Início Site Página 328

Ceará: duas cidades são as mais reservadas por turistas para o fim de ano

0

O Ceará tem duas cidades no ranking de destinos tendências divulgado pela plataforma Airbnb, empresa especialista em reserva de viagens.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Além de Fortaleza, capital do país mais bem posicionada no levantamento, outro destaque é Amontada, município onde fica a famosa vila de Icaraizinho de Amontada e Moitas. No local, entre muitos atrativos, os turistas podem realizar o passeio no manguezal que foi apelidado, carinhosamente, de “Túnel do Amor”.

A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, ressalta que o trabalho de promoção do estado está sendo essencial para esse resultado. “Amontada é uma das nossas apostas. O destino está na nova campanha do Ceará que estamos rodando pelo país e no mundo, em feiras, eventos e capacitações, assim como Fortaleza. É sempre muito significativo ver o trabalho de promoção apresentando resultados”, frisa.

O ranking foi elaborado com base em buscas feitas por hóspedes brasileiros na plataforma, entre 1º de janeiro a 15 de setembro de 2023, para check-in entre 1º de dezembro de 2023 e 6 de janeiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso significa dizer que ambas as cidades cearenses estão na categoria “mais reservadas”.

Fortaleza aparece na terceira colocação do ranking, atrás apenas de Gramado (RS) e Mairiporã (SP). Já Amontada aparece na quinta colocação. Em termos regionais, o Ceará lidera com ambas cidades à frente dos demais destinos nordestinos citados no levantamento.

Paulo Angeli é finalista do Prêmio Nacional do Turismo

0

O idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, é um dos finalistas entre os profissionais de destaque do Prêmio Nacional do Turismo.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Angeli aparece na categoria Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI na lista preliminar divulgada pelo Ministério do Turismo na última sexta-feira (3).

Foram classificados 24 candidatos na categoria “Profissionais de Destaque” e outros 30 no grupo “Iniciativas de Destaque”, selecionados após a análise de uma comissão julgadora composta por especialistas dos setores público e privado, pesquisadores e consultores.

Com o tema “O Turismo Transformando Vidas”, o Prêmio Nacional do Turismo é um reconhecimento às melhores práticas e talentos do setor no país e entra agora na fase de apresentação de recursos pelos não classificados no processo. A lista definitiva dos três finalistas em cada categoria será divulgada em 17 de novembro, e a cerimônia de premiação acontecerá em 15 de dezembro, em Brasília (DF).

Os “Profissionais de Destaque” serão submetidos a uma votação popular, que estará disponível a partir de 20 de novembro até 1º de dezembro, através do site http://inscricaopremio.turismo.gov.br/.

Foz do Iguaçu (PR) também está representada entre os finalistas da categoria Governança e Gestão do Turismo, com o modelo de gestão sustentável implementado pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu.

Considerações sobre a imprensa especializada em turismo

0

Um dos principais instrumentos da democracia é a liberdade de imprensa. Graças a ela o mundo tem a possibilidade de fazer denúncias, ouvir opiniões distintas sobre vários assuntos e esclarecer a opinião pública sobre políticas e temas da Cidadania.

por Bayard Boiteux*


A atividade turística tem alguns veículos de difusão. Veiculam com bastante frequência as mesmas informações baseadas em pessoas e não em temas que poderiam ajudar a discutir assuntos polêmicos como segurança, planejamento, infraestrutura. Não abrem espaço para o contraditório e quase que vivem dos releases enviados pelas assessorias de imprensa.

Alguns parecem apenas veicular informações de seus anunciantes. Falta-lhes discernimento para o tipo de notícia que seria benéfica para a discussão do turismo e o conhecimento de empresas, que trazem inovação e resiliência.  As empresas gostam de divulgar seus diretores, como se fossem os únicos responsáveis pelo sucesso da gestão. Falam o tempo todo na primeira pessoa do singular. Poucas divulgam dados econômicos para demonstrar a efetiva colaboração do setor para a economia brasileira. Em alguns momentos penso estar lendo colunas sociais.

Alguns parecem apenas veicular informações de seus anunciantes. Falta-lhes discernimento para o tipo de notícia que seria benéfica para a discussão do turismo e o conhecimento de empresas, que trazem inovação e resiliência.

