais observada, de acordo com Pereira, no segundo semestre deste ano, com destaque para países da Américas do Sul e Central, Estados Unidos e Europa.

Novidades à vista

Circulando pelos corredores do 35º Festuris, Pereira além de adiantar o fortalecimento da carteira com o nicho corporativo, com produtos novos em preparação, revela o interesse em retornar com estande ao evento de Gramado, no próximo ano.

Assadores uruguaios são atração na área externa da 35ªedição do FESTURIS

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Expositores do Uruguai e do Pampa Brasileiro fizeram uma demonstração que antecipa a clássica competição Torneio Mundial de Assadores Uruguai 2024.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Churrasqueiros e assadores se reúnem em frente ao portão 2 do pavilhão Araucária, durante os dois dias de feira, onde foram montadas churrasqueiras. Uma deliciosa experiência compartilhada entre membros da Associação Uruguaia de Grelhados (AUA) e seus colegas gaúchos da Associação Gaúcha de Churrasquieros e Chefs (AGCC), em um verdadeiro intercâmbio gastronômico entre a churrasqueira e o churrasco.

Assadores uruguaios
O Ministro do Turismo Tabaré Viera participou da parrilhada (Crédito: Barbara Sega – DT)

O Torneio Mundial de Assadores Uruguai 2024, acontece de 19 a 22 de setembro do próximo ano – no Mercado Agricola de Montevidéu – e reúne os melhores assadores de todos os continentes. A prova revelará o campeão mundial no manejo de assados.

O Ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, prestigiou a divulgação do evento.

Grupo Schultz apresenta plataforma wikitravel.ai no Festuris

wikitravel.ai é a mais recente e inédita ferramenta de inteligência artificial, que tem o pré-lançamento para o trade nacional, em primeira mão, no espaço Ilha Business do 35º. Festuris Gramado. A startup é fruto de desenvolvimento da tzsystems.com.br, braço de tecnologia do Grupo Schultz.

por Cecília Fazzini, de Gramado (RS)


A necessidade de ter dados confiáveis e imagens royalties free de destinos de todos os portes do Brasil e do exterior, sentida nos afazeres da sua própria operação, levou Aroldo Schultz, presidente da Schultz, a criar a inusitada plataforma. O acesso virtual ao arsenal de informações se destina a viajantes, profissionais do turismo e imprensa. O recurso, que demandou investimento inicial de R$ 2 milhões, visa dar holofote a destinos que não conseguem projeção suficiente junto a seus públicos de interesse. Hoje disponível em português, inglês e espanhol, a ideia é oferecer o arquivo em 40 diferentes idiomas, no futuro.

O operador explica que secretarias estaduais e municipais nem sempre conseguem disponibilizar material promocional. “Com o wikitravel.ai, a inteligência oficial torna acessível e rápido o arquivo do turismo oficial, a partir de assinatura”, confirma Schultz. Ele complementa que as estruturas da gestão pública podem inserir e editar por conta própria dados e imagens em tempo real, responder a perguntas pré-formatadas e até administrar a audiência de suas páginas. Segundo lembra ele, a utilização dessa base virtual implica em aplicação de critérios éticos.

No exterior, boa receptividade

Pronta para disseminar a divulgação da novidade na convenção anual da Schultz, em março de 2024, no Vila Galé Resort de Alagoas, quando ocorrerá o lançamento oficial do wikitravel.ai, o operador mostra otimismo com a aceitação do produto na Europa. Há duas semanas, na cidade portuguesa de Évora, aconteceu a apresentação a representantes de 53 países. “Foi muito importante a receptividade do mercado europeu ao consolidado de informações proposto pela plataforma”, frisa Schultz.

“Foi muito importante a receptividade do mercado europeu com a consolidação de informações proposto pela plataforma”, Aroldo Schultz, presidente da Schultz.

Na proposta original, a startup apresenta o plano comercial de mil dólares anuais, com os 6 meses iniciais de utilização gratuita da matriz de informações para projetar os destinos. Um dos formatos indicados é a contratação em bloco por uma secretaria de turismo estadual, extensiva ao conjunto de cidades daquela unidade federativa.

Em dia com a demanda do mercado turístico, os destinos também poderão mostrar seu diferencial no campo da sustentabilidade.

Grupo Schultz
Aroldo com Camila Azeredo (Operadora Vistos) e Claudine Morelle (Comercial)

Novidades na prateleira de oferta da Schultz

Para o público do 35º. Festuris, a operadora apresenta novidades como os cruzeiros fluviais na Europa, pelos rios, Reno, Danúbio e Douro e marítimos na Croácia. Nos roteiros da Europa Mundo, são 40 novas opções pela Itália, que já figuram no site da operadora, com saídas até abril de 2025. E para se inserir na promoção Black Friday, em parceira com players do Nordeste brasileiro, pacotes em até 12 vezes, sem juros. E também viagens de curta duração em Portugal constam do cardápio de viagens na campanha promocional da Schultz.