Vamos abrir espaços para que profissionais que nem sempre estão na mídia possam trazer suas ideias e reflexões, que acarretem mudanças. Há uma falta de posicionamento das associações de classe, via de regra, sobre assuntos polêmicos como a falta de investimento público, a nomeação de políticos para cargos técnicos e se tornam assim chapa branca, perdendo sua verdadeira participação num plano de fomento à um turismo diferente.

Acabam trocando seu silêncio por cargos em conselhos de administração ou ajudas inusitadas para projetos pessoais. Vamos entender que divulgar pesquisas, ações em
prol da promoção e novidades nas empresas com dados econômicos pode ser uma melhor colaboração para a discussão efetiva dos pilares de concretização de uma visão sustentável e real do turismo. Vamos ter mais coragem para denunciar eventos de turismo que são formas de promoção política de seus promotores, alguns sem licitação e melhorar a percepção do turismo na imprensa.


Bayard Do Coutto Boiteux é professor, escritor e pesquisador.

Festival de Viagens 2024 é anunciado no Wetn Wild

0

Os organizadores do Festival de Viagens 2024 anunciaram neste sábado (4) a realização do maior festival multimarcas de turismo no ano que vem, no centro de eventos Wet’n Wild.

“Um evento com uma envergadura que ninguém havia visto antes, destinado ao público final.”, disse Michael Barkoczy, presidente do festival.

Segundo ele, serão mais de 250 marcas (4 operadoras de turismo, agências de viagens, companhias aéreas, locadoras de automóveis, entre outras) são esperados de 20 a 30 mil pessoas de 13 a 15 de setembro de 2024.

Festival de Viagens
A coletiva de imprensa teve também a participação do secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena

A coletiva de imprensa teve também a participação do secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena e os sócios de Michael, os diretores do Festival de Viagens Bárbara Picolo e Fernando Ciavolella, além do diretor do Wet’n Wild, Ricardo Penteado.

Confira matéria completa e entrevistas na edição do DIÁRIO da segunda-feira (6) (por Paulo Atzingen)

Destino Paraíba é destaque de ‘roadshow’ em cidades do Sul do País

0

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), divulga as atrações do estado em um roadshow, entre os dias 6 e 8 de novembro, em três cidades do Sul do Brasil. Mais de 100 agentes de viagens da Operadora Cativa, das cidades de Florianópolis (SC), Lajeado (RS) e Novo Hamburgo (RS), irão participar da capacitação sobre o Destino Paraíba.

A iniciativa conta com a parceria de Secretaria de estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde), e com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e da Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur-JP)

De acordo com o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, o ‘Roadshow Cativa’ visa incentivar as vendas de roteiros da Paraíba, trabalhando as atrações junto aos profissionais responsáveis pelo contato direto com os clientes. “As capacitações reforçam a importância de regionalizar as ações, fortalecendo ainda mais o turismo local”, comenta.

A secretária Rosália Lucas, da Setde, ressalta a importância da parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da PBTur/Setde, e operadoras, agências e agentes de viagens de todo o País. “É muito importante que o agente conheça com propriedade o destino que vende, por isso apostamos nessas capacitações”, explicou.

Schultz Turismo vai marcar presença no Festuris Gramado

0

Entre os dias 9 e 12 de novembro, a Schultz Turismo reúne seus gestores das áreas de operação e vendas para apresentar as novidades da companhia, entre as quais estão os lançamentos da campanha Novembro Imperdível, pela qual as compras podem ser feitas sem entrada e parceladas em até 12 vezes pelo cartão de crédito ou por boleto.

EDIÇÃO DO DIÁRIO


Válida durante todo o mês, a campanha está disponível para produtos nacionais e internacionais.

Somado a isso, a empresa reforça que possui integração com as principais marcas de circuitos pelo mundo, como por exemplo SATO, SURLAND, KOMPAS e VIPAC entre outros, isso permite ao agente de viagens realizar as reservas on-line 24h por dia.

São milhares de roteiros disponíveis em poucos cliques.

A Schultz confirma a integração total dos cruzeiros fluviais da Europamundo, na temporada 2024-2025. Com isso, as reservas e compras são feitas diretamente pelos agentes para mais de 100 saídas a bordo de 10 navios para 32 roteiros em 18 países e 82 cidades europeias.

Rodrigo Rodrigues, diretor Comercial da Schultz, destaca que “é muito importante participar do Festuris para ampliar relacionamento e conexão com o trade da região sul, que é muito estratégico para nós”.

Sobre a Schultz

Criada há mais de 37 anos, a Schultz é uma das mais completas empresas turísticas do Brasil, integrada pelas operações da Vital Card (seguro-viagem), Schultz Vistos (vistos de turismo, estudos, trabalho e negócios), TZ Seguros (corretora de seguros para empresas de turismo), TZ System (tecnologia) e TZ Viagens (franqueadora de agências de viagens multimarcas), Schultz Operadora e Wikitravel (portal com banco de dados com fotos e vídeos royalty free para uso profissional do mercado de viagens). Sua sede, está localizada em Curitiba, na capital paranaense, a empresa possui filiais e representantes nas principais cidades brasileiras.

Projeto social apoiado pelo Txai Resort Itacaré transforma vidas no sul da Bahia  

0

Projeto social tem o chef Nena como um dos instrutores do curso, que prepara profissionais que desejam entrar no universo da gastronomia 

 EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Em 2015, o Chef Nena, responsável pela alta gastronomia do Txai Resort Itacaré, observou uma oportunidade de aumentar mão de obra qualificada na região e ingressou como instrutor na Oficina de Gastronomia, que acontece em Serra Grande. Criado no ano anterior por Cristiniana Rosa, o curso tem como objetivo capacitar as pessoas da comunidade local que tenham dedicação e estejam em busca de oportunidades de trabalho no universo da gastronomia.  

Desde 2022, o Txai entrou para o projeto e fornece 100% dos insumos necessários para realização do curso, que é gratuito e tem como objetivo profissionalizar a comunidade local. Com limite de 25 alunos por turma, a preferência das vagas é dada aos moradores da região, para desenvolvê-la economicamente. 

CONFIRA IMAGENS:

Durante o curso ministrado pelo Chef Nena, Cris Rosa e Lila, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre pães, molhos, massas e diversas outras habilidades culinárias, fornecendo uma sólida base para ingressar no mercado. O impacto social do projeto já transformou a vida de mais de 270 alunos ao longo de 8 anos.  

Para ampliar as oportunidades dos alunos, a embaixadora e instrutora Cris Rosa, que trabalhou por mais de 10 anos no Txai, criou o Restaurante Escola “Serra Gourmet”, que proporciona aos alunos a chance de estagiar e adquirir experiência prática. O restaurante é uma extensão do projeto e se tornou uma alternativa de lazer e gastronomia para os moradores da cidade e visitantes do resort.  

A Oficina de Gastronomia se destaca como um projeto de sucesso no sul da Bahia, impulsionado pela dedicação do Chef Nena e do Txai Resort Itacaré, que capacita e transforma os moradores através da culinária e contribui para o desenvolvimento econômico e social da região. 


Serviço Txai Resort Itacaré 

Rodovia Ilhéus – Itacaré/Bahia BA 001 – km 48

Reservas e informações: (11) 3040-5010, (73) 2101-5000 ou central.reservas@txairesorts.com

 

Turismo com animais de estimação é tema da nova campanha institucional da FBHA

0

Realidade no Brasil, o turismo com animais de estimação, ou petfriendly, tem ganhado espaço cativo nos destinos turísticos

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Os animais, cada vez mais, vem ganhando espaço como membros da família. Uma pesquisa realizada pela empresa MindMiners apontou que 88% dos tutores de cães consideram seu cachorro como integrante do núcleo familiar. E é claro que esse integrante tão especial não poderia ficar de fora das férias familiares.

Prova disso é que oito em cada dez brasileiros planejam viajar com seus pet’s, segundo uma pesquisa realizada pelo site Hoteis.com e quase metade (46%) vai escolher o próximo destino de férias baseado no quão PetFriendly – expressão que em português significa ‘amigo dos animais’ e é utilizada para identificar lugares onde os animais são bem-vindos, aceitos, onde podem permanecer -, ele é. Pensando nisso, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) lança nesta quarta-feira (1º) a campanha “Viajar é o bicho!”, com o slogan “Viva experiências memoráveis com seu pet”.

Seja cachorro, gato, papagaio ou até um animal de estimação inusitado, nada melhor do que aproveitar as férias com os bichinhos em uma viagem, podendo curtir momentos juntos, explorar novos lugares e fazer novas amizades. “Hoje em dia, a hotelaria e boa parte dos pontos turísticos já contam com ampla aceitação da presença dos pets. Destinos mais modernos contam inclusive com atividades específicas para os bichos. O turismo PetFriendly é uma tendência que só tende a crescer ao longo dos anos”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

A campanha está disponível no portal da entidade e em todas as redes sociais da FBHA. As peças também serão divulgadas nas redes sociais e nos sites da federação, sindicatos filiados e canais de comunicação da CNC.

Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.

Turismo de Itaipu já recebeu 418 mil visitantes este ano

0

Números se aproximam aos do período pré-pandemia. O aumento é de 26% em relação a 2022. Em outubro, o crescimento foi de 6,3%

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


O Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela operação do turismo em Itaipu, atendeu de janeiro a outubro deste ano 418 mil visitantes, ante 332.710 no mesmo período em 2022 – um aumento acumulado de 26%. O balanço do CTI mostra que outubro teve um movimento 6,3% maior do que no ano passado.

De acordo com o gerente do CTI, Marcelo Giongo, os números de atendimento, em geral, se aproximam ao período anterior à pandemia, em 2019, e indicam uma tendência de aumento gradativo na visitação. “Faltam apenas 2% de crescimento para chegarmos aos mesmos índices da pré-pandemia”, comemora.

O diretor de Turismo do Parque Tecnológico Itaipu, Yuri Benites, pontua que o Turismo de Itaipu prospera em meio a um cenário promissor. “O ano de 2023 nos apresenta resultados sólidos que demonstram o desenvolvimento do turismo local”.

O diretor destaca ainda que o compromisso para 2024 “será de trabalhar cada vez mais com processos inovadores e tecnológicos, que permitam uma experiência memorável e sustentável para visitantes de todo o mundo.”

Visitas

Até o momento, em 2023, o destaque ficou para o passeio Itaipu Panorâmica, com 302 mil visitantes. O aumento registrado é de 24%. O Itaipu Especial recebeu 54.344 turistas, crescimento de 67%. O Itaipu Refúgio Biológico já soma 39.513 visitas. Já o Itaipu Iluminada teve 19.420 visitantes.

Entre os passeios mais restritos, o Itaipu Ride recebeu 551 turistas; o Itaipu By Bike, 438; o Itaipu Tour Virtual, 347 e o Itaipu Eventos, 675 pessoas. O Itaipu Ecomuseu recebeu 477 pessoas antes de ser fechado para reformas.

Em outubro deste ano foram realizados 42.971 atendimentos institucionais, ante 40.414 no mesmo mês de 2022. O passeio mais procurado, como ocorre normalmente, foi o Itaipu Panorâmica, com 30.290 visitantes.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

Turismo da Bahia responde por 11% dos empregos aponta pesquisa

0

Pelo nono mês consecutivo, o turismo na Bahia registra crescimento no número de empregos formais.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Em setembro de 2023, 1.087 novos postos de trabalho foram criados no setor, sendo equivalente a 11,03% do total de empregos com carteira assinada gerados em todo o estado. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“Os números demonstram que o Governo do Estado tomou atitudes acertadas quando confrontado com os desafios da pandemia, colocando em ação o plano estratégico Viva Turismo Bahia que, com base nos eixos da biossegurança, obras de infraestrutura, capacitação e qualificação e promoção dos destinos, conseguiu que a atividade turística na Bahia não só se recuperasse rapidamente, mas atingisse patamares superiores à média nacional”, declara o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar.

Já no segundo semestre de 2022, o turismo baiano superou os níveis pré-pandêmicos: no acumulado de janeiro de 2021 a setembro de 2022, foram gerados 20 mil empregos, número maior que o de vagas perdidas em 2020, que foi de 19.032. Em setembro de 2023, o setor já empregava mais de 26 mil trabalhadores.